Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 28 de março de 2005

Bob Esponja – O Filme (2004): excelente para crianças e ótimo para adultos

O filme tem o formato da TV. Isso é bom, lógico (devido ao fato dele ser ótimo). O desenho para TV é um dos maiores sucessos dos últimos anos. Emocionante, divertido, carismático e bastante característico. Vale uma conferida, mesmo você tendo 10 ou 40 anos. Isso não importa.

O personagem Bob Esponja é um fenômeno. Em abril de 99 a Nickelodeon exibiu o primeiro episódio do desenho, sem acreditar muito no seu sucesso. Quando eles perceberam a audiência, logo programaram outro episódio para consolidar o desenho. Em julho veio o segundo episódio, e a Nickelodeon percebeu que esse seria seu desenho número um. Ele se passa no coração do Oceano Pacífico, na cidade subterrânea da Fenda do Biquíni, vive uma esponja do mar chamada Bob Esponja. Ele vive num abacaxi com a sua mascote Gary (um caracol). Bob adora seu trabalho como cozinheiro na lanchonete Siri Cascudo, mas tem habilidades de se meter em todos os tipos de problemas!

Quando ele não está deixando louco o seu vizinho mau-humorado, Lula Molusco, Bob Esponja se diverte com seus melhores amigos Patrick Estrela e Sandy Bochecha (um esquilo). Na Fenda do Biquíni fazer bolhas é uma arte e o melhor alimento do fundo do mar são os hambúrgueres de siri da lanchonete Siri Cascudo. Se você reparar, a história do desenho não tem nada de tão fora do normal. Mas, impressionantemente, essa simplicidade aliada com um humor bobão e bastante peculiar, faz deste um dos desenhos de maior sucesso dos últimos anos. Poucos meses depois do seu lançamento nos EUA, ele era fenômeno. Era fácil ver relógios do Bob, chaveiros, celulares, roupas, brinquedos, livros, álbuns de figurinha e etc. A moda do Bob Esponja chegou ao Brasil a pouco tempo, mas já conquistou um público gigante. Não estou falando exclusivamente de crianças, mas sim de um público mais velho. Esse desenho conseguiu a enorme façanha de ser divertido para as crianças e hiper carismático para os adultos. Stephen Hillenburg, o criador do desenho, é o grande responsável pelo sucesso estrondoso de Bob Esponja. Ele é formado em Ciências e Biologia Marinha, o que pode responder à muitas perguntas sobre o tema abordado no desenho.

Os mais impressionantes são casos que só acontecem na Fenda do Biquíni como, por exemplo, uma casa pegar fogo debaixo do mar; ou até mesmo, os personagens tomarem banho de chuveiro, sendo que aquilo é tudo água, afinal, tudo se passa no mar. O que faz deste desenho um sucesso não é apenas o Bob Esponja, mas também os seus companheiros. Como Patrick, o melhor amigo de Bob, que é considerado o cidadão mais vagabundo da Fenda do Biquíni (ganhou até um troféu por isso). Ele mora debaixo de uma pedra, e é completamente maluco e muito burro. Tem o mau-humorado Lula Molusco, o esquilo Sandy Bochecha, o Sr. Sirigueijo e muitos outros. É justamente o conjunto desses personagens que faz desse desenho um grande fenômeno. Partindo dessa premissa, a Nickelodeon decidiu fazer um longa metragem do desenho animado, com algumas características interessantes.

O filme mostra uma nova aventura de Bob em um complicado plano para roubar a fórmula dos hambúrgueres de siri da lanchonete Siri Cascudo. Plankton rouba a coroa do Rei Netuno, o governante submarino, e coloca a culpa em Sr. Sirigueijo. Bob Esponja promete viajar para a Cidade das Conchas com Patrick para recuperar a coroa. Nesse meio tempo, Plankton contrata Dennis para ajudá-lo a roubar a fórmula dos hambúrgueres de siri. No percurso para a tal cidade, Bob e Patrick vão se deparar com incontáveis perigos representados por monstros marinhos assustadores; e um pistoleiro determinado, que caça os dois com o objetivo de eliminá-los (a mando de Plankton).

Bob Esponja fez sucesso com as crianças por sua forma ingênua e sucesso com os adultos com seu humor totalmente non-sense. E isso acontece aqui, assim como no desenho para TV, mas de uma forma bem maior (afinal é um filme). Para efeito de curiosidade, o desenho já atraiu cerca de 4 bilhões de dólares em receita de merchandising, além de atrair 60 milhões de espectadores por mês à rede de TV a cabo Nickelodeon. Isso é grande, muito grande. Ver Bob dirigindo um hambúrguer (um carro) em busca da coroa do Rei Netuno, ao lado de Patrick, é muito engraçado. Principalmente pelo fato deles terem em mente que já são adultos, mas no final das contas, percebem que são crianças. Mas a ingenuidade dos personagens faz com que eles avancem cada vez mais em busca do seu objetivo.

O que falar da participação de David Hasselhoff (da série “SOS Malibu“)? O cara aparece para dar uma mistura de vida real com desenho, o que funciona perfeitamente bem. O interessante do filme é que tudo dá certo. Não há evoluções gráficas, melhorias nas piadas, mas mesmo assim, a essência do desenho é presente o tempo inteiro. Mesmo com a inovação de mistura com personagens e ambientes reais em uma parte do filme, as coisas não desandaram. Pelo contrário, só engrandeceu a produção. As músicas ficam por conta de Wilco (por Just a Kid), Avril Lavigne (que canta o tema-título) e o próprio Bob Esponja, que canta The Best Day Ever, em um clima que lembra os mágicos Beach Boys.

É um excelente filme para as crianças e uma ótima diversão para os adultos. Você nem vai reparar no tempo e no final do filme vai ficar querendo mais. Bom para a Nickelodeon e para a Globo (que exibe em TV aberta o desenho), que possuem um público fiel (diga-se de passagem, a maioria universitária). Com o sucesso do filme, com certeza aumentará o nível da audiência. Vale uma conferida. Não venha com preconceitos porque é um desenho que a mulherada adora, pois assim, quem sabe, seja a única forma de você, um encalhado fedido, possa ter garotas ao seu lado, mesmo que elas estejam ali para ver um ser amarelo de calça quadrada.

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre