Cinema com Rapadura

OPINIÃO   quinta-feira, 21 de maio de 2009

Anjos e Demônios (2009): diverte, mas não deve ser levado a sério

Três anos depois de “O Código Da Vinci”, o diretor Ron Howard volta a comandar mais uma adaptação de uma obra do escritor norte-americano Dan Brown. Em “Anjos e Demônios”, Howard consegue acelerar o ritmo da história e desenvolver uma película mais eletrizante que a sua antecessora. O grande problema do filme, no entanto, é ser baseado em um livro recheado de absurdos e exageros.

Até poucos meses atrás, as películas de Ron Howard poderiam ser classificadas em duas vertentes: extremamente comerciais ou falsamente artísticas. Tendo como alvo o grande público, as produções inclusas no primeiro estilo servem apenas como um raso entretenimento para a audiência e visam apenas a bilheteria. Dentre os principais exemplos, temos “Splash – Uma Sereia em minha Vida” (1984), “Apollo 13” (1995), “EdTV” (1999), “O Grinch” (2000) e “O Código da Vinci” (2006). A maioria destes longas de Howard é bastante conhecida, mas dificilmente um deles se encaixa em alguma lista contendo os melhores filmes já vistos na vida, mesmo que ela tenha sido feita para um espectador pouco experiente cinematograficamente.

Já os filmes chamados de “falsamente artísticos” podem ser definidos como produções do gênero dramático que fazem de tudo para que o público chore durante a projeção. Dentre elas, estão “Desaparecidas” (2003) e “A Luta Pela Esperança” (2005), mas a grande película expoente deste estilo é o premiado “Uma Mente Brilhante”. Apesar de ser uma boa obra, o filme ganhou injustamente o Oscar de melhor filme e diretor em 2002, quando concorria com películas muito superiores, como “Moulin Rouge”, “Entre Quatro Paredes”, “Assassinato em Gosforf Park” e “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”. A explicação para a vitória de “Uma Mente Brilhante” é o fato de enquadrar-se no padrão hollywoodiano de filmes artísticos, ou seja, contar uma história sofrida de algum americano que superou todas as dificuldades de uma forma melodramática. Porém, os últimos dois longas de Ron Howard deram novo fôlego a sua carreira. Com “Frost/Nixon”, ele ganhou o respeito da crítica, e com este “Anjos e Demônios”, ele confirma o seu talento, mesmo não possuindo a melhor das histórias nas mãos.

Novamente, a trama tem como protagonista o professor Robert Langdon (Tom Hanks). Na ocasião, a Igreja Católica acaba de perder o seu chefe supremo e passa por um período de conclave para a escolha de um novo papa. O simbologista, dessa vez, é urgentemente requisitado pela polícia do Vaticano para desvendar pistas deixadas por um criminoso que acaba de sequestrar quatro cardeais “preferiti” e ameaça matá-los nas próximas horas. A situação se agrava ainda mais quando ele revela ter roubado uma cápsula contendo o que os cientistas chamam de “antimatéria”, uma representação para o surgimento de vida no universo. Caso não seja recarregado em vinte e quatro horas, o equipamento poderá causar uma explosão de grandes proporções.

Os primeiros indícios revelam que o sequestrador é integrante dos Iluminatti, uma irmandade religiosa secreta muito ligada aos valores da ciência, e que, por isso, sempre questionou a ideologia da Igreja. A motivação é simples: vingança. Eles querem devolver toda a situação de repressão que viveram, principalmente no século XVIII. Contando com a ajuda da cientista italiana Vitoria Vettra (Ayelet Zurer), o professor Langdon deverá agora tentar solucionar todos os mistérios em busca de descobrir quais serão os próximos passos do criminoso. Mal sabe ele, no entanto, que o verdadeiro articulador está mais próximo do que parece.

