Cinema com Rapadura

Acme   terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Entenda por que “Continue a Nadar” é o “Hakuna Matata” dos anos 2000

Mais do que estilo de vida, dois mantras para seguir.

Mesmo sendo considerado por muitos apenas uma diversão fugaz, o cinema para mim sempre foi um trem com muitos vagões cheios de conhecimentos, ensinamentos e lições. As vezes eu repito uma frase marcante para reforçar uma idéia ou crença. Quando eu assisti “O Rei Leão” 17 vezes no cinema em 1994, nos altos dos meus 12 anos, eu sabia que aquele filme tinha me fisgado. Entre as várias cenas, frases e músicas marcantes, duas palavras chamaram a minha atenção: HAKUNA MATATA.

O Rei Leão - Hakuna Matata

No contexto da animação, Simba “fugiu” da Pedra do Rei após a morte do seu pai, Mufasa. Seu tio Scar, responsável pelo assassinato, culpou o jovem leão pelo fato e afugentou o garoto. Sozinho, no meio do nada e pronto para ser devorado por urubus, Simba é salvo pela dupla Timão e Pumba. Após saber um pouco sobre a história do pequeno felino, Timão apresenta o Hakuna Matata para o Simba da seguinte forma:

Timão: – Olha aqui, coisas ruins acontecem e ninguém pode fazer nada para evitar, certo?
Simba: – Certo...
Timão:  Errado! Quando o mundo vira as costas pra você, você vira as costas para o mundo.
Simba: – Mas não foi isso que me ensinaram.
Timão: – Então talvez precise de uma nova lição. Repita comigo: Hakuna Matata.

Por mais que possa parecer radical, o que o Timão ensina para o Simba é algo que você precisa em determinadas situações. As vezes nós nos apegamos demais as coisas e as pessoas, e assim não conseguimos seguir na vida sem depender dos outros. Você precisa entender o seu problema, aprender com ele e seguir em frente. Hakuna Matata é isso. Você está com problemas? Relaxa, Hakuna Matata (quer dizer, “sem problemas“, no idioma suaíli).

==

Pouco mais de 9 anos se passaram até que foi lançado “Procurando Nemo“. A Pixar, responsável por clássicos como “Toy Story” e “Monstros S.A.”, trouxe essa grande obra de arte para as telonas. Entre os grandes ensinamentos do filme está o mantra: CONTINUE A NADAR.

Procurando Nemo

Na animação, Marlin está a procura de seu filho Nemo, após ele ter sido “raptado” por humanos. Se aventurando pelos mistérios e perigos do oceano, o peixe-palhaço encontra Dory, uma cirurgiã-patela que se torna sua companheira de busca. O único problema é que Dory sofre de um grave problema de perda de memória recente que a fez esquecer até mesmo que conhece Marlin, assim como o que eles estão à procura. Em determinando momento, onde tudo parece impossível, Dory fala o seguinte:

Dory: – Quando a vida te decepciona, qual é a solução? Continue a nadar! Continue a nadar! Continue a nadar, nadar, nadar! Para achar a solução, nadar, nadar!

Por mais simples e inocente que isso possa parecer, é uma realidade que devemos continuar as nossas vidas, apesar dos problemas. A vida decepciona muitas vezes, e a solução é continuar vivendo e seguindo (nadar, nadar). Esse é um lema para não desistir.

==

Existe uma relação e os mantras são complementares. Enquanto o Hakuna Matata tem como objetivo fazer você esquecer os seus problemas e não levar tudo tão a sério, Continue a Nadar mostra que a gente não pode desistir e que temos que seguir adiante.

Saiba Mais: ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas