Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 14 de junho de 2005

Sr. e Sra. Smith

Uma diversão de alto nível. Se você está sentindo a falta de um filme definitivamente hollywoodiano, não precisa mais ficar desesperado. Além de divertido, ele traz dois dos maiores ícones do cinema pop mundial.

Definitivamente, esse “Sr. e Sra. Smith” foi o filme perfeito no momento perfeito. Calma, vou explicar o por que. Se vocês são leitores assíduos do CCR, provavelmente saberão que durante essa semana que passou, estivemos ocupadíssimos com o 15º Cine Ceará. Portanto, não tive tempo para ver filmes além dos inúmeros que foram exibidos lá. Como vocês devem suspeitar, raramente em festivais vemos um filme pipoca, desses que são feitos explicitamente para divertir nós, expectadores, e se configura, porque não, como um grande entretenimento para quem está na produção do mesmo. Assim, o novo filme do diretor de “A Identidade Bourne”, Doug Liman, se encaixou perfeitamente para mim, que queria apenas uma boa diversão.

Mas afinal, o filme tem o nível de divertimento que prometia? Infinitamente mais do que prometia e do que eu esperava. Para mim foi impossível tirar aquele leve sorriso do rosto durante as quase duas horas de exibição.

A desculpa para se fazer um filme tão divertido e cativante é contar a trama de um casal de matadores profissionais, casado há `cinco ou seis anos`, que se vêem na sinuca de bico de ter que eliminar um ao outro. A partir daí, vemos muita adrenalina, cenas `mentirosas` e, acima de tudo, diversão acéfala (isso é bom!)

Apesar de a história ser altamente óbvia, clichê e altamente previsível; ela se mostra muito bem executada pelo elenco. E por falar nele, que elenco hein!?!?! Brad Pitt (que faz John Smith, o tal `Sr.` do título) e Angelina Jolie (vivendo no longa a `Sra.`) nos mostra um dos casais mais engraçados desde muito tempo. A atuação de Pitt é incrivelmente despojada, tirando sarro dele mesmo e nunca deixando ser levado a sério. Já a de Angelina Jolie faz mais o tipo de femme fatale, sempre aparecendo em cena incrivelmente sensual e matadora (não resisti ao ridículo trocadilho). Quanto ao elenco secundário, apenas se sobressai Vince Vaughn, que faz o papel de Edie, um amigo de John. Sua atuação é muito boa, mas seria melhor se ele aparecesse mais em cena. Agora coloque esses personagens adoráveis, um dos diretores mais promissores em Hollywood e um roteirista que é expert em fazer filmes pipocas (não necessariamente bons) dentro de um rolo de filme e terá uma das maiores e mais consistentes diversões do ano.

No geral, “Sr. e Sra. Smith” é um excelente filme para ser ver com uma galera, onde todo mundo faz qualquer coisa menos prestar atenção realmente no filme. Garanto que a diversão é garantida e todo mundo sairá com aquela sensação de não ter jogado seu dinheiro fora.

Pedro Marques
@

Compartilhe

Saiba mais sobre