Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 30 de julho de 2011

Capitão América (2011): mais um grande acerto na lista da Marvel Studios

Misturando História, ação e romance com qualidade, adaptação de quadrinhos faz juz à quase irretocável carreira solo do recém-independente estúdio.

Como produtora independente, deve-se ressaltar que a Marvel Studios ainda está para errar. Não que as parcerias com os grandes estúdios tenham levado ao cinema somente fracassos.  Filmes das franquias “Homem Aranha” e “X-Men” estão aí para provar o contrário. Mas o fato é que a recente carreira solo da Marvel tem evitado que desastres como “Elektra”, “Quarteto Fantástico” e “Motoqueiro Fantasma” se concretizem. Pelo menos não somente em suas mãos. “Capitão América: O Primeiro Vingador” chega para confirmar tal constatação. Trata-se de um agradável entretenimento, cheio de ação, um pouco de comicidade e bastante romance, como uma boa adaptação dos quadrinhos deve ser.

Como está se tornando praxe este ano, mais um blockbuster apropria-se da História para fincar sua trama, dessa vez trazendo inegável qualidade. Estamos na 2ª Guerra Mundial. A Alemanha de Hitler desafia boa parte do restante do mundo. Enquanto isso, os Estados Unidos recrutam jovens para partirem para os campos de batalha na Europa. Esse é o maior desejo do nova-iorquino Steve Rogers (Chris Evans). A sua coragem, porém, é inicialmente vencida pelo seu corpo franzino e sua saúde debilitada, sendo rejeitado diversas vezes no primeiro processo de seleção para tornar-se militar.

A maior virtude do garoto, no entanto, é observada pelo doutor Abraham Erskine (Stanley Tucci), um cientista alemão que agora serve ao governo americano. Ele vê em Rogers a pessoa ideal para aplicar um ousado experimento que pode ser decisivo na vitória sobre os nazistas. Logo nasce o Capitão América, que já pouco depois torna-se herói por todo o território americano. Mas além de servir como símbolo, ele precisa agir. E é o que faz ao partir para a Alemanha e desafiar Johann Schmidt (Hugo Weaving), um lunático recrutado pelo próprio Hitler que agora quer fazer sua própria história ao utilizar forças mitológicas que lhe concedem incrível força e vantagem sobre os inimigos.

É ele, Schmidt, ou o Caveira Vermelha, um dos principais atrativos e acertos do filme. O roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely concede tempo e espaço devidos ao personagem, permitindo que ele seja uma afronta adequada para Steve Rogers. Ele não é daqueles vilões que servem apenas de alavanca para o crescimento do herói. Na verdade, o Capitão América nem é o seu alvo. A pretensão dele vai além. Quer dominar o mundo, como desejava o seu mentor. Boas justificativas tecnológicas diminuem o estereótipo, o que Hugo Weaving também é mestre em fazer. O ator concede um charme extra a Schmidt, que o torna mais marcante do que o próprio rival.

E aqui está a razão que faz do longa não se tornar um marco nas adaptações dos quadrinhos. Temos como protagonista um jovem de pouco carisma, patriótico demais, dono de personalidade extremamente comum. Ele até possui semelhanças com Peter Parker, pelo jeito tímido e desengonçado. Mas o roteiro e a atuação até certo ponto apática de Chris Evans (justamente aquele que havia sido o mais expressivo do Quarteto Fantástico) não possibilitam qualquer identificação do público com ele. Algumas sequências até buscam colocar questionamentos na mente de Rogers, porém ele continua a ser alguém demasiadamente passivo, que aceita fazer tudo, desde que pelo bem de seu país. Para os acostumados com o Tony Stark de “Homem de Ferro”, é uma falha grandiosa.

A situação não fica pior porque “Capitão América” traz a melhor história de amor já saída dos quadrinhos para o cinema. Não há precipitações no nascimento e desenvolvimento da relação do herói com Peggy Carter (interpretada pela ótima Hayley Atwell), a sargento britânica linha dura que odeia homens brutos e é bastante comprometida com o seu trabalho. Os clichês, que vão desde um flagra que ocasiona uma crise de ciúmes até o primeiro beijo em situação bem desfavorável, são administrados com saldos pela direção de Joe Johnston (“O Lobisomem”). Ele sabe que se trata de uma paquera boba e inocente e dá uma delicadeza agradável que ajuda na sensação de que estamos diante de algo clássico. A última frase do filme demonstra que o diretor e o roteirista tinham consciência da importância que a trama amorosa possuía.

O mesmo Johnston entrega um trabalho seguro, com poucos riscos e, consequentemente, erros. Os exageros acontecem, mas todos advindos da natureza do Capitão América, incapaz de dar um chute que derrube seu inimigo a menos de cinco metros de distância. O cineasta tem excelente domínio do ritmo da narrativa, incluindo a bem orquestrada ação gradual, para depois vir com o convincente clímax. Johnston acerta ao aumentar a duração do filme e permitir que o primeiro ato se alongue até que toda a história se desenvolva adequadamente e, assim, toda a correria exigida por um blockbuster possa acontecer sem prejuízos à trama. O diretor conta também com a ajuda da equipe técnica, que traz efeitos especiais que não comprometem e fiéis reconstituições que nos levam aos anos 40, sempre com pouco esbanjamento.

Não se pode ignorar o elenco de coadjuvantes de “Capitão América”. Em especial, Tommy Lee Jones destaca-se por sua  comicidade leve, mas que ajuda a descontrair o teor sério da trama. Toby Jones e Stanley Tucci também participam, constatando que a seletividade desses competentes atores não vem ignorando os feitos obtidos seguidamente pela Marvel Studios. Com mais uma grande produção, mas dando uma sensação de que ainda tem muito a mostrar, o estúdio prepara o terreno para o seu projeto mais ambicioso, “Os Vingadores”. Que sigam acertando!

Darlano Didimo
@rapadura

Compartilhe