segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

RapaduraCast 448
Star Wars: O Despertar da Força

Fique a vontade para participar do nosso debate, porque aqui você sabe: "Assistir é apenas o começo"!

Aperte o Play para começar o RapaduraCast Aperte o para começar o RapaduraCast

1x 1.5x 2x
0:00:00

Chegou a hora de conversarmos sobre Star Wars: O Despertar da Força. Depois de muitos anos, finalmente temos um novo filme da franquia nos cinemas. Por que ele tem essa carinha de que já vimos essa história? O primeiro filme dessa nova trilogia tinha que ser assim mesmo? Quais são os grandes méritos? Tem algum problema?

Jurandir Filho, Raphael SantosThiago Siqueira e Fábio M. Barreto se reuniram para bater um papo sobre essa obra comandada por J.J. Abrams. Esse novo Star Wars é um produto da nossa época? Qual é a sensação de ver várias gerações assistindo e falando sobre a franquia? Por que esse filme está sendo considerado um dos produtos de Hollywood com a maior importância no quesito representatividade? O vilão é bom mesmo?

Ouça e discuta com a gente! _o/

|| ASSISTA O RAPADURATV [ASSINE]

|| PODCASTS RELACIONADOS

RapaduraCast 201 – Star Wars IV, V e VI
RapaduraCast 304 – Disney compra a Lucasfilm. E agora?
RapaduraCast 402 – Perspectivas sobre Star Wars: O Despertar da Força
RapaduraCast 420 – Especulando sobre Star Wars 7

|| LINKS COMENTADOS NO PROGRAMA

[LINK] Crítica do Sicas | Star Wars – O Despertar da Força (2015): o outrora e futuro rei
[LINK] Texto do Barreto | Star Wars – O Despertar da Força
[VÍDEO] Canal do Ph onde falou muito sobre Star Wars

|| QUER SABER AS MÚSICAS TOCADAS?

Siga a playlist do RapaduraCast no Spotify

|| ASSINE O RAPADURACAST

iTunes: Tem iPhone/iPad/Mac? Adiciona aí!
Android/WindowsPhone: Esse link é o do feed/rss do sucesso!

|| NOSSOS CONTATOS

Youtube: RapaduraTV
Instagram
@cinemacomrapadura
Twitter: @rapadura
Facebook/cinemacomrapadura
E-mailrapaduracast@cinemacomrapadura.com.br

Compartilhe

Participantes

Fabio Barreto
Fabio Barreto
@fabiombarreto
Jurandir Filho
Jurandir Filho
@jurandirfilho
Raphael Santos
Raphael Santos
@phsantos
Thiago Siqueira
Thiago Siqueira
@ThiagoSiQueiraF

Ouça Também


  • Alexandre de Paula

    Já to chorando antes de começar a ouvir =`D

  • Igor

    Aeeeeeeeee

  • Bruno

    ai mel corassaum

  • Bianca

    UHUUUUUU!
    FINALMENTE ESTA AQUI! (chorando de felicidade)

  • Mercúrio

    ai simm

  • Richardson Eduardo

    Bela segunda!

  • henrique assuncao

    Ae

  • PsicoHélder Soúlima

    Vou esperar quarta chegar para escutar.Depois,ai sim,vou ver quais as impressões dos rapadurianos.

  • Rodrigo M

    Impossibru baixar agora

  • Alexandre de Paula

    Bom, não preciso dizer que esse filme é maravilhoso, sensacional e espetacular, certo?

    Então quero dar ênfase à crítica que tenho visto e ouvido por ai sobre esse filme copiar muito do SW Uma Nova Esperança.

    Pessoal, pensem comigo! Fazia 32 anos que não tínhamos um SW que tocasse o coração (vamos combinar que a trilogia “nova” não faz isso?).
    J.J.Abrams tinha uma missão quase impossível: agradar os fãs antigos, e ao mesmo tempo, ganhar essa nova geração, onde muitos tem preconceito com SW. Meu colega de trabalho diz que SW é filme de “espadinha e naves”, e isso reflete muitos pensamentos por ai.

    Então, a decisão tomada e a MAIS acertada é contar uma história que faça as pessoas da nova geração sentir a mesma coisa que sentiu-se em 1977. Temos a jornada do herói, temos a luta contra um “novo império” e o descobrimento da Força!
    Nós da geração antiga podemos sim tomar uma postura um pouco mais egoísta e exigir algo totalmente novo. Mas e a nova geração? Será que vale a pena simplesmente continuar a história de onde parou e sem um perigo gigante se erguendo das cinzas do império (ainda que de certa foram desvalorize a vitória do episódio VI)?

    Quando eu vejo pessoas e mais pessoas que NUNCA viram SW na vida, indo ao cinema e AMANDO o novo filme, só mostra pra mim que foi a idéia foi perfeita!

    Ah, mas e fãs os antigos? Poxa gente, aqui não é o episódio IV, onde temos apenas um filme pra tentar fazer sucesso e ganhar a continuidade, e ai, precisa ser tudo fechadinho e inovador. Sabendo que tem 3 filmes garantidos, não tem porque correr! E podem ter CERTEZA: o segundo filme vai ser tudo novo!!! Esse primeiro filme foi pra alinhar o amor e interesse dos novos fãs, a pé de igualdade com os antigos.

    Eu sou superhipermega fã de Star Wars! E AMEI o filme! Já vi 2 vezes e vou muito mais. Pra mim, foi uma experiência maravilhosa. Então, penso que é tudo uma questão de expectativas pessoais. Podemos ver esse novo filme com uma expectativa de que seja tudo diferente, e sair frustrado com isso. Ou podemos vê-lo com olhos mais pacientes, compreendendo a missão DESTE filme de forma global, e deixando as grandes novidades para os próximos.

    E gente, hoje em dia, qualquer coisa que mostrasse ali seria comparado com algo feito no passado. Leio muitas críticas de filmes na net, e vejo esse argumento de usar “cliches” todos os dias em quase todos os filmes.
    Ah, mas ele usa muitas coisas do episódio IV? Sim, pois era preciso! Sim, porque as pessoas tem que esquecer um pouco do Luke, e viajar junto com a Rey, sentindo toda a emoção que esse maravilhoso universo pode proporcionar!

    Falei demais rsrs E poderia falar mais ainda, pois SW é um caso de amor verdadeiro pra mim!
    Aproveitando o espaço, se você leu até aqui e quiser ver mais pontos sobre o acho do filme, tá aí meu vídeo sobre isso….
    https://youtu.be/fY5kp4BOZpI

    • Breno Damasceno

      Essa coisa de q fazia 32 anos sem star wars é meio relativo, primeiramente devo dizer q me diverti muito vendo o filme, é muito legal, assisti já duas vezes, mas não deixei de sair com uma ponta de insatisfação. Eu tenho 21 anos, assisti todos os filmes antes de serem comprados pela disney e anunciado continuações, e gostei muito, principalmente a trilogia clássica! Agora, tudo bem, apresentou-se com elementos familiares para agradar a velha guarda e uma nova geração q ainda não havia experimentado da experiência, mas acredito q se esqueceu de uma galera q pertence ao meio termo, pelo menos em minha opinião, como eu por exemplo. Em MINHA opinião, o filme se baseou 80% em nostalgia, algo que não me afetou muito apesar de sim ter me divertido em rever aqueles personagens e como o tempo os afetou. Agora, como disse, eu via esse filme como uma continuação e não uma reapresentação ou recomeço, o q tornou a trama “repetitiva” um tanto quanto desinteressante para mim. Lembrando de novo, axei o filme muito divertido, adorei os personagens novos e os antigos, e também acredito que os dois próximos serão fantásticos, realmente foi o reaproveitamento de elementos em demasia que me incomodou, pois em MINHA humilde opinião, apequena um universo tão grande, que tem muito a ser explorado além de uma estrela mortal gigante! Tenho certeza de que continuarei a me divertir, tanto quanto nesse filme, saboreando esse universo sensacional!

      • Alexandre de Paula

        Então, você disse uma coisa muito importante. Como você disse, você via esse filme como uma continuação. Só que ao mesmo tempo, tento pensar pelo meu colega de trabalho. Eu indiquei que ele assistisse todos os filmes, mas ele assistiu somente os episódios 1 e 2 e parou. Foi direto pro Despertar da Força. O que será que ele esperava? Será que a continuação faria que ele se conectasse a esse mundo, da forma como aconteceu?

        Na verdade, esse filme é mais uma prova que eu tive neste ano que nossa satisfação depende muito da nossa expectativa, do que queremos ver no filme.
        Por exemplo eu: Eu vi esse filme pensando a todo tempo “O que ele quer dizer com isso?” “Qual é o objetivo disso?” “Porque mostrou isso de novo?”
        Tenho feito esse exercício em todos os filmes que assisti, e faz tanto efeito que consegui gostar até da Era de Ultron rsrs

        Sim, o universo de Star Wars é gigante. E teremos muito, mas muuuito tempo pela frente pra explorá-lo agora que está nas mãos da Disney. Não vale a pena dar uma pequena freiada pra que o máximo de pessoas suba a bordo?
        Acredite, tenho certeza que nunca mais teremos essa “sensação de reboot”. Pois agora sim podemos, sem grandes intervalos de décadas, prosseguir!

        E veja: Mad Max não fez a mesma coisa? Tire os aspectos técnicos excelentes e melhorados do filme, o que sobra? Não é também muito muito parecido com aqueles de 30 anos atrás, repetindo várias coisas?

        Mas o importante é de fato nos divertirmos com o filme. Talvez esse não seja uma unanimidade, mas faz parte da preparação de algo maior.

        • LUNATIC

          Não vejo problema do filme ser um remake do primeiro, mas ele tem referencias demais aos filmes anteriores, o que o torna chato. E ir ao cinema pensando no que o outro vai achar do filme é a forma errada de ver cinema.

    • leliothalys

      perfeito.

    • Viviane Ferreira

      Um dos comentários mais sensatos que já li sobre o filme. Perfeita análise!

    • gandralf

      Então quero dar ênfase à crítica que tenho visto e ouvido por ai sobre esse filme copiar muito do SW Uma Nova Esperança

      Quid pro quo, Clarice.

  • Bunitinho mas Ordinário

    Não vai dar pra baixar hoje.

  • Diogo Maia

    O podcast mais esperado do ano!

  • henrique assuncao

    Quem é aquele Senhor que o Poe encontra no inicio do filme?

  • gandralf

    Hoje eu entendi o que realmente me incomodou no ‪#‎StarWarsTheForceAwakens‬: faltaram movimentos que surpreendessem pelas sacadas, pela inteligência dos envolvidos; sobraram reações mais ou menos previsíveis a eventos já postos.

    Era raro o pessoal pensar dois passos adiante. Não havia uma surpresa ameaçadora, como um Vader na sala de jantar ou um plano aparentemente sem saída que só foi percebido tarde demais. Bem ao contrário, a sensação que tive foi mais para “hmm… mais uma coincidência, heim?”, “por que ninguém se preparou para isso?”, “fácil assim?” ou “por que demoraram tanto?”.

  • Zlad!Star

    Teoria da Conspiração Jar Jar e um Sith Lord .

  • gandralf

    Só uma sensação: a vontade de gostar e elevar este filme está meio exagerada, não?

  • eduardo metell

    discurso do barreto no final , que isso , vale mais que o filme mesmo eu não vendo o filme, hahahah
    mas emocionante, da pra sentir a emocao dele falando do filme e da relacao dele com a vida e com as suas conquistas.. parabéns a todos

  • Diogo Maia

    Pra mim esse o Despertar da Força é o terceiro melhor Star Wars de todos os tempos, perdendo apenas para os dois primeiros. Porém, ele é um filme nota oito e nem sequer está entre os 15 melhores filmes do ano. Entretanto, é inegável que ele é divertidíssimo, conseguindo equilibrar a comédia, a ação e o drama na medida certa. Saí do cinema louco para ver o episódio VIII.
    Pra finalizar digo que esse ano vi apenas dois filmes nota 10: Mad Max e Divertida Mente. Perdido em Marte chegou perto, mas mesmo assim consegue um terceiro lugar digno na lista dos melhores de 2015.

    • Quais são os outro 15 melhores do ano? Estou curioso.

      Mas, sim, pra mim o filme do ano também foi Mad Max.

  • Justin Klaus

    Não existe como ver este filme e não aprender, não chorar, Star Wars me lembra da minha infância, meus tios me explicando sobre a força…
    A força está neles, ela está em mim e com certeza está com vocês!
    QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS!

  • Rafael Pedro

    Como não chorar com o filme, e como não chorar com o relato de nota de vcs! Parabens gente!

  • Lucas Silva

    Esse filme é a MAIOR DECEPÇÃO dos últimos anos.
    1. É um grande copia do episódio IV, o escolhido num planeta perdido, mata o mentor, lutam contra um planeta da morte….
    2. Não tem trilha sonora, alguém saiu cantando o tema desse filme? E o tema clássico teve impacto?
    3. Imperador foi mil vezes mais aterrorizante que aquele holograma gigante.
    4. Aprendiz de sith que leva surra para um stormtrooper (ele levou um tiro, mas e dai?) Ele sabe usar a força, pq nao fez o mesmo que fez em cima da sucateira.
    5. Uma sucateira domina a força rapidamente, sem nenhum treinamento!

    • O Melhor Piloto da Resistencia

      1-Não foi o episodio IV que inventou essa ideia, o Lucas baseou-se muito na Jornada do Herói ou Monomito de Joseph Campbell
      2-Concordo em partes, ela não foi nem um pouco inovadora, foi muito reciclada das clássicas, mas de maneira nenhum foi ruim.
      3-Imperador também não parecia nada aterrorizante na sua primeira aparição(O Império Contra Ataca).
      4-Levou um tiro, mas e dai? Po meu, ele teve sorte de ter sobrevivido a aquele tiro.
      5-Concordo, mas não é isso que iria estragar a experiencia de alguém.

      • mherik

        Os caras reclamam demais, mas esquecem aquela luta tosquissima do episodio IV Vader x Obi Wan, que parece que os dois estão com cabo de vassoura batendo na parede.

    • Ronaldo

      4. Justamente por ser um aprendiz , que acabou um vinculo(Matou o pai) , estava desestabilizado emocionalmente e por fim levou um tiro que explodiu vários stormtrooper(Han Solo usou arma umas 2 3 vezes pra enfatizar a potencia da arma) . Deu sorte dele ainda estar andando até o final do filme. E Stormtrooper “Aguentou” contra ele.
      5. Sucateira que estava Estabilizada para utilizar a força (Desestabilizado e tudo que está no item acima), que sobreviveu no deserto desde criança , lutando e se adaptando com o que tinha e possui a força muito forte nela em um momento de vida ou morte o que aflorou mais ainda.

      Mas cada um com sua opniaõ

    • Rafael Pereira

      “Ele levou um tiro, mas e dai?”
      Parei de ler

    • Handerlei

      Tem uma simples resposta pra tudo isso.
      ROTEIRISMO.

      Na verdade a Rey è filha do Luke….e era treinada na academia junto com o Kylo.

  • Moroni Machado

    Você tem duas opções ou descobre agora que esse filme é tão ruim como a ameaça fantasma agora ou descobrir isso daqui a cinco anos.

    À decisão é de vocês.

    • Lucas Silva

      Nunca foi dito palavras mais sabias que essa.
      Semana passada eu vi um vídeo sobre o pré e pós-sessões de Ameaça Fantasma em 1999 e os fãs rasgaram elogios enormes ao filme. Foi o que mais lucrou, foi um barulho grande, um hype enorme, mas quando a poeira baixou e surgiram as primeiras criticas e hoje todos dizem que o Episódio I muito ruim.
      Esse filme é muito hype e os site nerds vão seguir nessa maré até um corajoso crítico apontar o quanto ele é ruim e as pessoas começarem a entender a realidade.

      • O Melhor Piloto da Resistencia

        Seria uma pena se as primeiras criticas já tivessem saído, e se 90% delas fossem positivas.

        • Moroni Machado

          Minha fonte de argumento se chama Batman Cavaleiro das trevas ressurge. Quando a galera saiu do cinema, só havia crítica positiva. As pessoas saiam chorando no cinema, falavam que era melhor que o segundo, etc… Dois messes todo mundo só pisava em cima.

          Spoiler.-nao leia antes de ir no cinema, minha ira pode acabar com sua experiência de assistir pela primeira vez no filme e não quero isso-spoiler

          Gostei de muitas, muitas , muitas cenas do filme, o primeiro ato eu acho nota dez, os novos personagens eu adorei, o melhor piloto da resistência achei super divertido. O novo vilao é bom apesar do roteiro não da nenhuma cena boa de verdade para o cara se desenvolver. O filme tem muitas partes boas.

          Mas fora uns furos idiotas de roteiro, o grande problema se chama, que o filme é a cópia do nova esperança. Amigo é a cópia, a cópia, agora se demorou dez anos para os caras fazerem a cópia de um filme dos anos 77, em 2017 (espero que esteja errado) voce vai ver um quatum solange.
          As pessoas não sabem mais a diferença de nostalgia, com copia (deja vu). E o que me preocupa é que as pessoas estão adorando o filme, e hollywood vai começar a fazer filmes que não sao remake e nem reboot são copias. Hollywood vai obrigar roterista talentosos a fazerem uma copia update em filmes antigos, porque se deu certo no star wars que infelizmente é a terceira maior bilheteria de todos os tempos, porque não de volta para o futuro, laranja mecânica, solare, 2001, etc…

          Segundo eu fiz questão de ir no rotten tomates e ver esses 90% de crítica positiva. E cara esse número vai cair. Por que? Todos apontaram o mesmo erro, o problema que na hora de dar a nota os caras simplesmente ignoram (como o rapadura aqui). Mas o tempo não vai ignorar (espero), roubaram meu dinheiro e o seu amigo, nos que gostamos de verdade de star wars fomos roubados. A galera nova não, mas os velhos foram roubados.

          E por favor não argumente dizendo que minha expectativa estava alta, o filme se vendeu como o mais esperado de todos os tempos. A culpa não é do cliente, a culpa é do vendedor.

          Repito novamente o primeiro ato foi muito bom, perfeito. Agora quando a “nostalgia ” reveja seus conceitos. E nao goste de um filme porque o rotten tomates disse para você gostar. 2001 so teve uma crítica positiva na primeira semana.

          • Tauan

            A questão de ser cópia (assisti mais da metade de Nova Esperança pela manhã e fui assistir o Despertar da Força de tarde) não me pareceu ser um problema. Creio que a proposta realmente foi fazer essa referência como modo de ancorar a nova trilogia no “espírito” da trilogia clássica e pescar no público antigo e no novo. Não acredito que o episódio 8 e 9 serão tão ‘cópias’ assim. Então como pontapé inicial, creio que valeu a pena. Me incomodei mais com as lutas de sabre de luz, achei que iam ser mais mirabolantes (gosto pessoal), que com a estrutura do filme em si.

          • Moroni Machado

            Sinceramente, eu acredito quando o oitava filme chegar, você vai perceber o quando esse foi ruim.

            Senti que roubaram meu dinheiro.

            Quer uma história boa de star wars, leia os roteiros de Jason Aaron nos quadrinhos, nostalgia com um bom roteiro.

          • Rafael Pereira

            Se você ganha flores do seu namorado 10 vezes no ano e cada vez que ganha é de uma forma diferente que te emociona, vai achar que o presente foi uma cópia do anterior e vai achar ruim?
            Me deram flores em 77 e me deram as mesmas flores em 2015. Formas diferentes que me emocionaram.

          • Moroni Machado

            As flores se chama película.
            A forma diferente se chama roteiro.
            O que te emocionou não foi a forma, foi o conteúdo.
            Todos os filmes tem a mesma forma, mas e dever do roteiristas, diretores, produtores e atores da um nocvo conteúdo.

          • Enoque

            Perfeito, penso exatamente igual, e tive as mesmas impressões que você teve em relação ao episódio I e Batman DKR, ainda estamos na fase pós sessão de cinema, se levando pela empolgação, logo verão a quantidade de erros críticos nesse filme.

      • Cesar DS9/BSG

        Tarantino não gostou… e dai?

        A realidade são fatos e os fatos estão todos apresentados nesse programa de 1h33.

    • O Melhor Piloto da Resistencia

      Olha, respeito que você não tenha gostado(foi o que deu a entender), mas dizer que em algum momento todo mundo ira se tocar que esse filme é ruim é a maior bobagem que eu já vi, já saíram muitas criticas, e qualquer um que tenha escrito uma critica pensou bem na hora de escrever, seguindo sua logica, porque que o filme não está sendo massacrado pela critica? Na verdade muito pelo contrario, o filme está sendo muito elogiado, tanto pela critica quanto pelo publico.

      • Lucas Silva

        É lógico que esse filme será bem visto pela crítica. É um filme bem estruturado, equilibrado, com personagens muito, mas muito bons, com ótimos efeitos práticos e especiais. Cenas incríveis das lutas com as naves.
        Contudo, o fato do filme ser uma copia incomoda sim, já o terceiro filme que o personagem escolhido que esta vagando em um planeta deserto sai para lutar contra o mal, um personagem super importante morre na frente do escolhido e eles terminam lutando no espaço contra o mal.
        Mas o problema não só isso.
        Vc consegue cantarolar o tema característico desse filme? Da saga antiga temos muitas músicas, no episódio I temos aquela opera… Ou seja, vc lembra das músicas, elas impactam o espectador e elas dizem: Isso aqui é Star Wars, isso aqui é épico e mágico. Não tivemos isso.
        Sem falar das atuações fracas dos antigos atores, que pareciam muito deslocados nas cenas, sempre cansados e falas de pouca expressão.
        Ainda temos uma luta final pífia. Um aprendiz sith (treinado por luke e o lider supremo) sofrendo contra um faxineiro e uma sucateira. Como e qual o sentido nisso? O sabre de luz é uma arma jedi de difícil manejo, mas no primeiro toque a mulher se torna no mesmo nível de um ser treinado.
        Para piorar a sucateira que não conhecia a força usou uma das táticas de controle mental e que segundo o que sabemos não se aprende nem domina dentro de 3 tentativas.
        O filme ainda tem takes que fazem lembrar mais Avengers que Star Wars, aquela cena final da câmera girando ao redor do Luke parecia o Michael Bay…

      • Lucas Silva

        É lógico que esse filme será bem visto pela crítica. É um filme bem estruturado, equilibrado, com personagens muito, mas muito bons, com ótimos efeitos práticos e especiais. Cenas incríveis das lutas com as naves.
        Contudo, o fato do filme ser uma copia incomoda sim, já é o terceiro filme em que o personagem escolhido está vagando em um planeta deserto, ele é chamado para lutar contra o mal, no meio disso um personagem super importante morre na frente do escolhido e eles terminam lutando no espaço contra o mal.
        Contudo, o problema não só esse, mas o filme tem muitos problemas dentro do universo lógico de Star Wars que incomoda que já conhece e está acostumado com os 6 filmes anteriores, mas antes eu te pergunto:
        Vc consegue cantarolar o tema característico desse filme?
        Da saga antiga temos muitas músicas que marcaram, como o tema do império, no episódio I temos aquela opera, etc. Ou seja, vc lembra das músicas, elas impactam o espectador e elas dizem: Isso aqui é Star Wars, isso aqui é épico e mágico. Não tivemos isso nesse filme e não tem como dizer o contrário.
        Sem falar das atuações fracas dos antigos atores, que pareciam muito deslocados nas cenas, sempre cansados e falas de pouca expressão, eles ficaram apagados frente aos novos, estiveram ali para fazer fanservice.
        Ainda temos uma luta final pífia. Um aprendiz sith (treinado por luke e o lider supremo) sofrendo contra um faxineiro e uma sucateira. Como e qual o sentido disso? O sabre de luz é uma arma jedi de difícil manejo, mas no primeiro toque a mulher se torna no mesmo nível de um ser treinado.
        Para piorar a sucateira que não conhecia a força usou uma das táticas de controle mental e que segundo o que sabemos não se aprende nem domina dentro de 3 tentativas.
        O filme ainda tem takes que fazem lembrar mais Avengers que Star Wars, aquela cena final da câmera girando ao redor do Luke parecia o Michael Bay…

        • O Melhor Piloto da Resistencia

          Ok, já disse que concordo que a Rey aprendeu muito rápido a força, apesar de eu discordar que um sabre de luz seja de difícil manejo afinal, ligar e desligar não tem segredo, o diferencial é saber lutar, o que a Rey sabia, já que se virava bem em Jakku, sem falar que ela tinha a força do lado dela(lembra do Ben Kenobi dizendo pro Luke no episodio IV pra ele deixar a força fazer o trabalho, conseguindo assim bloquear os tiros da “bolinha”), mesmo assim duvido que é isso que faria alguém sair gritando que o filme é ruim do cinema, a trilha sonora concordo que não marca, não surpreende em nenhum sentido, MAS é impossível dizer que foi ruim, a trilha sonora é boa, não faz você cantar ela o dia inteiro como as clássicas mas faz o seu papel de maneira satisfatória, referente a “repetição” da historia do episodio IV, a unica coisa que eu concordo que foi copia foi usar de novo a estrela da morte, o resto foi basicamente o inicio da Jornada do Herói, com o personagem vivendo num lugar pacato, embarca numa aventura por acaso, onde se descobre escolhido e derrotam o cara mau, isso não é episodio IV, isso é Jornada do Herói, sobre as atuações dos personagens da velha-guarda eu discordo, a unica pessoa que eu senti que ficou meio deslocada ali foi a Carrie Fisher, o resto pra mim foi excelente, o Harrison Ford mesmo não gostando do personagem fez bem, conseguiu encarnar o Han Solo novamente depois de décadas, o Chewie é o Chewie, os robôs foram um pouco apagados, afinal agora é a vez do BB-8 brilhar, e o Luke só teve uma cena, não tem como você dizer que foi ruim a atuação, e também achei desnecessário fazer aquela cena com câmera rodando, desnecessária mas a utilização da mesma não incomodou.

          • Lucas Silva

            O sentimento que da ao ler os comentário é de que os fãs querem que esse filme seja bom de qlqr forma. Na segunda trilogia qualquer coisa era motivo para jogar pedras no George Lucas, absolutamente qualquer coisa.
            Nesse temos coisas bem complicadas e os fãs fanáticos estão deixando de lado coisas pesadas. Cade a galera que reclamava das midi-chlorians? Que reclamava do ridículo Jar Jar, cade esses caras chatos?
            Falando a verdade, os pontos que citei fazem sentido sim!
            Temos falhas na trilha sonora, nos personagens velhos fracos, em vilões ruins, em um vilão holográfico que não impõe medo, a lógica do funcionamento desse universo foi jogada de lado, o uso da força não é mais misterioso, uma menina sem treinamento já pode usar até o controle mental, qualquer pessoa agora pode empunhar um sabre de luz e lutar contra um qse sith. É tão ridículo que um faxineiro da primeira ordem lutou com um sabre de luz (ai vamos inventar algo sobre o passado dele para justificar o a facilidade em usar o sabre), a sucateira que sofreu o filme inteiro luta de igual contra um aprendiz de sith, e antes ainda entra na mente dele! Como uma mulher que tinha duvidas sobre a força consegue tamanha façanha? Ela só pode ser a God Jedi.
            Quem ai joga RPG? Sabemos que é bem diferente lutar contra mendigos em um planeta perdido, a Rey é muito low lvl frente ao Kyle, devia ter levado uma surra. E tem outros pontos que mostram q esse filme é um produto das necessidades do cinema atual.
            Ou seja, qm jogou o Star Wars da DICE reclamou que o jogo é um Battlefield com skin de Star Wars, então, esse Episódio VII é Hunger Games/ Avengers com skin de Star Wars. (Isso é minha visão, reclamem quem quiser)
            Os fãs estão querendo gostar para não ter que conviver com mais uma decepção.