O grande destaque midiático que “O Código Da Vinci” recebeu não teve origem em sua qualidade como produção, mas no conteúdo polêmico que trazia. As manifestações contrárias da Igreja Católica causaram ainda mais alvoroço no público, o que rendeu uma bilheteria exorbitante de 217 milhões de dólares só na América do Norte. Já “Anjos e Demônios” não pode contar com a mesma publicidade gratuita da Igreja. Apenas algumas reações de ódio isoladas foram feitas por membros ultraconservadores da instituição, além de dois editoriais terem sido divulgados pelo Vaticano. Um deles chegou até a elogiar a direção dinâmica e atraente de Howard, mas não deixou de criticar a película classificando-a como “efêmera”.

De fato, a última publicação da Igreja está mais do que correta. Ron Howard parece ter aprendido como inserir toda a sua capacidade técnica em meio a tantos diálogos confusos e incansáveis correrias. Ele segura um clima mais monótono no início do filme para depois acelerá-lo. Aqui não temos tantas conversas “reveladoras” no meio da trama, mas apenas passagens rápidas de descobertas de mistérios por Langdon e Vettra, ou seja, o filme assume-se como um mero entretenimento fictício e não mais uma peça de reflexão.

O diretor, juntamente com a sua equipe técnica, consegue filmar belas cenas no interior e exterior dos grandes prédios do Vaticano, como as belas tomadas da praça de São Pedro lotada de fiéis. Se há um grande erro no filme, este é a sua enorme duração. Já perto da sua segunda hora, não aguentamos mais tantas mortes e tantas traduções de símbolos. Mas a culpa aqui deve ser dada também tanto ao roteiro do longa, como a sua própria fonte de pesquisa, o livro de Dan Brown.

O roteiro de Akiva Goldsman, tradicional parceiro de Howard, e David Koepp, tenta, obtém êxitos, mas não se livra inteiramente dos absurdos que só uma mente criativa (no pior sentido da palavra) como a de Brown foi capaz de realizar. Como já foi dito, os desinteressantes papos são substituídos por cenas de ações bem mais intensas do que as do primeiro filme. Os roteiristas conseguem também desenvolver uma grande teia de mistérios sem grandes furos, e que vai crescendo à medida que o filme passa. No entanto, os personagens continuam mal construídos. Permanecemos sem conhecer a personalidade de Robert Langdon, pois que ele ainda é tratado apenas como um inteligente professor capaz de se meter em enormes encrencas. O mesmo pode-se dizer dos personagens coadjuvantes. Já em relação aos recorrentes debates sobre ciência e religião, uma recomendação: releve.

O elenco de “Anjos e Demônios” possui altos e baixos. O mais baixo aspecto dessa área, infelizmente, é o seu protagonista, Tom Hanks. O ator surge novamente inexpressivo, porém dessa vez com um visual capilar mais aceitável. Mesmo com as diversas mortes que presencia, o Langdon de Hanks permanece isento de sentimentos, o que retira totalmente a intenção de carisma que o público costuma ter com os heróis dos filmes. Estando ao lado de Hanks, Ayelet Zurer também perde o seu brilho. A atriz, que nas cenas iniciais demonstra talento, não consegue mais se destacar até o final do filme, devido a pouca atenção que recebe do roteiro.

Mais uma vez, são os coadjuvantes que roubam a cena. Ewan McGregor está discreto e ao mesmo tempo imponente. Ele interpreta com competência o camerlengo Patrick McKenna, uma espécie de braço direito do antigo papa, mesmo com o inverossímil destino que lhe está reservado. Armin Mueller-Stahl, como o cardinal Strauss, está espetacular. A poucas cenas que lhe são concedidas são aproveitadas em sua totalidade. Stellan Skargard, como o intransigente comandante Richter, e Nicolaj Lie Kass, como o assassino, também fazem um belo trabalho.

“Anjos e Demônios” é um bom entretenimento, principalmente devido a esperta direção de Ron Howard. É uma pena que o talento do diretor tenha sido utilizado em prol de algo irrelevante e que não deve ser levado a sério. Os exageros de Dan Brown são lamentáveis, por isso não se impressione se, de repente, algum padre saltar de pára-quedas. E como disse Tom Hanks: “Se você acha que o filme vai atacar sua fé, simplesmente não vá ao cinema. Nós imploramos, por favor, não vá”.

Darlano Didimo
@rapadura

Compartilhe