Cinema com Rapadura

Acme   sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Veja os 40 momentos mais marcantes e emocionantes da franquia #JogosVorazes

Chegou a hora de relembrar e homenagear uma das grandes séries do cinema.

Veja os 40 momentos mais marcantes e emocionantes da franquia #JogosVorazes>

Jogos Vorazes” é uma franquia de filmes baseada nos livros da autora Suzanne Collins. A trama acompanha Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), uma garota de dezesseis anos que vive em um país distópico chamado Panem – localizado onde estaria os Estados Unidos da América. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, para que as pessoas sempre se lembrem da revolta que aconteceu vários anos atrás. Os Jogos são um lembrete do poder da Capital: nesses Jogos, um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de um sorteio chamado de “Colheita” para participar de uma batalha televisionada em uma arena na qual todos os tributos – como são chamados – devem lutar até a morte, onde apenas um sobreviverá e será o vitorioso.

Separei alguns dos momentos mais marcantes e emocionantes dos quatro filmes lançados (entre 2012 e 2015). Obviamente, os trechos possuem spoilers. Vamos lá:

JOGOS VORAZES (2012)

01. “Eu me ofereço como tributo”

Um dos momentos mais emocionantes logo no primeiro filme é quando Katniss Everdeen, num momento desespero, se voluntaria como tributo para salvar sua irmã, Prim. || VÍDEO

02. “Vamos. Eles vão adorar”

Começando a entender que imagem no jogo é extremamente importante para atrair a atenção, Peeta Mellark pega a mão da Katniss e levanta a platéia durante o desfile de apresentação dos tributos. Se já não bastasse a carruagem da dupla estar pegando fogo, plateia e a mídia já começa a formar um casal antes mesmo de entrar na arena. || VÍDEO

03. “Bem-vindos”.

O presidente Coriolanus Snow dá início aos jogos: “Bem-vindos. Damos boas vindas aos tributos. Saudamos sua coragem e sacrifício. E desejamos um feliz Jogos Vorazes. Que a sorte esteja sempre a seu favor“. É marcante por representar a falsidade, pois essa saudação é mais para empolgar o público, do que motivar os tributos (afinal, vão todos morrer, exceto um – no caso, dois).

04. “Obrigado por sua consideração”.

Os tributos precisam impressionar os patrocinadores, mas eles pouco se importam com os competidores. Ela erra um tiro na apresentação, por não estar acostumada com esse novo arco, e logo vira motivo de piada. Após acertar no alvo e esperar o reconhecimento dos patrocinadores, ela é ignorada, pois eles estão mais preocupados em beber e comer. Katniss, para chamar a atenção, atira onde eles estão e diz: “Obrigado por sua consideração“. || VÍDEO

05. “Porque ela veio pra cá comigo”.

Peeta mais uma vez demonstra que está preparado para o jogo. Em entrevista ao Caesar Flickerman ele fala que não adianta vencer o jogo, pois a pessoa que ele ama veio com ele (Katniss). Misturando estratégia para atrair o público + um sentimento que ele tinha desde antes dos Jogos, Peeta conseguiu manipular a audiência e “abrir” seu sentimento pela sua amada. Katniss é que não ficou muito feliz, afinal, até aquele momento, ela não sentia nada por ele. “Apaixonados atraem patrocinadores“, como diz Haymitch.

06. “3, 2, 1…”

Katniss está extremamente nervosa com o início dos jogos e já se depara com vários jovens (crianças) se matando. Apenas olhando para os competidores se digladiando, ela fica imóvel perante tanta brutalidade. Foi um grande choque de realidade para a personagem. Ou seja: move, ou morre. || VÍDEO

07. “Precisamos de um sinal”

Rue inventa um sinal para Katniss ficar sabendo caso alguma das duas precise de ajuda. O sinal é o som dos tordos (mockingjays), pássaros daquela região. Ela teve essa idéia ao ver o broche que Katniss usa (um tordo dourado). Esse som virou o símbolo da franquia. || VÍDEO

07. “Você tem que vencer”.

Após ser atacada por um tributo, Rue morre nos braços de Katniss. Esse é um dos momento mais emocionantes da franquia, onde vemos Katniss desesperada com a morte de sua aliada. Sem falar que ela matou o tributo, algo que vai atormentá-la nos próximos filmes. Rue diz antes de morrer: “Você tem que vencer“.

08. O começo da revolução.

A morte de Rue fez Katniss entender que ela tinha que fazer valer o sacrifício de sua aliada. Com um gesto que já entrou na história da cultura pop, Katniss ergue seu braço e faz um símbolo com três dedos. Esse é um gesto antigo, ocasionalmente visto em funerais nos distritos. Significa graças, significa admiração, significa adeus a alguém que você ama. Na franquia, se tornou o símbolo de resistência e esperança. Ao ser transmitido para todos os distritos, essa cena causa o início da revolução contra a opressão. || VÍDEO

09. “Vamos dar um jeito”.

Peeta está gravemente ferido e a única forma dele receber um paraquedas com remédios, é atraindo a atenção dos patrocinadores. Katniss, que já estava aprendendo a jogar, dá um beijo no seu colega tributo. Estratégia + mescla de sentimento, assim como Peeta fez anteriormente.

10. Quebrando o jogo

A regra é que apenas um pode sobreviver ao jogo. Como Katniss e Peeta sobrevivem até o final, eles decidem se matar (meio do estilo Romeu e Julieta) caso a organização não revogue a regra. Com medo da ousadia da dupla e da recepção negativa da audiência, eles decidem consagrar a dupla como vencedora da 74ª edição dos Jogos Vorazes. Pela primeira vez a tirania foi desafiada ao vivo para toda a Capital e distritos.

JOGOS VORAZES – EM CHAMAS (2013)

11. Não mentir.

Presidente Snow se encontra com a Katniss na Aldeia dos Campeões e diz: “Isso será muito simples se concordarmos em não mentir“. Ele quer criar uma relação confiança, mas ela desconfia e enoja o governo dele. Em tese, ele respeita esse acordo e não mente até o final. O que não quer dizer muita coisa, né? O certo é que nessa conversa ele ameaça o estilo “corajoso” e “desafiador” de Katniss, pois revoltas começaram a surgir. Snow manipula/ameaça para que ela represente os desejos do governo na turnê da vitória.

12. “Ela não era só minha aliada, era minha amiga”

Na turnê, Katniss e Peeta precisam discursar em todos os distritos. Em específico, no Distrito 11, onde a Rue morava, acontece um discurso do Peeta, que já muda algumas palavras ao dizer que vão doar 1 mês do salário deles todos os anos para as famílias dos mortos do 11.

Quando eles estavam indo embora, Katniss decide falar sobre sua aliada que morreu em seus braços. Durante o discurso emocionante de Katniss sobre a garota, um idoso canta a melodia que Rue usava para avisar Katniss de que estava tudo bem, com um sinal feito com as mãos do Distrito 12. Ao mesmo tempo que é emocionante, é revoltante ao ver a reação das autoridades. Até que os Pacificadores, policiais de Panem, assassinam o idoso. Matam sem piedade. || VÍDEO

13. “Todas na escola usam assim agora, vovô”

Snow tem uma prova bem de perto que Katniss está conseguindo influenciar a todos, incluindo as pessoas da Capital. Sua neta está usando umas tranças no cabelo inspiradas em Katniss e ainda diz que é uma febre na escola.

14. “Nos encontraremos novamente”

No baile conhecemos pela primeira vez Plutarch Heavensbee, um grande agente rebelde que está infiltrado no governo e quer conhecer Katniss de perto. Dança até com ela. Por enquanto, ele é tido como mais um vilão.

15. “Para a praça”

A opressão dos Pacificadores chega ao Distrito 12, onde Katniss e sua família vivem. Revoltado com a violência dos policiais, Gale chega a agredir o líder dos Pacificadores, que o leva para uma praça pública e o agride com chicotadas. A agressão acaba quando Katniss aparece e entra na frente de Gale. “Estão sob toque de recolher. Se alguém estiver na rua quando escurecer, será baleado“, diz o chefe ordenando que todos não saiam de casa. A opressão nos distritos está grande, pois começaram a acontecer muitas rebeliões.

16. Anúncio do Massacre Quaternário.

A cada vinte e cinco anos, o presidente de Panem anuncia uma edição do Massacre Quaternário. Nessa terceira edição, os tributos foram escolhidos entre os vencedores de edições anteriores dos jogos. Katniss ficou desesperada quando ouviu isso, já que como única vencedora mulher do Distrito 12, sua volta para a arena seria certa. E foi. Katniss mal consegue falar, Peeta fica em choque, Haymitch furioso.

