Tecnologia vai eliminar a necessidade de óculos 3D no cinema
Um pequeno passo para o fim desse ninho de germes.
Uma das coisas que mais me incomodam no cinema 3D não é nem a qualidade da tecnologia aplicada nos filmes, mas os óculos. São incômodos, muitas vezes sujos e deixam a tela escura. Agora, uma equipe de pesquisadores sul-coreanos desenvolveu um sistema que permite a visualização de imagens em três dimensões em salas de cinema sem o uso de óculos.
A técnica possibilita que essa outra dimensão seja observada sem que haja necessidade de o espectador usar qualquer aparelho especial. No cinema, o espaço pode ser melhor aproveitado, inclusive a um custo menor do que a projeção atual exige. O trabalho foi descrito na revista científica Optics Express.
“Houve muito progresso nos últimos 10 anos no sentido de melhorar a experiência dos espectadores 3D. Queremos chegar à próxima etapa com um método que, se validado por mais pesquisas, pode significar uma abordagem simples, compacta e eficiente para produzir cinema 3D em larga escala – ao mesmo tempo em que evita a necessidade de óculos especiais“, afirmou o professor Byoungho Lee, pesquisador-chefe do projeto na Universidade Nacional de Seul.
Basicamente, a técnica consiste na utilização de uma matriz na frente do projetor, a qual serve para polarizar a luz emitida. Ao mesmo tempo, um filtro cobre a tela e escurece determinadas regiões. Cada olho do espectador enxerga apenas determinados pixels e a junção das duas imagens dá a sensação tridimensional. A tecnologia ainda é primitiva, mas este pode ser o primeiro passo para o futuro do entretenimento 3D.
Por enquanto, os óculos continuarão sendo necessários.
Saiba Mais: Acme