Eternos | Diretora Chloé Zhao fala sobre estilo do filme da Marvel e como suas “raízes no mangá” serviram de influência
Segundo filme da nova fase do MCU pretende ser algo bem diferente de tudo que já foi feito pelo estúdio.
A Saga do Infinito foi finalizada e agora o Universo Cinematográfico da Marvel pretende contar novas histórias, com personagens que grande parte do público ainda não conhece. Para isso, o estúdio está apostando em talentos em ascensão como a cineasta Chloé Zhao, que está à frente de “Eternos”. O filme, planejado como o segundo da nova fase do MCU, depois de “Viúva Negra”, introduzirá os seres imortais do título, colocando sementes para possivelmente algo bem maior. Em entrevista ao THR, Zhao deu novos detalhes sobre o estilo de “Eternos”.
A cineasta confirmou ter total liberdade criativa em sua visão para o longa da Marvel, afirmando que filmou “exatamente do jeito que queria filmar” e celebrando o fato de que o estúdio “quer assumir riscos e fazer algo diferente”. Zhao, que desenhava bastante e escrevia fanfics em sua infância e adolescência, falou sobre tais influências em seu trabalho:
“Eu tenho profundas e fortes raízes no mangá, e trouxe um pouco disso para ‘Eternos’. E eu mal posso esperar para trazer mais do casamento entre Ocidente e Oriente. Quão mais longe e maior eu posso ir depois de ‘Vingadores: Ultimato’? Porque eu não só estou fazendo o filme como diretora, mas também como fã”.
Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, conheceu o trabalho da cineasta depois da estreia de “Domando o Destino”, filme amplamente elogiado de 2017 que colocou o nome de Zhao no radar da indústria. Falando sobre a reunião com a diretora para a apresentação de sua visão para “Eternos”, Feige detalha:
“A apresentação inicial dela foi fascinante para nós. E francamente uma das razões por que nós decidimos ir em frente com o filme foi por conta de sua visão. Chloé consegue estar no mesmo nível de [Terrence] Malick, ou ser esotérica e pequena como qualquer filme já feito, mas também como ‘Star Wars’ ou ‘One-Punch Man’ de um jeito que é único e espetacular”.
A escala de “Eternos” pretende ser gigantesca. Nenhum trailer foi lançado oficialmente pela Marvel, mas em dezembro de 2019 um vídeo exibido na CCXP19 já dava a ideia de que este seria um filme completamente diferente do que já foi feito no MCU. Uma das sequências da produção conta com uma dança de Bollywood envolvendo 50 dançarinos, e o ator Kumail Nanjiani, que interpreta o Eterno Kingo, fala sobre a experiência de ver algo assim acontecer:
“Quando eu entrei no set e vi um grupo gigante de pessoas de pele escura que estariam em um filme da Marvel, eu senti muita gratidão a Chloé por criar tal situação. Essa cena foi cheia de alegria”.
“Eternos” também terá uma história de amor LGBTQ, ainda novidade não só no MCU, mas na maioria das grandes franquias de Hollywood. Kevin Feige afirma que a relação apresentada “sempre foi inerente à história”, a fim de representar todos os diferentes tipos de Eternos, e que espera que “tal nível de inclusão esteja mais presente nos futuros filmes”.
Para Zhao, tal representatividade serve ao propósito da história:
“Eu queria que isso refletisse o mundo em que vivemos. Mas eu também queria juntar um elenco que parecesse como um grupo de desajustados. Eu não queria os ‘atletas’. Eu quero que você saia do filme não pensando ‘Essa pessoa é tal etnia, essa pessoa é tal nacionalidade’. Não, eu quero que você saia pensando: ‘Essa é uma família'”.
Zhao agora se prepara para o lançamento de seu novo filme “Nomadland”, estrelado pela vencedora do Oscar Francis McDormand. O longa tem o selo de quatro grande festivais de cinema – Toronto, Veneza, New York e Telluride – e tem estreia comercial programada para dezembro pela Searchlight Pictures, com potencial para a temporada de premiações.
“Eternos” ainda não possui uma sinopse oficial. Os Eternos são descritos como um desdobramento evolutivo da humanidade que vivem na Terra e possuem maiores poderes e maior longevidade do que a raça humana dominante. Um aspecto da história envolve a história de amor entre Ikaris, um homem alimentado por energia cósmica, e Sersi, uma Eterna que adora andar entre os humanos.
O elenco conta com Richard Madden (Ikaris), Angelina Jolie (Thena), Gemma Chan (Sersi), Kit Harington (Dane Whitman/Cavaleiro Negro), Salma Hayek (Ajak), Brian Tyree Henry (Phastos), Kumail Nanjiani (Kingo), Lauren Ridloff (Makkari), Don Lee (Gilgamesh), Lia McHugh (Sprite) e Barry Keoghan (Druid).
A direção é de Chloe Zhao (“Domando o Destino”), com roteiro de Matthew e Ryan Firpo (“Ruin”). O presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, está produzindo.
“Eternos” tem estreia programada para 11 de fevereiro de 2021 no Brasil.
Saiba Mais: Chloé Zhao, Eternos, Marvel