Peeta e Katniss são escolhidos para representarem o Distrito 12, novamente…

17. Em Chamas.

Para chamar a atenção, mais uma vez a entrada dos tributos do Distrito 12 é pegando fogo. || VÍDEO

18. Símbolo da resistência.

Katniss transforma seu vestido branco em um Tordo (Mockingjay). Uma ação representativa de resistência e esperança. || VÍDEO

19. União.

Todos os tributos estão revoltados com esse Massacre Quaternário. Tanto que deram as mãos em protesto. Todos forçaram muito para que os jogos fossem cancelados, uma dessas tentativas foi quando Peeta diz que Katniss está grávida.

20. Não me provoquem.

Nas apresentações para patrocinadores, desenham a Rue no chão para afetar Katniss. Com raiva, ela enforca um boneco e escreve o nome do antigo showrunner dos Jogos.

21. Preço da resistência.

Por causa do vestido de Tordo (Mockingjay), o estilista Cinna é morto na frente de Katniss antes de começarem os jogos.

22. “Que comece o 75º Jogos Vorazes”

Um novo jogo. Novos desafios. Novos medos. Alguns aliados. Muitos inimigos. || VÍDEO

23. “Não é real, Katniss!”

A nova arena traz diversas ameaças e uma das mais desesperadoras é ficar preso por uma hora ouvindo seus entes queridos gritando apavorados. Katniss e Finnick passam por isso, enquanto os outros tributos, sem sucesso, tentam acalmá-los. O mais interessante dessa cena é que uma das frases que Peeta repete para Katniss, ainda que não seja possível ouvi-lo, é: “Não é real, Katniss!

24. “Ninguém precisa de mim”

Katniss e Peeta tem um momento especial em que, pela primeira vez de forma extremamente sincera, se beijam. “Ninguém precisa de mim“, diz o garoto. “Eu preciso“, diz Katniss. || VÍDEO

25. Quebrando o jogo.

Desafiando Snow e sua tirania, Katniss atira sua flecha no raio e dessa forma quebra toda a arena. || VÍDEO

26. “Essa é a revolução. E você é o Tordo”.

Katniss descobre o plano dos rebeldes e que o Distrito 13 ainda existe. Ela também fica sabendo que capturaram Peeta e Johanna. Gale conta para Katniss que seu lar, o Distrito 12, foi completamente destruído. O Tordo (Mockingjay) finalmente se transforma e a guerra vai começar. || VÍDEO

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – PARTE 1 (2014)

27. Distrito 12 destruído.

Katniss quer comprovar com seus próprios olhos que o Distrito 12 foi destruído e dá de cara com seu lar completamente destruído. A cena é emocionante e assustadora. || VÍDEO

28. “Você está vivo”.

Até então, Katniss não sabia se Peeta estava vivo ou não. Eis que surge uma transmissão direto da Capital, com o jovem dizendo: “Quero que todos que estejam assistindo parem e reflitam sobre o que pode significar um guerra civil.  Quase fomos extintos uma vez… Todos devem largar suas armas imediatamente”. A reação de todos é que Peeta virou um traidor

29. Manipulação.

Na franquia vemos vários momentos de manipulação, mas especialmente nesse filme acontecem grandes cenas envolvendo a liderança dos rebeldes, Plutarch Heavensbee e Alma Coin. Eles vibram quando Katniss se revolta como a capital e percebem que construíram um produto certo. E é aí que decidem utilizar a sobrevivente como instrumento de publicidade. Kat aceita se tornar o símbolo caso a presidente salve Peeta, Johanna e Annie, que estão “presos” na Capital. Coin é resistente e Katniss a convence do jeito mais prepotente (e real) possível: dizendo que eles não têm mais nenhuma pessoa pra chamar e que ela seria a melhor.

30. Tirando o melhor de Katniss.

A liderança percebe que não adianta pedir para Katniss fingir e falar algumas coisas já escritas, ela tem que ser natural. Por isso decidem levá-la ao Distrito 8 e lá ela vê uma realidade bem triste, com vários feridos e mortos. Quando ela está passando entre os sobreviventes, esses não acreditam que ela está ali. “Você veio lutar com a gente, Katniss?”, pergunta um garoto todo ferido. “Eu vim. Eu vou“, diz Katniss. Todos fazem o símbolo os 3 dedos. Ela percebe o quão se tornou importante para o povo. || VÍDEO

31. Um tiro que muda tudo.

A Capital fica sabendo que Katniss está no Distrito 8 e envia naves para bombardearem os rebeldes. Katniss consegue derrubar dois com um tiro. Isso fez com que a explosão acontecesse em cima do hospital onde os sobreviventes estavam se recuperando. Mortes e mais mortes.

32. “Você queimará conosco”.

O impacto das várias mortes mexeram com os nervos de Katniss e ela faz um discurso para as câmeras que ecoaram durante a franquia: “Quero que os rebeldes saibam que estou viva. Que estou no Distrito 8, onde a Capital acabou de bombardear um hospital cheio de homens desarmados, mulheres e crianças. E não há sobreviventes. Se chegaram a pensar que a Capital um dia nos tratará com justiça, vocês estão se iludindo. Porque sabemos quem eles são e o que fazem. É isto o que ele fazem. E nós temos que revidar. Tenho um recado para o Presidente Snow. Pode nos torturar e bombardear, e transformar nossos distritos em cinzas. Mas está vendo isto? O fogo se espalha. E se nós queimarmos, você queimará conosco“. || VÍDEO

33.”The Hanging Tree”

Em um determinado ponto, Katniss canta uma canção é um dos elementos mais marcantes da trama. A música foi ensinada a Katniss Everdeen por seu pai durante sua infância e ficou marcada na mente da heroína para sempre. Ela entoa a faixa à beira de um rio, enquanto brinca com tordos, em um belo momento registrado pelas câmeras e transmitido para os distritos da Panem. A canção se torna um hino da resistência contra o governo tirânico da Capital. || VÍDEO

34. Lavagem cerebral e tortura.

Peeta está sendo torturado para falar determinadas coisas em vídeo, com o objetivo de desestimular a resistência e abalar Katniss. A cada transmissão ele aparece mais magro, mais abatido. Ele alerta que o Distrito 13 vai ser bombardeado (que é o que realmente acontece) e que ela estará morta pela manhã. O Distrito entra em estado de alerta. Após essa transmissão, decidem que a única saída é resgatar Peeta.

35. Cavalo de Tróia.

O resgate de Peeta (e outros sobreviventes) acontece e Snow já sabia de tudo, tanto que ele deixa os rebeldes levarem o garoto de volta sem nenhum ataque. Peeta está programado para matar Katniss, por isso Snow liberou o resgate. “Eles nos deixaram ir“, diz Gale. A cena do ataque é assustadora. || VÍDEO

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – O FINAL (2015)

36. Despedida.

O casamento que acontece no começo do filme tem uma emblemática cena: uma dança e um abraço entre Katniss e Prim. Essa cena é importante porque é, basicamente, o momento de despedida entre as irmãs. :/

37. Reconciliação.

Peeta e Katniss se reconciliam. Ele ainda está tentando se recuperar depois toda lavagem cerebral e tortura sofrida nas mãos da Capital. Apesar de algumas recaída, é perceptível que ele continua abalado com tudo aquilo, principalmente por ter tentando, em algumas oportunidades, matar a Katniss. Mas ela nunca desistiu dele.

38. “76º Jogos Vorazes”

Durante o processo de formação do esquadrão que invadirá a Capital, Boggs está mostrando o mapa da cidade e as armadilhas que podem ter. É aí que Finnick diz a célebre frase: “Bem-vindo ao 76º Jogos Vorazes“.

39. Líquido da morte.

Enquanto o esquadrão está invadido a Capital, um dos mecanismos de defesa da cidade é um líquido preto que persegue os sobreviventes. Essa cena é aterrorizante, ainda mais porque Peeta tenta matar Katniss novamente, mas no fim alguns conseguem escapar.

40. Gale e Katniss.

Após a morte de muita gente, Katniss decide invadir a Capital sozinha, mas Gale vai junto. Eles entram no meio dos moradores da cidade que estão sendo chamados para a mansão do Snow, com o objetivo de serem “protegidos” ali. O que acontecem são explosões e muitas morte, dentre elas de Prim, irmã de Katniss. Essa cena é assustadora, triste e revoltante. || VÍDEO

40. Liberdade?

A momento mais importante da franquia é quando está acontecendo a execução do Snow e Katniss vai ser a responsável. Sendo que no fim, ela percebe que Coin se transformou numa nova Snow (inclusive autorizando o ataque que matou Prim), ela ao invés de atirar no antigo presidente, ela atira na nova. O povo fica responsável por julgar Snow.

==

Jogos Vorazes” é uma franquia tida como teen, mas que no fim tem conceitos completamente adultos e complexos. Sabendo usufruir bem da franquia, é possível extrair muitos ensinamentos. O maior de todos é que devemos lutar por nossos direitos e nunca nos submetermos aos caprichos do governo. Lute! Nunca desista. É importante ter esperança, mas só botar a fé nos outros não vai mudar em nada. Abrace uma causa e lute.

Saiba Mais: ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas