Cinema com Rapadura

Acme   quinta-feira, 28 de abril de 2011

Porque devemos e não devemos acreditar na opinião do crítico de cinema

Um pensamento sobre a influência dos especialistas.

Acabei de assistir “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” e gostei. Me diverti como há muito não acontecia comigo ao ver um filme de ação. Adorei as cenas, a tensão, o sentido de urgência, a adrenalina. Gostei do resultado final. Não foi surpresa me deparar com uma avalanche de críticas negativas dos especialistas em cima do filme. Por estar em um site que possui vários críticos e ter muitos amigos que trabalham na área, já me acostumei com a opinião controversa. Controversa em relação a minha opinião sobre cinema.

Com o passar dos anos, passei a relevar determinadas opiniões de críticos e passei a pensar mais no papel do especialista. Se você perguntar para dez pessoas para que serve um crítico de cinema, pelo menos 70% vai dizer que, no fim das contas, um especialista em cinema tem que falar se vale ou não vale a pena assistir a um filme. Essa porcentagem foi alcançada após uma pesquisa aleatória que fiz no Twitter para dez pessoas sobre qual o papel do crítico. Participaram: @AzevedoHenrique @Cinema_e_Pipoca @dextervicente @flaviobessajr @almeidamarcell @thiagoibrahim @bardonerd @denernun @samuelfilizzola @flaviobessajr. Obrigado aos dez pela participação.

Eu entendo perfeitamente que um crítico tem por obrigação percorrer os lados que os leigos não conseguem alcançar, seja interpretando melhor as ideias do diretor ou do roteiro, explicando e identificando as características técnicas da obra, analisando o resultado final do produto, pontuando as qualidades e destacando os defeito, etc. É muito claro para quem entende de cinema o que um crítico tem que fazer. Agora eu faço uma pergunta:

Um público precisa assistir um filme com esse objetivo?

Se você é criterioso demais ao assistir TODO filme, é capaz ter um pensamento de que só perdeu tempo e jogou dinheiro fora. Aliás, sempre precisamos desse tipo de comportamento do crítico de cinema? Por que não podemos desligar o cérebro e curtir uma comédia pastelão? Eu estaria sendo burro por fazer isso? Não, eu quero apenas me divertir. Mesmo trabalhando com cinema, as vezes quero apenas me divertir. Prefiro deixar o meu lado criterioso para filmes que notoriamente foram feitos com esse objetivo de ir além, de preferência as obras que são indicadas em grandes premiações.

Vou listar um TOP 5 de controvérsias em relação aos críticos e às críticas cinematográficas com o público geral (normalmente leigos). Apenas uma constatação pela experiência que tive com o Cinema com Rapadura nos últimos 7 anos:

1. PÚBLICO ADOROU, CRÍTICA ODIOU

Fácil. A massa popular se divertiu horrores com algum filme de ação, comédia, adaptação de quadrinhos ou games, mas a crítica caiu em cima como se estivesse pisando em barata. Fatalmente vai ser uma das matérias mais comentadas dos sites, com xingamentos e questionamentos absurdos, chamando o crítico de mal amado, broxa e que é um frustrado.

2. CRÍTICA ADOROU, PÚBLICO ODIOU

Autoexplicativa. A crítica diz que é um dos melhores trabalhos dos últimos anos e que o cinema vai mudar depois dele, mas o público simplesmente não conseguiu enxergar essa revolução toda. Normalmente o público diz: “Tu viu o mesmo filme que eu?”

3. CRÍTICA ADOROU, PÚBLICO ADOROU

É capaz de não ter 1 comentário.

4. CRÍTICA ADOROU, PÚBLICO ACHOU MEDIANO

Enquanto a crítica chorava por “Onde os Fracos não Tem Vez”, muita gente não entendia como um filme arrastado como esse ganhou o Oscar e era considerado um dos grandes clássicos dos irmãos Coen.

5. PÚBLICO ADOROU, CRÍTICA ACHOU MEDIANO

Enquanto a massa se divertia horrores com “Transformers” e aquelas explosões malucas com robôs gigantes, a crítica dizia que não passava de um filme mediano (nota 57/100 no Rotten) descerebrado de verão. Normalmente o público diz: “Tu viu o mesmo filme que eu?”

==

E aí, quem está certo? Eu parto da máxima que um crítico tem por obrigação despertar algo mais em você, te fazer enxergar aquilo que passou batido. Porém, também acredito que um bom crítico de cinema tem que dizer se o filme vale ou não vale a pena. Tudo é opinião. Se eu acompanho as críticas do Thiago Siqueira aqui no site há tanto tempo, eu já sei qual o seu perfil e até o que ele vai dizer quando assistir determinados filmes. Não que um crítico seja previsível, mas ele acaba se tornando um “amigo que sabe tudo de cinema”.

Podemos concordar ou discordar de uma crítica, mas se você deixa de assistir um filme que QUER TANTO por causa de uma opinião negativa, talvez seja melhor você deixar de assistir filmes no cinema. Eu quis assistir “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” desde o primeiro trailer foi lançado. Por causa de várias opiniões negativas, deixei o tempo ir passando e colocando outro filmes como prioridade. Por sorte fui assistir e adorei.

Pense bem antes de ir assistir a um filme por causa de uma crítica positiva, mas pense também  antes de desistir de ir ver um filme por causa de uma avaliação negativa. Sou a favor de ver todos os filmes, mas o preço do ingresso e o tempo escasso são os maiores vilões dos cinéfilos.

Interessante é que os jovens normalmente são os mais influenciados pela crítica, como diz a própria coluna do Diego Benevides sobre uma pesquisa feita recentemente. E aí?

Saiba Mais:

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas