Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 17 de setembro de 2019

A Hora do Lobisomem (1985): horror e inocência

Com roteiro do próprio Stephen King, o filme é mais um clássico oitentista com direito a muito sangue e figuras marcantes de cidade do interior. Segue o arquétipo da criança desmedida, mas com personalidade.

Como de costume, Stephen King aborda novamente uma história ambientada no Maine, agora na pequena Tarker’s Mills. O longa é uma adaptação do romance “Cycle of the Werewolf”, que no Brasil ganhou posteriormente o título de “Bala de Prata”, mas que originalmente foi traduzido como “A Hora do Lobisomem”. Se tem uma coisa que o autor sabe fazer com esmero é dar um pano de fundo convincente aos personagens principais, e nesse caso, um garoto paraplégico de dez anos chamado Marty Coslaw (Corey Haim) conduz nossos olhos por toda a trama. Porém, apesar da curiosidade de quem deve ser o temido lobisomem, o filme carece de um prévio contexto do motivo que a fera apareceu na tranquila cidade.

Somos introduzidos ao filme quando um senhor é violentamente morto perto dos trilhos da estação e em seguida presenciamos uma jovem grávida sendo brutalmente dilacerada em casa. Esta cena é filmada sem nenhum pudor e abusa do gore. Logo, alguns terríveis assassinatos começam a acontecer. Os habitantes locais acreditam que o responsável pelas mortes seja um psicopata. Com isso, os moradores se retiram das ruas ao anoitecer. É apropriado observar que a fotografia utiliza bem a perspectiva e planos fechados das garras e pés da criatura para criar o suspense, isso torna as cenas mais desconfortantes. Até então a trama aparenta ser mais um filme trash, com ataques repentinos acontecendo à noite pela cidade. 

A atmosfera toma um novo rumo quando entra em cena o carismático Marty e sua cadeira de rodas motorizada construída pelo tio Red (Gary Busey), intitulada de Bala de Prata. Ambos adicionam bastante humor à trama com Red bancando o tiozão bacana, afinal, o garoto é criado somente pela mãe e a irmã Jane (Megan Follows). Em dado momento, Red dá a Marty alguns fogos de artifício e o garoto protagoniza a burrice típica de filmes de terror: sair à noite sozinho para soltá-los. Não há dúvidas que o roteiro poderia evitar tal insensibilidade! O intuito da cena era para que Marty encontrasse o lobisomem e lhe ferisse um olho com os fogos para fugir. 

O segundo ato é o ponto alto do filme, quando o garoto conta para a irmã o que de fato está causando as mortes enquanto os moradores se organizam para caçar o suposto psicopata. Cética, ela concorda em procurar pela cidade alguém que tenha o olho ferido para assim identificar quem está amaldiçoado como lobisomem. 

Há no filme alguns elementos que não ajudam na condução da história, como uma narração inoportuna e a falta de abordagem do lobisomem. Talvez seja a economia de cenas da criatura que deixou o longa tão marcante ao longo dos anos. Pois, quando explorados com excesso, é comum em filmes de terror a banalização da ameaça. E se A Hora do Lobisomemtem uma certeza é de sua autenticidade, tanto em se assumir como filme de terror para jovens quanto em honrar a lenda dos licantropos. No final, é justo dizer que essa é mais uma obra anticlímax de Stephen King. Pelo menos vale pelo carisma de Corey Haim.

Jefferson José
@JeffersonJose_M

Compartilhe