Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o Filme (2015): diversão, nostalgia e emoção

Com roteiro escrito pelo filho e neto de seu criador, longa deve agradar aos fãs, além de criar uma nova geração de admiradores.

6267_medioSnoopy , Charlie Brown e seus amigos – a turma do Minduim – estão entre os personagens de tirinhas mais queridos em todos os tempos. Criados por Charles Schultz em 1950, eles encantaram gerações e gerações ao longo das décadas, seja pela ingenuidade e falta de sorte de Charlie Brown, seja pelas épicas aventuras imaginárias de seu beagle de estimação. A dupla já foi transformada em todo tipo de merchandising possível e em uma bem sucedida série animada nos anos 80. Agora finalmente chegam às telas dos cinemas sob a batuta de Steve Martino e roteirizado por Bryan Schulz, Craig Schulz (filho e neto de seu criador) e Cornelius Uliano, carregando a doçura, leveza e parte da filosofia de suas tirinhas.

O filme relata um pequeno recorte na vida da turma, desde a chegada da Garotinha Ruiva à casa em frente a de Charlie Brown e sua irmã Sally até o fim daquele ano letivo. Desde antes de conhecer o seu primeiro amor, somos imediatamente apresentados às principais características do Minduim: sua completa inaptidão social e a incrível capacidade de fazer tudo à sua volta dar errado.

A cada personagem que surge na tela somos tomados imediatamente por uma mistura de encantamento e nostalgia. E todos estão lá. Lucy, a amiga que adora maltratar Charlie Brown e irmã de seu melhor amigo, Lino, que vive agarrado a seu cobertor; Patty Pimentinha, a durona fã de esportes e sua fiel escudeira Marcie; Chiqueirinho, o menininho que não gosta de banho; Schroeder e sua paixão por Beethoven e seu piano; E entre um fracasso e outro de Charlie Brown, surgem Snoopy e seus parceiro inseparável, o passarinho Woodstock.

A construção da trama decepciona um pouco, ao deixar as conexões entre as cenas um pouco frouxas, o que dá a história um tom episódico. Fica a sensação que as cenas foram criadas para atingir a memória afetivado público, com várias citações de tirinhas clássicas. Porém, essa sensação é rapidamente suplantada pelos ótimos diálogos que permeiam todo o longa, o que é uma das características mais marcantes desde as tirinhas: seu texto. Há o desenvolvimento de todas as crises existenciais do Minduim, os valorosos conselhos de Lino, além do massacre a que ele é submetido constantemente, especialmente em sua relação com Lucy.

Outro elemento interessante, que ajuda a mudar o clima das passagens que contêm o protagonista são os delírios literários de Snoopy. As transcrições de suas histórias são, além de engraçadíssimas, úteis para ilustrar a sua relação com Woodstock e são os únicos momentos em que a tecnologia 3D se mostra realemnte útil, especialmente na divertida subtrama envolvendo o grande algoz de Snoopy, o famigerado Barão Vermelho.

Visualmente a obra é um acerto só. Em vez de tentar reinventar a roda, os produtores apostaram em adotar o traço original de Schultz, apenas retirando os contornos e acrescentando alguma profundidade. Assim, todos os elementos marcantes do cartunista estão presentes, como as mãos sem perspectiva, as linhas de expressão no olhar e a língua de fora que colaboram com demonstração de emoções dos personagens.

O filme é igualmente eficiente em seus aspectos sonoros. E aqui a grande estrela é o mascote da turma. Não apenas quando entramos em sua imaginação e ouvimos tiros, rajadas de vento e aviões, mas também pelas “vozes”, tanto dele quanto de Woodstock. O responsável por isso é o mesmo desde os tempos da série de TV, Bill Melendez. Além disso, a trilha sonora é sempre correta, divertida e tocante quando necessário, além de remeter aos temas clássicos do desenho.

Contando com personagens marcantes e encantadores, “Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o Filme” deve entreter bastante as crianças, pela diversão em si, e os adultos pela nostalgia e percepção de respeito ao material que aprenderam a amar ao longo dos anos.

David Arrais
@davidarrais

Compartilhe

Saiba mais sobre