Catherine Deneuve pede desculpas às vítimas de abusos
Atriz alega ter sido mal interpretada em seu apoio contra movimentos que denunciam crimes sexuais.
Após assinar um manifesto publicado pelo jornal Le Monde na semana passada, o qual levantava questões em oposição às defendidas pelos movimentos “Time’s Up” e “#MeToo” – responsáveis por efetuar e incentivar denúncias de abusos sexuais, assim como advogar em prol da igualdade nas condições de trabalho e melhor remuneração para as mulheres -, a icônica atriz francesa Catherine Deneuve (“O Reencontro”) pediu desculpas às vítimas que tenham se sentido ofendidas por suas declarações em apoio ao documento, alegando ter sido mal interpretada (via Libération):
“Eu saúdo afetuosamente as vítimas desses atos odiosos que tenham se sentido agredidas por esse artigo, e somente à elas peço desculpas.”
As novas declarações vêm depois de Deneuve sofrer inúmeras críticas após a posição defendida na ocasião do manifesto. A carta divulgada pelo “Le Monde”, assinada por mais de cem artistas e intelectuais franceses, condena a onda de “denuncismo” e “puritanismo” decorrente das acusações contra o produtor Harvey Weinstein, que vieram à tona a partir de outubro de 2017.
No entanto, apesar do pedido de desculpas, Catherine Deneuve manteve sua posição contrária a movimentos como o “#MeToo” e ao “efeito manada” gerado por estes na internet:
“Nada no texto pretende mostrar que o assédio é uma coisa boa. Se assim fosse, não o teria assinado. Não aprovo essa nova característica da nossa era, em que todos sentem-se no direito de condenar; em que simples denúncias nas redes sociais já são suficientes para punir, demitir e muitas vezes promover um linchamento pela mídia.”
A atriz ainda mandou um recado a alguns daqueles que estrategicamente alegam apoiar suas declarações, mas que na verdade defendem causas opostas à dela:
“Aos conservadores, racistas e tradicionalistas que me vierem a apoiar, digo-lhes que vocês não me enganam. Não terão minha gratidão e nem a minha amizade, pelo contrário.”
Saiba Mais: Catherine Deneuve