          • O Melhor Piloto da Resistencia

            Olha, dizer que VOCÊ se decepcionou é ok, você não curtiu tanto e pronto, agora dizer que “Os fãs estão querendo gostar para não ter que conviver com mais uma decepção.”, é sem querer ofender a maior merda que eu já li, só porque você se decepcionou não quer dizer que todo mundo se decepcionou também, e piora quando você diz que quem gostou só finge gostar pra não conviver com a decepção, na moral, você defecou horrores ai.
            O que você disse pode fazer sentido pra VOCÊ, pra mim e pra muitas pessoas não faz, pelos mesmos motivos que eu lhe expliquei, o que seria falhas na trilha sonora? Isso não existe, ou ela funciona ou não funciona e pra mim funcionou mesmo não sendo inovadora, de novo, as atuações da velha-guarda foram ruins PARA VOCÊ, não generaliza porque você não é o dono da razão, o vilão holográfico não impõe medo? Me diz você se borrou quando o Imperador apareceu só como uma cabeça gigante holográfica no Império Contra Ataca? Você sempre se contradiz, fala que a logica do universo é deixada de lado mas diz que o Imperador botava medo logo na primeira aparição, sem falar que critica a Rey por ganhar de um cara ligeiramente treinado mas esquece que o Luke derrotou o Vader no Retorno do Jedi, porque seguindo sua logica de RPG, o Vader era nível máximo de habilidade e o Luke era um cabocó que treinou dar cambalhotas num pântano.
            Resumindo, VOCÊ NÃO É DONO DA RAZÃO, não é porque você se decepcionou em certos aspectos que todo mundo se decepcionou também, mascarando a decepção com o espirito de fã, isso ai é bobagem de quem quer se sentir diferente em meio a uma galera feliz com o novo filme.

          • Lucas Silva

            Eu não sou o dono da razão, e deixa te falar outra coisa, você não é O melhor Piloto da Resistência 😉
            E sim, a cabeça podre do Imperador no episódio V deu muito mais temor que esse carinha mal feito. O ar que se passou na trilogia antiga era dele ser um homem intocável. Esse líder supremo não coloca medo e não parece intocável.
            O treinamento do Luke não foi só dar piruetas, entre o episódio V e VI ele treinou mais com o Yoda, o melhor jedi daquele tempo (Veja ele tinha O mestre, não aprendeu a força e usar o sabre com um passe de mágica, ou foi atrás de um tuto no youtube) Além disso, ele só conseguiu lutar de igual com o Vader no Episódio VI, sendo uma mistura de técnica com ódio, assista novamente, o Luke só veio a derrubar o Vader qnd soube q ele ia atrás da Leia, ai o lado negro da força cresceu nele e deu mais poder. Além disso, todos sabemos o que ocorreu no Episódio V ele levou uma baita surra, mas se fosse essa menina talvez o inverso teria acontecido, né!?
            Trilha sonora boa é isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zt0UuNpUqK4
            Mesmo o filme sendo ruim, todo fã considera uma obra prima a trilha do John Williams, agora não vi ninguém elogiar a trilha do Episódio VII, você viu???
            E o doutor tem q se acalmar, não lhe ofendi, ou vc ficou ofendido com uma opinião contraria a sua? Vc é do tipo de pessoa intolerante?.
            Estou falando de uma visão sobre o filme que não está errada. Eu tbm disse que o filme tem seus pontos bons, ele tem cenas muito bem feitas, personagens ótimos, mas não é um Star Wars, parece mais com um projeto Marvel/Disney com skin de Star Wars. E na minha visão os filmes da Marvel são todos fracos, são rasos por natureza, mas ao final sempre deixam um vazio, pois eles apontam para o futuro e filmes assim nunca podem ser redondos. Já li muita critica a filmes assim, coisas pesadas que aplicaram ao Hobbit, a Matrix, dentre outros.
            Lembro que isso é a minha opinião e de outras pessoas tbm, e assim como nao sou dono da verdade vc tbm não o é.
            Tome um chazinho de camomila e relaxe.

          • O Melhor Piloto da Resistencia

            Eu to calmo, mas do mesmo jeito que você disse que o Luke teve mais treinamento com o Yoda baseado em nada eu posso achar que a Rey sabia muito bem lutar lá em Jakku, vide que ela era uma sucateira que se metia em lugares de difícil acesso e provavelmente já devia ter trombado com muitos piratas por ai, do mesmo jeito que não mostrou o Luke treinando com o Yoda não mostrou isso que eu disse, se você valida a ideia do Luke treinar você tem que validar a Rey saber lutar, e do mesmo jeito que na luta contra o Vader o lado sombrio do Luke se aflorou deixando ele com raiva partindo pra cima com agressividade o mesmo ocorreu com a Rey na luta com o Kylo Ren, só que com o lado da luz, ela fica calma, fecha os olhos e entra em sintonia com a força, mais uma vez, é algo que se você valida um caso você tem que validar o outro.
            Olha, se você achou que esse filme não é Star Wars talvez você tenha que rever o que realmente é Star Wars, Star Wars é uma jornada de um herói inesperado e seus amigos contra um inimigo muito mais forte que os mesmos, e é isso que esse filme entregou, Star Wars clássico sempre teve essa ideia, sem falar que eram filmes leves, simples, orgânicos, com uma narrativa agradável, filmes Star Wars são rasos por natureza como você disse, inocentes e voltados para crianças, essa era a graça dos filmes, e pra mim e muitos outros esse filme resgatou esse sentimento de simplicidade, algo pra se divertir, rir, nada muito complexo com uma boa dose de inocência.
            Referente a trilha sonora, vou repetir, você diz que a trilha sonora do filme não é boa baseada em que? Só porque ela não fez você “cantarolar” por ai? Como eu disse e repito, a trilha desse filme NÃO É NADA SURPREENDENTE, NADA INOVADOR, MAS é um pecado dizer que é ruim, funciona quando tem que funcionar, e basta, não é excelente não é de explodir a cabeça, mas cumpre seu papel, é isso que eu estou querendo dizer.

          • Lucas Silva

            Conversa longa d+. Deixa eu fechar isso.
            Os filmes indicam que o treinamento com o Yoda teve continuidade, basta ver os diálogos. Outra, os caminhos da força são misteriosos, vc precisa de um mestre para lhe guiar, e esse filme mais novo fala a mesma coisa, é preciso ter um mestre para ensinar a manusear a Força. Mas a Rey não precisou disso, ela usou técnicas avanças como o controle mental, que não é o mesmo que os reflexos apurados que o Anakin tem ao pilotar seu pod, dentre outras comparações. Lutar com piratas espaciais ou mendigos de Jakku não é o mesmo que lutar contra um aprendiz de sith (treinado por Luke).
            Vou ser mais claro, um cara que briga nessas gangues de rua tem chance ao tirar x1 com um lutador de MMA? Lógico que um cara treinado em artes marciais está num nível acima de um sujeito que vive envolvido em briga de rua e briga de bar. E da mesma forma vc precisa de um mestre para te ensinar Arte Marcial, mais claro que isso só se desenhar.
            Eu não disse que Star Wars é um filme raso, mas que os filmes dessa leva da Marvel são rasos. Prova disso é quando fazemos a comparação com o Homem Aranha dos anos 2000 e o Batman do Nolan. A complexidade e as lacunas são maiores e da a ideia de que você nunca vai entender o que ta acontecendo em sua totalidade.
            Também não discordo que os filmes antigos tinham elementos infantis. O atual, na realidade, é o que tem menos tem esses elementos. Da para sentir que ele é mais voltado para o publico adolescente, falando de coisas que fazem sentido para eles e com as famosas piadinhas e ironias que os “aborrecentes” adoram nos filmes de Heróis da Marvel.
            Outra, se Star Wars é só um filme sobre a jornada do heroi, então o negócio ta complicado, ele não iria se diferenciar dos outros filmes que estão por ai, pois filmes que contam a Jornada do Herói temos aos milhares. Reduzir Star Wars a esse fator é minimizar o Universo. Quer dizer que o Senhor dos Anéis é só a jornada do Herói Frodo? Evidente que não! Temos muito mais elementos que formam esse universo misterioso e o torna fantástico inclusive a forma de contar e se referir ao mesmo.
            Vou encerrar a minha participação nesse post por aqui. Talvez somente com o lançamento dos 3 filmes teremos ideia real do que queriam fazer com essa nova empreitada. Para mim esse é mais um filme de ação dessa geração atual Marvelte cm as skins do Star Wars.

          • Cesar DS9/BSG

            “Para mim esse é mais um filme de ação dessa geração atual Marvelte cm as skins do Star Wars.”

            Exato. Pra VOcê o filme é isso.
            Mas basta ouvir ou ler as opiniões de outras pessoas (incluindo fãs antigos) pra ficar demonstrado que o filme não é isso.

            Se todos os argumentos apresentados nesse podcast e em outras criticas espalhadas pela internet não são suficientes pra mostrar que esse filme apesar de alguns problemas tem conteúdo, não ha o que se fazer.

        • Sua critica à trilha sonora do filme não faz sentido, pois tivemos vários filmes e vários anos com eles. Tudo que foi apresentado foi novo e depois de três filmes alguns temas vão ficar incônicos sim, como o tema da Rey e a marcha da resistencia.

          • Lucas Silva

            Faz total sentido. Agora o que não faz sentido é a sua observação. Uma trilha sonora para ser marcante não precisa de 3 filmes martelando a mesma. Quer ver!?

            Lembra da música de Avengers? De Pacific Rim? De Gladiador? Vc lembra da música do duelo de sabres no final do Episódio I? Lembra da Música do expurgo no Episódio III?
            O que isso tudo tem em comum? Todas foram executadas uma UNICA vez e bastou para que tais música ficassem marcadas na cabeça de cada um que assistiu.
            Você lembra da música do Vader no episódio IV? Poucos lembram, ela não marcou e veio a música do Império no Episódio V que agradou de cara e ficou como símbolo.
            Há algumas semana saiu no IGN uma matéria ótima sobre as trilhas sonoras das trilogias, seria uma boa dar uma lida 😉

          • Concordo, mas outros temas de Star Wars só ficaram icônicos depois de um tempo, como o tema da força e o tema da Leia. Além disso eu sai do cinema com s marcha da resistencia grudada na minha cabeça.

    • Não jogue água no chopp da galera.

    • Cesar DS9/BSG

      Eliminação do meio termo camarada? estranho isso não é? você já decretou que o filme é ruim (igual a Ameça Fantasma) e resta a nós simplesmente concordar contigo hoje ou daqui ha 5 anos? que legal hein?!

      Passado 1 semana continuo achando um filme EXcelente.
      Cada vez melhor.
      Ele vai melhorando a cada analise.

      • Moroni Machado

        Qual é a sua argumentação que ameaça fantasma é ruim?

        Pode me dar uma opinião própria, além do que os outros falaram para você?

        Já falei porque eu sei que o filme ruim, já falei que a direção é boa e os atores são bons.

        Mas o roteiro é ruim, extremamente ruim. Todas as críticas do filme (tanto boas, como ruim) falam que o filme é muio parecido (igual) que o nova esperança. E para mim isso é imperdoável. Fui ver desperta da força e não a versão masterizada do nova esperança.

  • Arthur Henrique Alonso

    Olha, é tudo muito legal, muito bacana, esse novo SW é excelente, mas tanto no filme quanto aqui no cast esse papinho de “representatividade”, “politicamente correto”, “negro e branco”…… enchem o saco!!!!!!! O filme nem pesa tanto nessas questões, mas sendo agora uma obra da Disney, fica claro que a escolha dos protagonistas atendeu a tais anseios. SW sempre teve personagens negro e nunca se falou em representatividade, raios!!!! Quando Mace Windu surgiu nas telas não se falava nisso!!!! O que importava era saber que Samuel L, Jackson seria um Jedi!!!!!!!!!! Na boa, SW não precisa dessa camadinha de discurso! Repito, isso enche o saco!!!! Só se fala nisso nas críticas que leio! Que porre!!!! Fosse um moleque sucateiro ou um norueguês tirando a armadura de trooper o simbolismo seria o mesmo: um ser humano iniciando sua jornada de auto conhecimento – cada um por um processo diferente.

    Outra coisa, onde fica claro que o discurso da 1ª Ordem é de direita, minha gente????? E mais uma: só nos livros do MEC o Nazismo era de direita!!!!! hahaha Lamento informar: seus professores de história mentiram pra vocês!!!! rsrsrs Mais uma vez, um discursinho reinante que é repetido sem se aprofundar no tema. “Nacional Socialismo” era o lema do partido nazista! E Socialismo, meus caros, é a ideologia da esquerda. Discursos totalitários, como o que se vê no filme, são arroz com feijão em todos os regimes de cunho marxista.

    Sei que vocês têm suas opiniões e não sei o quanto um cast pode ser considerado como material jornalístico, mas como mídia que são têm influência e formam opiniões. Isso é, em sua medida, um tipo de poder. E se com grandes poderes vem grandes responsabilidades, deve-se ter mais cuidado (ou, no mínimo imparcialidade, quanto a “verdades indiscutíveis”

    • igor peixoto

      Quem soltou essa perola de que Nazismo era de direita?

      • Arthur Henrique Alonso

        Não lembro agora, mas associam a 1a. Ordem ao Nazismo e ao discurso de direita, rsrsrs Cansei dessa confusão, proposital btw, que se instaurou sobre o nazismo…. ainda mais agora em tempos de esquerda modinha….

        • igor peixoto

          Brasil né velho… O que puderem fazer pra empurrar tudo de ruim do mundo no espectro da direita a galerinha bitolada faz. O problema e que tudo e qualquer tipo de midia esta infestada desse discurso pomposo, politicamente correto, tal qual Gramsci falou la atras (revolucao cultural)… Quando for ouvir o cast, ja sei que vou ter que engolir esse discurso kkkk

          • Arthur Henrique Alonso

            hahah, Fato, meu caro!!!!! Já toma um Engov antes e outro depois!!!!! hahahahahah E o foda é a irresponsabilidade como a coisa se dá, ou, como é esperta a estratégia da esquerda. A coisa é lançada assim como quem não quer nada num comentário de cast. Aí depois o desavisado ouvinte recebe aquela informação como verdade; “pô, os cara do Rapadura falaram que o Nazismo e a 1a Ordem são de direita, Que legal!..” Depois ele fala isso pro amigo desavisado dele, e por aí vai….vira verdade….. é o reino da desinformação!

          • Son1213

            HAHAHA O cara acha que nazismo é de Esquerda.

          • Wesley Rocha
          • Wesley Rocha

            também interessante sobre o tema:
            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1343

          • Son1213

            A direita vive falando da esquerda mas é uma das coisas mais diabólicas que já existiram.

          • melkorcg

            a mesma “irresponsabilidade” de acusar a direita no geral de nazismo, é a de acusar a esquerda de comunismo. Você deve então condenar as duas praticas, correto?

            Sem falso vitimismo. Todos ganham.

          • Jonas Block

            Arhtur, não seja assim. Você sabe que um podcast na frente de todos os livros do mundo sobre o nazismo não é nada. Todos os livros falam que o nazismo era de extrema-direita. Você, que é da direita, que não quer aceitar isso. Pra você, TODOS OS LIVROS ESTÃO ERRADOS. Paciência, coxinha.

          • Tony

            O cara leu TODOS OS LIVROS DO MUNDO.
            E entendeu tudinho viu?

      • Jonas Block

        Todos os livros do mundo. Apenas. Estude mais.

    • Son1213

      Ih, olha o fã de Bolsonaro. Vai na Veja procurar uma crítica de Star Wars então ou em algum sitezinho de direita pra você ficar tranquilo de não ler esse tipo de termo.

    • gandralf

      Quantas vezes você ouviu que “Guardiões da Galáxia é o filme mais arriscado da Marvel”?

      Eu perdi as contas. Sabe por que? Porque estes veículos seguem uns aos outros, além das orientações (oficiais ou não) das próprias distribuidoras. Daí a repetição de discursos. Não que o que foi dito é válido ou não, mas o processo da cópia da cópia é, por definição, feito sem a devida reflexão. Mas… de boa? Tudo bem. Faz parte.

      Quanto ao discurso da representatividade, provavelmente é uma mistura de confluência de interesses bem peculiar. Hollywood tem uma rara simbiose de falta de escrúpulos com progressismo. Se um discurso é abraçado por uma turma prá-frentex e a turma do dinheiro percebe que dá para lucrar com isso, bora. Seguem e reforçam buzzwords da época, não importando se fazem ou não sentido. Por acaso estão fazendo este experimento com a tal representatividade. Se colar, colou. E farão isso até perceberem que outra coisa chama mais a atenção e dá mais retorno.

      Quando ao assunto em si, caguei. Não me importo se é ator ou atriz, branco, negro ou verde com bolinhas douradas. O que me importa é se a escolha para o papel foi a melhor possível e se isso faz sentido na história, ou melhor, se faz diferença na história.

      Neste star wars, por exemplo, que diferença faz o sexo ou a etnia dos personagens para a narrativa? Tirando a Rey que deveria apresentar alguma fragilidade aparente (mas um sujeito bem jovem e meio franzino também poderia passar tal imagem), nenhuma. Como contraponto, a Furiosa (ah, Charlize… <3), só poderia ser uma mulher.

      Nem como metáfora aproveitaram uma possível rejeição contra o Finn. Ele entrou no coração da resistência sem nenhum atrito. É até meio patético, se você pensar quão fácil seria plantar um espião lá. Basta ajudar um piloto que não tem mais serventia fugir e pronto: confiança instantânea.

      Dito isso, reconheço como benéfico que membros das ditas minorias sejam bem representados, principalmente como protagonistas. O problema ocorre quando perde-se a oportunidade de selecionar alguém perfeito para o papel porque não tem a etnia ou o sexo que o pessoal de marketing exigiu no briefing. Aí é tiro no pé.

      Como exemplo positivo, a transexual de Sense8 foi uma excelente escolha. Existe uma demanda criativa (meio auto-biográfica) e a Jamie fez uma excelente trabalho.

      Enfim, nesta história toda estarão misturados repetições preguiçosas, questões pertinentes, hipocrisia, coincidências transformadas em tempestade em copo d'água, auto-intitulados líderes do sindicado da minoria XYZ etc. Erros serão uma certeza mas, de boa, o impacto é bem menor do que parece.

      Relax.

    • Jonas Block

      Típico comentário de um coxinha, homem, branco, abastardo… dizer que que representatividade é “papinho”. Cara, você já começou seu discurso muito errado. Pensa antes de escrever, rapaz.

      Outra coisa, tem em TODOS OS LIVROS que o nazismo é extrema direita. TODOS. Não só os do MEC, mas, por exemplo, no dicionário de Oxford. O problema é que a direita não quer o nazismo nas suas costas, aí manda pra esquerda. O nazismo tem socialista só no nome. Se você estudou, você sabe disso. Todo professor de história sabe que o nazismo era de extrema direita.

      Cara, você chega nos comentários desse puta programa e vem destilar esse ódio direitista, sendo que todo mundo sabe que o nazismo era de extrema direita. Estude mais, coxinha.

    • Felipe Barbosa

      !!!!!!! !!!! !!!! !!!!!!!!!! !!!! !!!!! !!!!

      38 pontos de exclamação. Parabéns, é um novo record.

    • Kaio

      “SW sempre teve personagens negro e nunca se falou em representatividade, raios!!!! Quando Mace Windu surgiu nas telas não se falava nisso!!!! ”

      não sei em que ano vc tava mas bem-vindo a 2015, onde a gente fala sobre essas coisas

    • Rafael Pereira

      Concordo. Isso vem muito do Barreto e do PH.
      Enquanto derem destaque pra isso, nunca será normal ter um negro em destaque num filme ou uma mulher.
      Pq simplesmente não curtem o filme. Tem que achar um asiático, uma mulher, um latino, um negro…

      • phsantos

        Fico realmente muito triste em ver o desmerecimento a esse tema. Gostaria de informar que vou continuar falando e sugiro que não continue me ouvindo. Desculpe estar sendo rude.

        Meu discurso sobre representação de raça e gênero não vai ser extinto para se adaptar ao que vocês, que estão contra, querem ouvir. Simplesmente não vai.

        Sobre Lando e Mace Windu, esses não me representam e eu posso ficar horas falando sobre isso, mas haverá a oportunidade e não será por aqui.

        Não interpretem o que eu falei agora de uma maneira ruim, mas é bem sério mesmo. Se não estou agradando, por favor, não insistam em me ouvir falando da merda que é ser negro e receber historicamente todas as piadas que recebi. Se você é branco, brother, infelizmente, você não sabe e nunca saberá o que raios é isso.

        E ainda nem comecei a falar de gordo…

        Esse é o meu discurso, essas são as minhas lutas. Não insistam em ouvir quem vocês não conseguem ouvir. Procurem vossas bolhas!

        • Moroni Machado

          PH, respeito você e contrário de outros não estou tentando insultar com essa pergunta mais quero um esclarecimento sobre um assunto.

          Quando algo é normal, você não da destaque á ela. Star wars tinha negros, mas na sua opinião não te representa. Mas Star wars tinha brancos e eles não me representa. Não entendo o porque Luke não podia te representar. Só por que ele era branco ele não pode te representar. Só porque Rey é mulher ela não pode me representar?

          Por exemplo, tem um quadrinho chamado Wicked + Divine, a protagonista é negra e nenhum momento eu pensei nossa o escritor está sendo representativo. Não ser negro é apenas um aspecto do ser humano e não o todo. Acredito que as pessoas são muitas mais complexas do que a cor de pele.

          • phsantos

            Isso é fato e precisaríamos de várias horas conversando para chegar a um denominador. Na real, nao existe a visão correta, mas também nao convém o desmerecimento ao tema, como falei. A questão pra mim é simples: quando se está em um papel de oprimido, faz-se necessária uma representatividade completa, caso contrário, ponto para a visão do opressor. Mas, como disse, é apenas minha visão.

    • ☭ CÃOMUNISTA ☭

      Cara, Peixe-Boi tem esse nome e nem por isso é um boi. Nome não diz nada.

      Nazismo é de direita SIM! Tem nada a ver com MEC, não! Leia o Mein Kampft – Hitler expressa total nojo aos comunistas nele. PARA de sair por ai falando merda, cara…

  • Uryuu Rayleigh

    Barreto sempre exagerado.
    Desculpe, mas que papo é esse de que o Finn ouviu milhares de vozes gritando?

    Ele estava carregando a nave olhou para o céu e viu planetas sendo explodidos, foi isso.

    Parabens, excelente programa!

  • Anderson Caldeira Sobrinho

    Caramba Siqueira, para com isto, ser de direita não é a mesma coisa que autoritarismo e facismo (estes dois conceitos nascem na “direita” e na “esquerda”).

    • Son1213

      Tem razão. É extrema direita e extrema esquerda.

      • Anderson Caldeira Sobrinho

        Não, esquerda e direita são conceitos ultrapassados, nascidos na revolução francesa, onde o lado direito do parlamento queria a volta da monarquia (estado absoluto), os conservadores, e a esquerda (parlamentarismo), os liberais (infelizmente esquecido na historia, mas para ver como isto é verdade basta procurar literaturas, inclusive brasileira antes de 1850) e a redução do estado.
        Hoje, com o nascimento de varias outras ideologias, como o marxismo, este conceito não tem sentido, o mais correto é o diagrama de nolan: onde temos os progressistas, que apoiam ampla liberdade do individuo mas restrição na liberdade economica, conservadores, que apoiam ampla liberdade economica mas restrição nas liberdades individuais, totalitarios que defendem restrição nos dois aspectos e os liberais ou libertarios que defendem ampla liberdade nos dois aspectos.
        Por esta otica é mais facil de compreender o cenario politico brasileiro, mundial e galactico.

        • Rodrigo De Sousa

          Conservador não apoia restrição a liberdade nenhuma não, a gente só quer que as pessoas vivam a vida delas sem encher o saco das outras.

          • Anderson Caldeira Sobrinho

            Rodrigo, entenda quando falo que um conservador “apoia” restrição a liberdade, é no sentido do campo das ideias, por exemplo, um conservador crê que patentes devem ser mantidas, um libertarios não, um conservador cre na na existencia do estado para manter justiça e segurança, um libertario não.
            Isto que é restrição da liberdade individual que o conservador “apoia”.

          • Rodrigo De Sousa

            Por que o libertário tal qual o comunista cre numa utopia de um mundo que se ”auto regule” por que em vez de aplicar o sistema como se deve, querem quebrar tudo e jogar fora..

          • Anderson Caldeira Sobrinho

            Tudo bem, não é como enxergo mas creio ser desnecessario discutir isto aqui.

          • Rodrigo De Sousa

            Tudo bem amigo, obrigado por não ser um retardado estúpido e mal educado comigo =)

          • Jonas Block

            Vc é que acha que a direita do Brasil é a direita do mundo. São conceitos diferentes, rapaz.

          • Rodrigo De Sousa

            O Brasil nem tem direita fera, só tem social democrata nessa merda.

          • Paulo Roberto Galliac

            Deveria mudar de conservador para ultraconservador. Já que acha todo mundo da política nacional é de esquerda. E em tempo a extrema direita não se vê como extrema direita ou herdeira do nazismo/fascismo como um criminoso se julga inocente e injustiçado pelos seus crimes na cadeia. Nem toda a direita é extremista, mas ao ver aqui os comentários é reflexo da onda antidemocrática. Sim caminhamos para isso com defensores da homofobia, xenofobia, racismo, machismo etc. Defensores de Jair Bolsonaro, Donald Trump, Marine Le Pen. Enfim o mundo caminha para o “lado sombrio” sim.

          • Rodrigo De Sousa

            Ownt como você é bonzinhu, você é du bem né? filhote, SOCIALISTA é SIM de esquerda, liberam defende agenda socialista, ser Socialista é a base do comunismo. Onda antidemocrática hahahaha MUITO democrático CAGAR na regra de alternância de poder né? pedir o expedimento de deus e o universo, mas se pedem o da sua amiguinha, que ASSUMIU cometer crime é “golpe” Bebezinho, sou negro, pobre, gordo, e desempregado (graças a sua amiguinha do bem, que fez eu perder o meu emprego destruindo a economia da minha cidade) e é lado NEGRO, nazismo, serio a falácia ctrl+c +v de associar nazismo a direita? ultra direitista hahahah legal fera, novilingua a parte, você tem alguma ideia própria ou é tudo copiado asism na cara dura da turminha da Usp e dos fabianos?

          • gandralf

            Já me perdi no quarto comentário. Resume aí. Quem chamou quem de bobo, feioso, cara de melão?

          • Ta falando besteira cara! Conservador não apoiar a restrição de liberdade? De onde vem a palavra “conservador”? Se informa melhor!

          • Rodrigo De Sousa

            Eu SOU conservador filhote, Conservador CONSERVAR o que funciona e busca melhorar o que não dá certo, ele acredita na unidade social SEPARADA da vida pessoal (o inverso do mundo moderno, onde nego faz questão de postar que ta cagando, ainda colocar foto e descrever o cheiro na net)

            Antesde querer me dar pito garoto, vai ler.

          • Son1213

            Conservador nada, você é um moleque de revoltados online e nandete!

          • Rodrigo De Sousa

            Sou mais velho que você viado, e nem sigo aquele lixo do revoltados e nete é você, pirulete, que não tem coragem de por teu nome nem tua cara;

          • Son1213

            Mais velho porra nenhuma, você é um moleque retardado que só vive falando de conservador e esquerda em podcasts e vídeos que não tem nada a ver com o assunto.

            E pior que é nandete mesmo puta que pariu. E ainda acha que sou fã de pirulla sendo que o trouxa fala tanta merda quanto seu herói Nando Moura.

          • Rodrigo De Sousa

            Sou mais velho que você sim, a culpa não é minha se voc~e é um pirralho covarde que nem mostra a cara nem o nome, se esconde atrás de um perfil falso pra atacar as pessoas.

          • Son1213

            Você usa uma foto fake de um gordo imbecil e quer falar que é sua. Faça-me o favor moleque, vai completar o ensino médio primeiro.

          • Rodrigo De Sousa

            ”Foto fake de um gordo imbecil” o Gordo imbecil sou eu seu debil mental, acima do bem e do mal que só sabe xingar e falar merda, bota a porra do teu nome e da tua cara ai, do contrário vai buscar atenção de outro macho em outro canto.

          • Son1213

            Não tem como você provar isso seu moleque mimado. Vai completar 18 anos primeiro pra depois voltar a discutir comigo seu bosta.

          • Rodrigo De Sousa

            Posto meu facebook aqui, mas não quero uma pessoa imunda ocmo você me perseguindo lá também, então vai dar o cu e não fode.

          • Michel Rodrigues

            Pra mim foi isso que o ele disse. Eles querem CONSERVAR o que PRA ELES ‘tá dando certo. O “dando certo” é que é um ponto de vista. P’raqueles do “Império”(hoje First Order), esse era o certo e vou lutar pra manter, usando os artifícios que forem necessários. Lembra muito a política, inclusive. =)

          • Rodrigo De Sousa

            Não, ele quis dizer que ser de direita é ser mal e ser de esquerda é ser bonzinho, só isso mesmo.

          • Michel Rodrigues

            Ele que eu digo = tal do Siqueira. Porque eu fui ver posts dele e ele não diz nada disso/nesse sentido de romantizar Direita/Esquerda. Pelo contrário. Se tu for no twitter dele tem até post dizendo que corrupção é “ambidestra”(não lembro se ele usa esse termo exatamente).
            Só dar uma pesquisadinha. xP
            (isso sem expressar minha opinião totalmente contra qualquer conservadorismo)

          • Rodrigo De Sousa

            Ele odeia todo direitista amigo, o Frank miller é um exemplo, o quanto ele já falou mal do cara só por ele ter opiniões de direita, no post ele não disse mais no cast sim, ele frisa sempre isso de direita e direita=mal, não é a primeira vez que ele faz isso. virou rotina.

    • Wesley Rocha

      Eu fico triste quando ainda escuto gente reproduzindo essa falácia de direita=autoritarismo/facismo.

      • Jhon Anderson Souza

        Eu fico triste quando escuto gente com um discurso reprodutor de revista veja, globo, etc, numa teoria cega, que acha que a direita no zbrasil, não virou um dos maiores símbolos de autoritarismo e facismo. Eu queria ver essa direita libertadora, igualitária e democrática que dizem existir no Brasil, porque quando busco, encontro Bolsonario,Aecio, Felicisno, Eduardo Cunha etc…. Me digam cadê por favor… Eu preciso me livrar dessa generalização…. Por favor…

        • Wesley Rocha

          Cara, já ouviu falar em libertarianismo? Apesar do libertarianismo não pertencer ao escopo direita/esquerda, ele zela pelos direitos individuais à vida e a propriedade. Já ouviu falar em e autoritarismo de esquerda? Já leu sobre a revolução bolchevique, e as mazelas geradas pela mesma e que não tinha nada de democrática e igualitária? Já leu os
          25 Pontos do Partido Nacional-Socialista Alemão e como seu programa que exclui a liberdade individual baseando-se em coletivização de bens e serviços?

          • San Ramon

            Bem assim.

          • San Ramon

            exatamente

          • Geana

            A parte do libertarismo tudo bem, mas se for reproduzir falacia de velho gaga sobre Partido Nacional-Socialista Alemão pq tem “Socialista” no nome ai fica difícil. Substituir uma falacia por outro não parece legal, sei lá….

          • Wesley Rocha

            Acho que não fui claro, mas posso ser mais claro agora. Quando citei o partido Nazista em seu “25 Pontos do Partido Nacional-Socialista Alemão”, não o fiz como forma de reproduzir uma falácia, mas sim como forma de nomear o documento em si, que possui esse nome. Quando falei: “Já leu os 25 Pontos do Partido Nacional-Socialista Alemão e como seu programa exclui a liberdade individual baseando-se em coletivização de bens e serviços?”, me referi ao conteúdo do documento e não ao nome do partido, que apesar de ser uma “falácia” não exclui a relação. Porém entendi o seu ponto.

          • Jhon Anderson Souza

            Acho que vc tem que parar de ler coisas tendenciosas. Se eu pesquisar no Google, o Papai Noel existe, vai ter um site me dizendo que papai noel existe. O que vc previsa, primeiramente é estudar, e muito, e não tô falando de coisas didáticas não. Pesquise em várias fintes, leia vários livros, e não faça pesquisas tendenciosas, porque amigo, ta feio, muito feio. Vou nem entrar em debati com suas abordagem não, beiram o desespero ignorante.

          • Wesley Rocha

            Me cite 20 artigos/livros/textos não tendenciosos que lerei com maior prazer. Agora, usar o argumento “vá estudar” e o “para que tá feio”, é a maior representação de fuga do debatE e ausência de conteúdo para contra-argumentar os pontos citados por mim. Não sou o dono da razão, mas quando você me “acusa” de estar errado e ser tendencioso, cabe a você o ônus da prova, pois citei um documento histórico não inventei da minha cabeça.

          • Jeremias Jonas

            Falou o cara que manda os outros irem estudar, mas que mal sabe escrever corretamente. Típico.

    • Rodrigo De Sousa

      Da depressão, um cara culto advogado cagando tanto pela boca, querendo sempre denegrir a gente de direita.

      • Son1213

        Em todos os lugares você está bostejando. Impressionante. Aposto que é fã de Nando Moura.

        • Rodrigo De Sousa

          Ta me seguindo por que, quer me dar?

          • Son1213

            Não to te seguindo. Eu que tenho o azar de te encontrar em todos os lugares que frequento.

          • Rodrigo De Sousa

            Eu graças a deus nunca notei tua presença infeliz até hoje.

          • Son1213

            Infelizmente sua presença sempre é notada pela quantidade de merda proferida.

          • Rodrigo De Sousa

            É tanta merda que é incapaz de refutar sem partir pra ofensa, impressionante.

          • Paulo Roberto Galliac

            Ao usar tanta merda é um elogio para você?

          • Rodrigo De Sousa

            Eu não preciso de elogio de gente que se acha superior e do bem, só com quem concorda com ela, ah sim, gente como você. e merda tem utilidade, aduba o solo que produz frutos, diferente das suas (ahahahah) ideias copiadas de outros.

          • Son1213

            Refutar o quê? Um bundão feito você que fica falando de direita em tudo quanto é lugar? Revoltadinho online e bolsominion de carteirinha.. você é só o outro lado da moeda da esquerda.

        • Edward Elric

          Comentarista do MdM detected!

          • Son1213

            Nunca ouvi nada desse lugar e nem pretendo.

          • Edward Elric

            Vou traduzir então, pessoa que quer só trolar. O que eu respeito até, just for fun, qual o mal disso? Agora tu, que pelos comentários, deve ter tido aula de retórica com a Luciana Genro, dá pena.

          • gandralf

            Estou surpreso como até agora ninguém colou o meme da Jéssica aqui.

    • Enderson Araújo

      Realmente chega a surpreender, ouvir o Siqueira mencionar tal pensamento retrógrado. Apenas por ser um sistema totalitário e opressor, não se pode dizer que advém de uma direita. Que pedrada amigo. Podia ficar sem essa.

    • Jonas Block

      Mas Anderson, tem em todos os livros de história que o nazismo é de extrema direita e extrema esquerda (sendo que a direita é mais poderosa no nazismo). O que tem de errado na colocação?

      • Edward Elric

        Querido, a Alemanha Nazisma possuía uma economia planificada, os bens de produção eram teoricamente do cidadão, mas o que produzir, quanto produzir, por quanto vender e para quem vender, tudo controlado pelo estado. Claro, tu podia discordar, mas era morto no processo. Se isso não é socialismo, não sei o que é.

        A diferença entre Nazismo e o Socialismo clássico é que um é um doberman e o outro é um husky Siberiano, raças diferentes, tamanho diferente, mas ambos são da mesma espécie.

        • Son1213

          Em todo o mundo é considerado que o nazismo era de direita. Abraços.

          • Edward Elric

            Luciana Genro, é vc? Huahahah Teu nick é condizente com teus infantis argumentos.

          • Son1213

            Tem razão Weaboo! Seu nick e sua foto são extremamente condizentes a sua idade mental de 14 anos.

      • Anderson Caldeira Sobrinho

        Isto não a questão da minha critica ao siqueira, primeiramente este espectro direita/esquerda está ultrapassada, não cabe ao nazismo, comunismo, facismo, liberalismo, conservadorismo…
        Minha critica ao Siqueira está numa colocação em que o Siqueira cita os momentos de torturas feitas pelo Kilo Ren, e logo emenda, “e não se esqueça eles são um governo de direita”, nesta frase a logica que o Siqueira quer resaltar é direita=tortura.
        Para analisar um sistema politico de uma nação hoje é incabivel, se o quiser fazer de forma seria, usar termos como direita e esquerda, pois estes nasceram na revolução francesa, onde os que se sentavam a direita eram a favor do retorno da monarquia, poder mais concentrado, e os que se sentavam a esquerda eram a favor do parlamentarismo, poder menos concentrado, apos o nascimento de tantas outras filosofias politicas a analise politica entre direita e esquerda é algo raso, ao meu ver é mais razoavel a analise seguindo o diagrama de nolan onde temos um espectro mais amplo, a definição dele é assim:
        Liberal: Total liberdade social e total liberdade economica.
        Progressista (esquerda): Total liberdade social e restrição nas liberdades economicas.
        Conservador (direita): Restrição nas liberdades sociais e total liberdade economica.
        Totalitario: Restrição nas liberdades sociais e restrição nas liberdades economicas.
        O imperio galactico restringe os dois, assim como o nazismo (no regime nazista os propriedades privadas foram mantidas com seus proprietarios mas este tinham que guiar sua produção para aquilo que o partido considera importante, e as propriedade do cidadão poderia ser confiscada a qualquer momento que um oficial achasse necessario para o esforço da guerra), o comunismo da URSS… todos sistemas totalitarios, nem esqueda e nem direita.
        Não estou querendo com isto julgar qual o linha politica é melhor, simplesmente esclarecer quem é quem, pois esquerda e direita é apenas uma confusão, quase uma forma de querer insultar o outro, “você é de direita” tradução “você é torturador”, ou “você é de esquerda” tradução “vocÊ é comunista, ladrão”.

    • Vinicius

      Então amiguinho, o Nazismo vem da extrema direita, pq vem de uma ala conservadora, tanto que decidiram matar os judeus para proteger a economia, mais conservador do que isso é impossível, o pessoal confunde demais direções com modelos econômicos.

      • Edward Elric

        Verdade!! Vou destruir toda sociedade e reconstruir conforme minha vontade, tomando a liberdade das pessoas em prol do estado! Cara, como isso é conservador!!

        • Rodrigo De Sousa

          Pleno 2015 e nego achando que o partido dos trabalhadores alemães, Nacional social democrata era de “direita” se for assim O governo chinês é ULTRA conservador por que o nome do partido é republica popular da China e os norte coreanos são a republica popular democrática da Coreia do norte (comunista AMA usar a palavra democrática e popular rs)
          Ta mais que PROVADO que os caras eram comunistas, “ain os meios de produção eram capitalistas”
          a propriedade privada dos meios de produção
          existia apenas nominalmente sob o regime Nazista, e que o verdadeiro conteúdo
          da propriedade dos meios de produção residia no governo alemão. Pois era o
          governo alemão e não o proprietário privado nominal quem decidia o que deveria
          ser produzido, em qual quantidade, por quais métodos, e a quem seria
          distribuído, bem como quais preços seriam cobrados e quais salários seriam
          pagos, e quais dividendos ou outras rendas seria permitido ao proprietário
          privado nominal receber.
          Só ver a história do Schidller e tá lá, e matar comunistas? SERIO? quem mais matou comunistas foi stalin hahahahaha ele é ULTRA EXTREMA DIREITA por isso? hahahahah;

          • Son1213

            Impressionante como você NUNCA fala sobre o assunto proposto em podcasts. Sempre cisma de falar de política e fala só isso. Puta que pariu, que retardado.

            Espero um dia ver você comentando algo diferente disso.

          • Rodrigo De Sousa

            Falaram de politica no cast de forma bem clara, querendo fazer alusão mentirosa, você se faz de _não tenho lado_ mas ta ai dando chilique e não refutando o que foi dito da boca do siqueira, vai tomar no seu cu pivete frouxo, que não usa sua cara nem teu nome, covarde que se esconde por traz de um fake.

          • Son1213

            Não há nada pra refutar gordinho de merda. Vocês de direita e esquerda que se virem nisso.
            Eu que não vou ficar discutindo política com um imbecil feito você por horas pra satisfazer seu fetiche por mim.

          • Rodrigo De Sousa

            Você me persegue e eu que tenho fetiche por você hahahaha

          • Edward Elric

            ” Vocês de direita e esquerda que se virem nisso. ”
            Tu esta ai tendo chilique por causa de um debate sobre as verdadeiras cores do nazismo e depois vem bancar o neutro? Huahahaha

          • Edward Elric

            Perfeito!! Só uma observação, eu prefiro usar o termo marxista pq acho mais adequado, já que comunismo é uma coisa, socialismo e outra e por ai vai. Evita do cara devolver “Mas o comunismo nunca existiu! Vai estudar!”

          • Rodrigo De Sousa

            É por que comunismo é um fim, socialismo é o meio e marxismo é um principio, é tudo a mesma coisa. são fases de um mesmo processo.

      • Anderson Caldeira Sobrinho

        Isto não a questão da minha critica ao siqueira, primeiramente este espectro direita/esquerda está ultrapassada, não cabe ao nazismo, comunismo, facismo, liberalismo, conservadorismo…
        Minha critica ao Siqueira está numa colocação em que o Siqueira cita os momentos de torturas feitas pelo Kilo Ren, e logo emenda, “e não se esqueça eles são um governo de direita”, nesta frase a logica que o Siqueira quer resaltar é direita=tortura.
        Para analisar um sistema politico de uma nação hoje é incabivel, se o quiser fazer de forma seria, usar termos como direita e esquerda, pois estes nasceram na revolução francesa, onde os que se sentavam a direita eram a favor do retorno da monarquia, poder mais concentrado, e os que se sentavam a esquerda eram a favor do parlamentarismo, poder menos concentrado, apos o nascimento de tantas outras filosofias politicas a analise politica entre direita e esquerda é algo raso, ao meu ver é mais razoavel a analise seguindo o diagrama de nolan onde temos um espectro mais amplo, a definição dele é assim:
        Liberal: Total liberdade social e total liberdade economica.
        Progressista (esquerda): Total liberdade social e restrição nas liberdades economicas.
        Conservador (direita): Restrição nas liberdades sociais e total liberdade economica.
        Totalitario: Restrição nas liberdades sociais e restrição nas liberdades economicas.
        O imperio galactico restringe os dois, assim como o nazismo (no regime nazista os propriedades privadas foram mantidas com seus proprietarios mas este tinham que guiar sua produção para aquilo que o partido considera importante, e as propriedade do cidadão poderia ser confiscada a qualquer momento que um oficial achasse necessario para o esforço da guerra), o comunismo da URSS… todos sistemas totalitarios, nem esqueda e nem direita.
        Não estou querendo com isto julgar qual o linha politica é melhor, simplesmente esclarecer quem é quem, pois esquerda e direita é apenas uma confusão, quase uma forma de querer insultar o outro, “você é de direita” tradução “você é torturador”, ou “você é de esquerda” tradução “vocÊ é comunista, ladrão”.

    • Hess Grigorowitschs

      Todo mundo quer opinar, Mas a galera não sabe nem a diferença entre orientação econômica e política…

      • Paulo Roberto Galliac

        Economia anda lado a lado com a política.

        • Hess Grigorowitschs

          O que não significa que elas sejam a mesma coisa, a exemplo do fato de direita e esquerda significarem coisas totalmente diferentes numa e na outra

    • César Lima

      Bola fora do Siqueira! Tantos espectros da direita convivem harmoniosamente em países desenvolvidos e são sinônimo do progresso da humanidade, como o liberalismo na economia e o conservadorismo no campo dos costumes. Podia passar sem essa, sem dúvida.

    • Edward Elric

      Sério q ele falou esta bobagem?

    • Tony

      Tenho certeza que na hora de dizer Nacional Socialismo ele se confundiu e disse direita. Só pode ser isso.

    • Paulo Roberto Galliac

      Pior é a falácia do nome fascismo associada a esquerda. Caramba nazismo e fascismo era de extrema direita. Não tem o que discutir e sim estudar. Para leigos que tomaram zero em história e vários reacionários daqui. Autoria do Professor Leandro Karnal. Para de lerem Veja/Naspers e assistir TV globinho e vão ler mais livros de história e assistir mais documentários.:

      “Aí o reacinha acha que o Nazismo é de esquerda só porque o seu astrólogo com o fundamental incompleto disse que é.

      “Alguns conceitos.O debate “nazismo de esquerda” desperta várias considerações.Vou tentar ser objetivo.

      01) argumento do nome – O partido nazista se chamava Partido Nacional
      Socialista. Acreditar que o nome contenha a essência de tudo é
      nominalismo ingênuo. A ARENA do regime militar
      tinha a palavra “Renovadora” no nome. Seu objetivo era impedir a
      renovação.

      O PSDB tem a social democracia no nome. Lênin chamou seu
      grupo de bolcheviques (bolchevo = maioria). Eram minoria na hora da
      divisão. A Inquisição tinha por lema “misericórdia e justiça”.

      O nome
      pode disfarçar o seu contrário, como no Ministério da Verdade do 1984 de
      Orwell. Nem todo Filipe ama cavalos, apesar do seu nome dizer isto em
      grego. Nem toda menina chamada Bela é o que o nome expressa. Nem toda
      Angélica é virgem. Nem todo Leandro (homem leão) tem juba… Confundir
      nome com a coisa em si é fundir significado com significante. Usando
      linguagem mais avançada: o signo é aleatório.

      02) O nome Partido
      Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Alemão:
      Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei – abreviado NSDAP) já
      procurava cooptar os trabalhadores nos anos difíceis do pós Grande
      Guerra. Era uma tentativa de se opor aos socialistas e comunistas. É
      similar ao método de Getúlio Vargas que “estatizou” a data da esquerda, o
      Primeiro de Maio e fundou, ao final do Estado Novo, o PTB.

      03)
      Hitler inaugurou o sistema de campos de concentração com militantes de
      esquerda, acusados do incêndio do Parlamento alemão. Seu livro Minha
      luta é um combate ao socialismo de modelo soviético que ele identifica
      com o Judaísmo.

      04) No “saco de gatos” do partido nazista existia,
      sim, gente mais à esquerda do que o ditador. As SA (Sturmabteilung ) de
      Ernst Röhm são um exemplo. O massacre da sua liderança , em 1934 (Noite
      dos Longos Punhais) , é uma luta nazista para unificar a posição
      ideológica em torno do pensamento de extrema-direita de Hitler.

      05)
      Para não ampliar demais. Defesa do Estado não é de direita ou de
      esquerda. Há liberais capitalistas que, baseados, em Adam Smith e
      outros, defendem o encolhimento do Estado. Há anarquistas de extrema
      esquerda que pregam o fim do Estado. Há leninistas que queriam o Estado
      Total. Há fascistas que querem o Estado Total. Se ampliar o Estado for
      de esquerda, o general Médici e o general Geisel são militantes de
      esquerda. o Estado Totalitário (URSS, Alemanha Nazista, Itália Fascista
      etc) pode ser de esquerda ou de direita.”

      • Paulo Roberto Galliac

        Mais informação paras ovos chocados da serpente da ignorância reacionária.

        “O nazismo/fascismo era de direita

        Publicado em 17 de Outubro de 2013 por Matheus Boni

        Um dos mitos mais repetidos pela nova extrema-direita é que o nazi-fascismo seria “esquerdista”. Com base no que dizem isso?

        Se você perguntar, dirão que é porque o nazi-fascismo teria
        supostamente aprofundado a intervenção do Estado na economia. Alguns dirão que a ditadura nazi-fascista combateu os “capitalistas judeus” e até citarão uma frase de origem duvidosa. E o mais repetido, dirão que o partido hitlerista tinha o termo “nacionalsocialista” em seu nome.

        Nomes de partidos

        Qualquer um que acompanhe a política partidária-eleitoral brasileira adquirirá uma convicção firme: o nome do partido tem pouco ou nada a ver com o conteúdo das suas práticas. Termos como “nacional”, “democrático”, “popular”, “progressista” ou “social” são tão banalizados e usados por partidos tão diferentes (ou excessivamente iguais) entre si que perderam o sentido.

        O partido de Hitler era o NSDAP – “NazionalSozialitisch Deutsche
        Arbeiter Partei” (Partido Nacionalsocialista Operário Alemão). O
        “NazionalSozialismus” era abreviado como “Nazismus” e considerado a versão alemã do nazi-fascismo. Na Espanha os fascistas se chamavam “falangistas”, na Croácia “ustaches”, na Romência, “guardas-de-ferro”, no Brasil “integralistas”, e na Itália, “fascistas”.

        A ideologia nazi-fascista era um amalgama de racismo, machismo, conservadorismo, militarismo, anti-semitismo, anti-marxismo e expansionismo. A organização partidária de Hitler recebeu forte apoio financeiro e político dos principais capitalistas alemães, com exceção daqueles que origem judaica.

        Frases

        Não é muito difícil atribuir uma frase a alguém: basta criar uma
        frase e dizer que fulano de tal a disse. Uma pessoa viva pode te acusar de difamação e calúnia se você fizer isso. Quando você faz o mesmo em relação a uma figura histórica, é importante ter provas.

        Os reacionários adoram criar memes estúpidos atribuindo supostas frases anticapitalistas a Adolf Hitler. Em geral, sem fonte alguma, mas muito raramente, algumas frases citadas tem fontes duvidosas. Por mim, prefiro uma base mais sólida, então recorro a um livro que Hitler publicou em vida e que não é difícil de achar na internet, o “Mein Kampf” (Minha Luta).

        A quem tiver estômago para os delírios de Hitler, pode conferir um conjunto de frases sobre o marxismo aqui.Citarei um trecho, que evidencia a extrema naturalização das desigualdades sociais e o anti-igualitarismo do discurso hitlerista:

        ”A doutrina judaica do marxismo repele o princípio aristocrático na natureza. Contra o privilégio eterno do poder e da força do indivíduo levanta o poder das massas e o peso-morto do número. Nega o valor do indivíduo, combate a importância das nacionalidades e das raças, anulando assim na humanidade a razão de sua existência e de sua cultura.

        Por essa maneira de encarar o universo, conduziria a humanidade a abandonar qualquer noção de ordem. E como nesse grande organismo, só o caos poderia resultar da aplicação desses princípios, a ruína seria o desfecho final para todos os habitantes da terra.”

        Judeus e capitalismo

        Um típico mito anti-semita é a associação entre judeus e capitalismo.

        Segundo essa maluquice, os judeus seriam riquíssimos capitalistas, e vice-versa, com algumas poucas exceções. Os judeus conseguiriam essa riqueza por meio de alguma conspiração mundial, ou usariam essa riqueza em alguma conspiração mundial, tudo muito malvado e conspiratório.

        Perfeito para você ter um culpado universal para as suas frustrações pessoais, sem precisar ser um “revoltado contra ‘o sistema’”. Não existiriam crises cíclicas, luta de classes, guerras imperialistas… tudo não passaria de uma conspiração judaica.

        É claro que se trata de uma argumentação paranoica e sem fundamento empírico. O capitalismo não tem necessariamente conteúdo étnico: existem capitalistas de todas as etnias. O único lugar onde quase todos os capitalistas são judeus é Israel, por razões óbvias. Em outros países do mundo, os judeus são minoria na população e também entre membros da burguesia.

        De fato, a ditadura nazi-fascista expropriou os bancos e as grandes empresas pertencentes a judeus, apenas para entregá-los para os capitalistas de suposta pureza racial alemã. Foi uma esperteza de grupos empresariais apoiar o nazi-fascismo para poder se apropriar dos bens dos capitalistas de origem judaica.

        A relação do nazi-fascismo com a esquerda e com a direita

        Não é muito difícil descobrir qual era a opinião de Hitler sobre a
        esquerda, que na República de Weimer era representada principalmente pelos socialdemocratas, comunistas e anarquistas. Hitler os considerava tão inimigos quanto os judeus, um mal absoluto, integrantes de alguma grande conspiração maléfica para destruir a pureza racial e moral da nação.

        Já a direita tradicional alemã não era alvo de tanta hostilidade. Na verdade, essa direita tradicional se aliou aos nazi-fascistas em 1933 para formar um governo de coalizão chefiado por Hitler, que depois também conseguiu dos seus aliados a autorização para decretar o estado de sítio (encerrado apenas após a morte do ditador).

        Depois disso, não foi difícil para Hitler usar o poder absoluto que a burguesia e a direita lhe concederam para aniquilar os seus inimigos políticos com prisões, tribunais de exceção, torturas, campos de concentração e execução sumária. Sobrou até para um grupo dentro do seu próprio partido, mas sem dúvida alguma os alvos principais foram os partidos de esquerda e sindicatos de trabalhadores.

        A política econômica do regime nazi-fascista

        Uma das alegações falaciosas sobre o suposto “esquerdismo” de Hitler seria a sua política econômica. Segundo um certo discurso neoliberal, a direita prega “menos intervenção” e a esquerda “mais intervenção”. É uma oposição simplista e maniqueísta, que ignora a luta da esquerda por igualdade social em oposição à naturalização das desigualdades sociais promovida pela direita.

        A política econômica nazi-fascista nada tinha de socializante. Eram medidas anti-crise e militaristas, suspendendo o pagamento da dívida externa que sufocava o Estado, regulamentando mercados e ampliando gastos públicos para proteger e garantir a expansão dos negócios privados, priorizando acima de tudo o investimento militar.

        Um fato pouco conhecido é que a ditadura hitlerista implantou o primeiro programa de privatização massiva de empresas estatais e serviços públicos da história.Pode-se dizer, portanto, o governo nazi-fascista se destacou por ser mais economicamente liberal que outros da mesma época. A adoção de medidas “keyneseanas” foi uma decisão pragmática diante da crise, e não uma opção ideológica dos nazi-fascistas.

        Por que a extrema-direita insiste nessa mentira?

        Alguns direitistas preferem saídas retóricas como “todo extremismo é mau” para se referir ao nazi-fascismo, sem negar que tenha sido um movimento político de direita. Outros direitistas simpatizam abertamente com o nazi-fascismo e tentam convencer os outros que não existiram campos de extermínio onde opositores e minorias eram torturados, escravizados e exterminados em escala industrial, apesar de estes fatos já estarem amplamente comprovados por uma grande massa de documentos e
        testemunhos.

        Existem aqueles direitistas que tentam jogar o nazi-fascismo no colo da esquerda, com as falácias que foram desmentidas acima, sem grandes dificuldades. Eu pessoalmente acredito que é pura e simples propaganda. A direita tenta demonizar a esquerda como um mal absoluto, e heroicizar a direita como salvadora da pátria.

        Não deixa de ser irônico que essa “nova direita” neoconservadora e neoliberal que faz essa propaganda enganosa tenha muitas ideias em comum com os nazi-fascistas: o antimarxismo, a paranoia conspiratória, o militarismo, o policialesco, o racismo/xenofobia, o machismo/homofobia, o conservadorismo religioso, a sacralização da propriedade privada e a defesa da supremacia nórdica-ocidental. Não é muito difícil perceber que o “meritocratismo” da nova velha direita é um eufemismo para o
        darwinismo social.

        ps: atendendo ao pedido de um leitor, os links foram corrigidos”.

        Link do Texto: https://desmentindoreacionarios.wordpress.com/2013/10/17/o-nazismofascismo-era-de-direita/

        • Rodrigo De Sousa

          Matheus Boni

      • Tony

        Com esse discursinho pré ensaiado os idiotas uteis tentam dissociar sua ideologia de merda de todas as tentativas de implementar sua utopia. Tentativas que tiveram no minimo sua origem no pensamento de esquerda (isso é inegável) e como era de se esperar fracassaram vergonhosamente. Até aí eu até entendo, reconhecer o contrário seria vergonhoso demais, entretanto, a tentativa de jogar toda merda no quintal do vizinho nunca vai funcionar. Desistam.
        Vai querer me dizer então que Hitler era liberal?
        Que ele acreditava no livre mercado?
        Corta essa playboy. Vamos deixar claro uma coisa: a extrema esquerda é por conceito totalitária, não dá pra fugir disso; já a extrema direita, se existisse realmente, seria anarquista.

        • Paulo Roberto Galliac

          O que governa o mundo majoritariamente não é a esquerda. Como reacionário malicioso sabe disso e isso por muito tempo. Desde o século XV. E para sua informação abomino os crimes totalitários de Stalin (esquerda), Pol Pot (esquerda com ajuda de Margareth Thatcher) e Augusto Pinochet (direita). http://www.theguardian.com/world/2000/jan/09/cambodia

          • Tony

            Calma aí garotinho, falei apenas que começou com pensamentos de esquerda como o próprio nome do partido já diz. Depois que tomam o poder, geralmente, os psicopatas que que lideram os demais idiotas, revelam qual eram suas verdadeiras intenções, que no caso do seu amiguinho alemão eram fascistas.

          • Tony

            Anarquia de esquerda é piada né? Tipo, vamos fazer uma ditadura do proletariado anarquista? O que você acha? Agente escolhe um sindicalista pra ser o representante da classe trabalhadora e começa a anarquizar por aí… kkkkkkk

        • Paulo Roberto Galliac

          E que legal negar a existência do óbvio. Como aqueles vagabundos que negam o holocausto. Sim existe a extrema direita como svoboda na Ucrânia: https://syncreticstudies.files.wordpress.com/2014/09/wpid-svoboda-party-nazi4.jpeg

          • Paulo Roberto Galliac

            De acordo com o neonazista não assumido o covarde do Tony. A extrema direta não existe e os crimes da Noruega foram invenção. Detalhe o extremista de direita massacrou como covarde que sempre são os jovens do partido trabalhista (esquerda política daquele país): http://pt.euronews.com/tag/atentados-na-noruega/

          • Marcos Davi Oliveira

            Galliac, você está errado ao dizer que fascismo é de direita. O fascismo se opõem ao capitalismo e ao comunismo, portanto não é nem de direita e nem de esquerda, mas na prática é de esquerda, pois visa colocar nas mãos de um governante todo o poder. E o próprio ferrenho esquerdista, Hobsbawn, diz isso nas primeiras páginas de seu clássico A Era dos Extremos.

        • Paulo Roberto Galliac

          Como anarquista mais voltado para ala pacifista como Liev Tolstói, Gandhi e até Noam Chomsky. Guerra não é solução. E se mostra ignorante o suficiente para desconhecer que existem várias vertentes do anarquismo a maioria de esquerda inclusive. Pacifistas, ecologistas, feministas, anarquismo cristão e todos contra o estado. Embora muitos aceitem a ideia de uma democracia, pois sem direitos prevalece a lei do mais forte especialmente corporações sem escrúpulos. Mega Corporações que abusam do trabalho infantil, escravo e crimes ambientais em seu desejo megalomaníaco de livre mercado.

        • Paulo Roberto Galliac

          Ao criar a indústria bélica a corrida armamentista é do pensamento da esquerda? Ao transformar o ser humano em mercadoria por séculos e lucrar com a escravidão ainda é de pensamento da esquerda? A indústria tabagista é do pensamento da esquerda? Ao poluir e desmatar para o agronegócio é de pensamento da esquerda? Ao concentrar renda e criar desigualdade e bolsões de miséria é do pensamento da esquerda? Eu desafio responder com coerência essas indagações, que vai provavelmente fracassar como os nazistas que perderam para a democracia.

          • Rodrigo De Sousa

            claro, a união soviética não é uma das nações mais armadas do mundo, nem a china nem a coreia do norte não. é tudo mentira de coxinha Zzzzzz

          • San Ramon

            Galliac você está cometendo a Falácia do Verdadeiro Escocês. A esquerda de viés marxista pregava a maximização do Estado como solução profética da desigualdade – entendendo a desigualdade como problema inerente e não referente – do sistema capitalista. A famigerada “fase de transição” na qual por algum motivo obscuro o poder absoluto do partido deixaria de existir – fato bem longe de acontecer na China e que não deu sinal de vida na URSS. A URSS foi um perfeito exemplo de socialismo marxista assim como todos os outros experimentos socialistas em larga escala. Todos deram “errado”, ou melhor, foram de fato ditaduras burocráticas, estagnadas (o desenvolvimento chinês depende de capital americano, a China é apenas base de mão de obra semi-escrava), personalistas e sem direitos individuais (o individualismo) respeitados. Problema previsto tanto por Bakunin quanto por Menger e Mises na impossibilidade do cálculo econômico socialista. A Esquerda foi devidamente testada e falhou. Ou sua versão mais forte e predominante que é o marxismo.

          • San Ramon

            Agora você apenas fugiu do assunto. Nazismo ser de extrema direita (e é) não justifica o stalinismo ou situações sociais piores que as perpetradas pelos nazistas como é o caso do Khmer Vermelho.

        • Jhon Anderson Souza

          Sério isso aqui? Assim sério mesmo? Extrema esquerda totalitario, e extrema direita se existir mesmo é anarquia? Ahhahaahahahahhahahahahhahahahahhahahhahahwhhwhahhahahahwhhwhwhhahhhhahahahhahahahhahahhahahhahahahhahahahhahahahahahahaha

          Vai estudar criatura, larga de ler Veja e vai estudar, e muito, ta precisando…

          • Tony

            O que não aprendi lendo a Veja é que a ideia de coletividade deveria ser a base do pensamento de esquerda, logo a ideia de uma extrema esquerda deveria apontar para um totalitarismo. Já a direita deveria ter como base o pensamento mais individualista, logo uma extrema direita apontaria para a anarquia.
            É apenas uma conclusão minha, não estou defendendo nenhum dos dois lados. Se você leu algum livro que conclua algo diferente ou se chegou a alguma outra conclusão, assim que parar de rir, fique a vontade para explicar-se.

      • Anderson Caldeira Sobrinho

        Não, esquerda e direita são conceitos ultrapassados, nascidos na revolução francesa, onde o lado direito do parlamento queria a volta da monarquia (estado absoluto), os conservadores, e a esquerda (parlamentarismo), os liberais (infelizmente esquecido na historia, mas para ver como isto é verdade basta procurar literaturas, inclusive brasileira antes de 1850) e a redução do estado.
        Hoje, com o nascimento de varias outras ideologias, como o marxismo, este conceito não tem sentido, o mais correto é o diagrama de nolan: onde temos os progressistas, que apoiam ampla liberdade do individuo mas restrição na liberdade economica, conservadores, que apoiam ampla liberdade economica mas restrição nas liberdades individuais, totalitarios que defendem restrição nos dois aspectos e os liberais ou libertarios que defendem ampla liberdade nos dois aspectos.
        Por esta otica é mais facil de compreender o cenario politico brasileiro, mundial e galactico.

        • Rafael R.

          Concordo com vc! Temos muitos liberais nos dias de hoje, mas os esquerdopatas nao interessa difundir essas novas “ideologias” porque dai foge do foco, assim como eles acham que quem nao é petista é a favor do psdb, se voce fala que acha os dois ruins eles nao entendem, porque querem te enquadrar para poder atacar com os discursos velhos de sempre.
          Como voce falou, esquerda e direita ja perderam seu tempo de validade, os dois sao ideologias ultrapassadas e fracassadas

      • Amaro

        Puts, mas até aqui os caras querem politizar.

      • Marcos Davi Oliveira

        Galliac, você está errado ao dizer que fascismo é de extrema direita. O fascismo se opõem ao capitalismo e ao comunismo, portanto não é nem de direita e nem de esquerda, mas na prática é de esquerda, pois visa colocar nas mãos de um governante todo o poder. E o próprio ferrenho esquerdista, Hobsbawn, diz isso nas primeiras páginas de seu clássico A Era dos Extremos .

      • Marcos Davi Oliveira

        Paulo Galliac, você me parece uma pessoa inteligentíssima. Gostei muito dos seus comentários, apesar de não concordar em tudo. Fuxicando seu perfil no Faceboo, vi que você, além de muito bem articulado e inteligentíssimo, é cinéfilo. Enviei um convite de amizade no FB. Gosto de adicionar pessoas cinéfilas e inteligentes, pessoas que vão me agregar conhecimentos e pensamentos.

    • Catena Hernandez. Nada demodê.

      Chorem coxinhas…. O Siqueira está certo…

    • Qual parte que o Siqueira disse isso??

    • Jhon Anderson Souza

      Não é? Vc vive em que país? Anda observando seu país?

  • Fábio Elias Reis Ritter

    Esse discurso do Fábio Barreto no final… Sem palavras.
    Quanto ao filme, mesmo com os defeitos, foi a primeira vez que me vi chorando numa sessão… Chorando de alegria. Que momento lindo para ser um fã de star wars, ver toda essa alegria num momento tão desesperador que o mundo passa atualmente. Ótimo cast, seres rapadurianos.

    Que a força esteja com vocês.

  • van damme

    kylo ren é um vilão muito fraco
    perdeu para uma guria que não tinha treinamento nenhum
    se fosse o darth maul ou general greivus duvido que ela teria vencido

    • Luis Fernando Mendes

      E ae que ta meu amigo. ELE NÃO É UM SITH, ele é um aprendiz, mas que reluta com tudo aquilo que aprendeu quando era um bondoso e corajoso jedi e quando ele cedeu pro lado sombrio. Eu adorei Kylo Ren.

      • O Melhor Piloto da Resistencia

        Bem observado, em nenhum momento do filme fala que ele é propriamente um Sith, é sabido que ele foi um Padawan que passou pro Lado Negro, mas não se fala se ele é um Lorde Sith, nem se sabe de verdade se a ordem Sith ainda existe nesse ponto da historia.

      • LUNATIC

        Mas ele tem um alto cargo na Primeira Ordem, então é possivel que seja o melhor no uso do lightsaber daquele exército. Acho que a Rey ganhou porque o Ren estava ferido e cansado da batalha contra o Finn.

  • Julio Cesar

    Esse cast tinha que ter uma 10H de duração!

  • The_Knightstalker

    Na verdade Yoda fala q Luke pode ver o futuro, mas é dificil de confiar, pq o futuro tá sempre em movimento.

  • The_Knightstalker

    Esse cara reclamou q n foi dito no filme q Poe teve uma vida melhor do q a Rey, mas em compensação insistiu com algo q n foi dito no filme, qdo ele teima q Kylo conversou com Darth Vader. O filme n mostra Darth Vader respondendo Kylo Ren. E n faz sentido se Darth Vader se redimiu.

    • My name is Señora

      Ele reclamou porque a historia do Poe Dameron é contada em transmidia.
      Na HQ Shattered Empire.
      Essa HQ saiu meses antes do filme e conta a historia dos pais do Poe e um pouco dele.
      E sim. Ela é oficial e canônica.

  • The_Knightstalker

    Pra mim o Kylo Ren é o equivalente do Lado Negro, do Luke adolescente. Kylo ainda n é um Sith, mas quer ser, e precisa passar por uma série de etapas para se consolidar como Sith. Mesmo princípio q Luke passou no seu caminho da Luz.

  • The_Knightstalker

    Discordo do cara q cismou q o Snoke n tem aquele tamanho. Ele se contradisse. Pq o filme n diz qual o verdadeiro tamanho do Snoke. Se tem aquele tamanho, é pq ele tem aquele tamanho. N havia motivo pra ter aquele tamanho, se ele n fosse gigantesco. N faria sentido.

    • LUNATIC

      Snoke é um Zentraedi.

      • melkorcg

        proto…. culture…!!!!

  • Luis Fernando Mendes

    Na melhor sessão de cinema (que sem dúvida NENHUMA JA SE TORNOU A MELHOR) eu literalmente voltei a 13 anos atrás quando o SBT resolveu apresentar uma trilogia desconhecida e remasterizada de um dos maiores filmes de ficção cientifica dos últimos anos, esse era STAR WARS. Nessa época eu ainda falava que Darth Vader era um robô preto e que Luke Skywalker era o carinha com o sabre de luz azul. Depois desse dia, no dia que o canal resolveu passar Star Wars: Uma Nova Esperança, eu ja tinha uma nova paixão, que ia bem alem do espaço e os segredos dele. Esse era Star Wars. Após anos como fã dessa saga maravilhosa, após algum tempo com algumas decepções e com aquele fino traço de esperança pra sentir o que eu tinha sentido a anos atras NO CINEMA e quase até desistido, eis que meus amigos finalmente A FORÇA DESPERTOU, E VEIO COM TUDO!

    Que filme lindo esse Star Wars, que retorno perfeito.

    Star Wars: O Despertar da Força é 10/10 e que por favor venha mais Star Wars

    • Marcos Davi Oliveira

      Pois meu primeiro contato com a franquia foi no cinema ao ver o episódio I. Fiquei fascinado e rendeu muitas lutas de sabres de cabo de vassoura na rua. Depois vi o episódio II no cinema e fiquei encantado com o romance dos protagonistas (a química entre os atores é incrível). Aí o SBT fez uma mega campanha para exibir os episódios antigos remasterizados. Minha expectativa estava lá em cima para eu embarcar pela primeira vez neles. Mas fui completamente frustrado. Achei os filmes muito medianos e fiquei me perguntar o porquê de aquilo ser um clássico. Bom, até hoje, tendo revisitado os 6 filmes e com apuro técnico aprimorado, continuo considerando a trilogia próloga melhor, apesar de o IV, V e VI terem subido mais no meu conceito.

  • Rodrigo M

    O Rapadura me faz querer ver os filmes com o coração <3

  • Felipe Tavares

    Emocionado com a “nota” do barreto.

  • Cláudio Torcato

    Muitas crianças foram ver o filme. Elas já conhecem Star Wars e se aprofundarão nesse universo como fizemos na nossa juventude. Gostei bastante do vilão. Ele deixa o ódio, a dúvida e a frustração aparecerem. pois são as emoções fortes aquela brecha necessária para a Escuridão entrar e se adensar.

  • Wesley Fernando

    Ouvir ou não ouvir, eis a questão.. Com esse Barreto aí, dá uma boa desanimada..

    • Alvaro

      Ouça pq ele manja…

      (e a nota dele é sensacional)

    • Rafael Pereira

      Escute pelo filme.

  • laysguerrero

    Muita gente tem medo de elogiar o filme, achando que daqui há alguns anos vai ver melhor e descobrir que é ruim. Acho isso uma perda de tempo, estraga o momento. Sei lá, não tenho mais 12 anos de idade, quando vi SW pela 1ª vez, e fiquei animada de uma forma absurda, da mesma forma que os últimos filmes lançados (que eu gosto, mas não muito) e sai maravilhada com o que assisti.
    Se realmente for ruim, vou descobrir isso quando não importar mais a descoberta.

    Já fui ao cinema 3 vezes e quero ir mais algumas, pois me senti bem assistindo esse filme. E acho que é isso que importa quando vamos ao cinema.

  • JamianGold

    Esse Barreto é meio metidão, né não? Tem um ar de arrogância que incomoda bastante. Talvez seja sem querer.

    Gosto quando o Erinaldo participa. O que aconteceu com ele?

    • jardel

      N sei se ele é metidão(apesar que aparenta) , mas ele deve ser alfabetizado em inglês ou tem síndrome de ed motta, o cara só fala os nomes dos filmes em inglês, one hope , clone wars , blablabla.

      • Felipe Bezerra

        Não cara, ele mora e trabalha lá, é normal isso, ás vezes ele nem sabe como o filme foi traduzido por aqui… O final mostra bem o sentimento do cara com filme e tudo… Ás vezes o sentimento está em nós e não nos outros…

    • LinekerSouza

      Não é sem querer não. Se acompanha o rapaduracast desde sempre, sabe que ele é arrogante ao extremo, há diferenças em mostrar uma opinião divergente de forma verdadeira e mostrar uma opinião apenas ser do contra de maneira forçada. Ele sempre gostou de se mostrar, onde não tem necessidade para isso, e assim do nada, por exemplo falando sobre um diretor, capaz de ele falar que o diretor roubou uma ideia dele para um filme e coisa do tipo. Não escuto os podcasts em que o Fábio Barreto participa. Mas como é sobre star wars, dei uma chance, e infelizmente a vontade era de parar de ouvir. Não sei se o Solano viu o filme, mas tenho certeza que o Solano daria uma opinião muito mais verdadeira e não representaria os haters de qualquer coisa.

      • Rafael Pereira

        Toma meu like!

    • Floyd

      Um ótimo filme https://goo.gl/4MnwQI

    • Tarciso Sampson

      Meio? O cara é teatral pra caralho, quando vai falar parece que se impõe igual um pavão quase como quem quer dizer “se preparem pro Meu Argumento Supremo agora”. TNC humildade passa longe ali, fica até destoante pra caralho do resto da galera.

    • Enderson Araújo

      É verdade. Nesse cast, ele foi super presunçoso.

    • Allan

      Engraçado, quem me deixa essa impressão é o Siqueira.

      • Rodrigo De Sousa

        O sicas era mais humilde antes de virar esquerdista ferrenho, o BArreto não é arrogante, é que ele tem aquela coisa de _sou de dentro, sou produtor, sou tecnico e etc_ é chato as vezes, mas agrega.

    • Cesar DS9/BSG

      Ninguém é perfeito, mas leio as opiniões do Barreto desde o tempo da revista Scifi News no ano de 1999 e acompanho o rapadura desde o incio e o cara sempre teve opiniões interessantes e ponderadas. Foi uma matéria dele na revista em 2002 sobre a exibição de Star Wars nos cinemas em 1997 que me fez perceber que realmente existiam pessoas que amavam Star Wars tanto quanto eu.

  • Rafael Vasconcelos Souza

    Como assim o Thiago não viu o Império oprimindo pessoas? No episódio 4, o império mata os pais do Luke, inclusive o império queima a casa dele.

  • El Luchador

    Olhos marejados com a primeira nota da música de abertura de SW.

  • Gostei do filme, vou assistir novamente, massas…

    Outra estrela da morte? Sério? Não tem outra coisa para tentar destruir os rebeldes/resistência?

    A Rey com aquela habilidade todo com a força e com o sabre? Any e Luke passaram quase um filme em treinamentos bem explorados para aprenderem a usar o sabre …

    Luke quase perdeu a cara para usar a força e tirar o sabre do gelo …

    Any/Vader foi o jedi com mais poder da força e mesmo assim treinou mto …

    Kylo é num personagem mal explorado mas isso tem sentido pois existem mtos pontos nem nós e mto filme ainda a ser feito… Gostei MTO da atuação do ator, aquela voz dele da medo …. Porém por enquanto é mal explorado …

    Leia horrivel!, tanto na beleza qto na atuação.

    Luke conseguiu ser ruim nos 3 segundos que apareceu.

    Agora a dupla principal foi sensacional, passaram pra mim MTA realidade e uma química mto legal.

    Esses são alguns pontos que eu não gostei.

    Não daria 10 jamais para o filme, mas eu vou assistir novamente, gostar novamente e me divertir bastante!!!

    Essa é a minha humilde opinião, não sou técnico mas crítico a escalação do meu time, isso serve para críticas! Kkk

    Abraço seres rapaduianos!!!!

  • Diego

    Quem assistir os episodios 4, 5, 6 e o 7 na ordem vai ver 3 estrelas da morte serem destruidas. QUANTA CRIATIVIDADE EIN.

  • Rafael Pereira

    Vou assistir hoje. Escuto e volto pra comentar

  • Alvaro

    Salve Seres rapadurianos.

    Já fui ver o filme duas vezes, na pré e ontem (21/12) e vou sábado agr, depois do Natal.

    Pra mim, 9,5/10. Um dos melhores filmes do ano e mesmo que o filme não seja original, foi emocionante ver a história continuando. O tal do “ciclo sem fim” e as inúmeras referências que o filme tem, pra nova e pra velha geração.

    Achei que poderia ter pego um pouco do universo expandido. Seria sensacional ver a Mara Jade nas telonas lol

    Quanto ao Kylo Ren, achei um vilão meio bosta, mas se parar pra pensar, no quarto filme, o Vader era meio bosta também. Reclamava e dava “chilique” por tudo e depois, no quinto, temos um Vader diferente. Então, a linha indica que o Kylo Ren seguirá o mesmo caminho.

    Embora a Jornada do Herói não fosse segredo pra ninguém, a cena do pai/filho foi emocionante nas duas sessões que eu assisti. E vale destacar a pré-estréia… já fui em várias, mas nenhuma como a do Star Wars… acho que isso contribuiu muito para o filme…

    • Alvaro

      O cast acabou… e puta merda… tow emocionado.

      Promessa de Fim de Ano… nunca ouvir rapaduracasts que eu vou me emocionar no trabalho…

      Foda demais… lol

  • Marvin

    Adorei o filme e sou fã de SW mas me expliquem, como a nova Estrela da Morte fica tão próxima do sol para sugar a energia e ainda sim consegue ter neve?rs

    • Rodrigo M

      Acho que toda a energia do sol, incluindo o calor, é absorvido pelo nucleo da starkiller, impedindo que o calor se espalhe pela superfície. Meio furado mas é a explicação que encontrei haha

    • Moroni Machado

      Bem não sei em outra galáxia, mas na nossa quando alguém apaga o sol. Toda vida do sistema solar morre. Não precisa de nenhum raiozinho besta para fazer o serviço.

  • Enderson Araújo

    Achei o filme muito divertido, foram tantas referências e muita saudade saltando os olhos. Agora, alguém pode me falar pra que serviu a Stormtrooper Prateada? Não fez NADA no filme. Apenas um personagem, de vez em quando, decorativo.

    • Moroni Machado

      Ela serviu para baixar os escudos, e depois esqueceu de levantar os escudos de novo só isso

    • Ela é o Bobba Fett do filme. Usa uma roupa legal e não faz nada.

    • Jairo, seu porteiro favorito

      Ela é o Boba Fett da vez, aquele personagem com o minimo de importância mas que eu daria um rim pra ter um Hot Toys, vai ter armadura foda daquelas na puta que pariu

  • losk

    Lado sombrio não!
    É lado NEGRO!

    • Lado Negro é uma tradução ruim pra Dark Side. Lado Sombrio é o mais correto.

      • losk

        Os dois servem, mas é óbvio que tão utilizando o sombrio por causa dessa droga de politicamente correto.

        • Não, quando fizeram a redublagem o Guilherme Briggs mandou para o comitê criativo da Lucas Films as possiveis traduções de alguns termos e suas definições. O comitê criativo da Lucas Films escolheu o lado sombrio. Sombrio é a tradução mais correta de Dark, acostume-se com isso. Só porque é o que você está acostumado não significa que é o certo.

          • losk

            Certo ou errado, mudar o termo recorrente no 7 filme é muito idiota. Eu ainda acho que é por causa do politicamente correto. E se for pelo mais certo seria “escuro”.
            Mas dane-se a tradução vou usar Dark!

        • Son1213

          mimimi politicamente incorreto. Vai estudar direito tradução e localização de inglês pra português antes de soltar uma bobagem dessas.

          • losk

            Lá vem um hater haterizar as opiniões dos outros.
            Meu caro, é só minha opinião. Let it go.
            Seja feliz.

          • losk

            Feliz natal, aliás!

      • Marcos Davi Oliveira

        O mais correto é Lado entrevado, porque dark significa trevas, sendo o mais preciso possível.

    • Macho, tanto faz. 😛

  • Golem

    Ate gosto do que o Barreto fala mas ele as vezes é muito sem educação, nao gosta de ser cortado mas corta os outros DIRETO.

    • Rafael Pereira

      Nesse cast ele se superou

  • Rodrigo Oliveira Tenório

    esse barreto é um Party pooper. Matou meu hype pra esse cast

  • Luciano Cardoso Rufino

    Tenho que ser muito fã pra aguentar essa voz do Siqueira…

  • Gp

    Show de bola esse final com critica/”nota” do Barreto!

    Unica coisa que me incomodou um pouco no filme foi esse excesso de reciclagem do ep.4 e a recauchutagem de material do universo expandido, mesmo com JJ e disney dizendo que faria algo diferente.

    Mas nao tem como não dizer que é um filmaço

  • Felipe Bezerra

    Caramba achei foda na cena entre Han e Kylo, que alguém(não lembro quem) comentou antes, “Enquanto houver luz há esperança”…. Aí chega na hora e o sol vai sendo consumido…. PQP que foda!!!

  • Bruno Alves Siqueira

    Cara, o pessoal ainda esta discutindo quem é a Rey? Ela é a filha do Lucke, a Leia escondeu ela naquele planeta, a prova disso é que a primeira vez que as duas se veem no filme elas já se abraçam como se já se conhecessem.

  • Para mim, O Despertar da Força não foi um filme, mas sim uma experiência. Minha primeira sessão de pré-estréia, e encontrei diversos amigos na fila. Star Wars superou conceitos, pré conceitos e pós conceitos que a sociedade em geral tinha com os fãs. Aquilo que o Barreto disse no final faz sentido para mim e acredito que para muitos fãs.

    Particularmente, achei o Kylo Ren um vilão extremamente bem colocado. Ele não é tão imponente como o Vader, não tem tanta influência como o Vader, e acima de tudo, não mereceu o mesmo respeito imposto pelo Vader simplesmente por que ele NÃO É Darth Vader. Toda a história e a base do personagem (que creio que vamos descobrir mais a fundo nos próximos episódios) vem de motivos similares porém muito distantes do que aprendemos daquele singelo garoto de Tatooine. Ainda assim, eu saí da sala de cinema com certo apreço pelo personagem. Raiva? Check. Vontade de me vingar pela perda? Ch.. melhor: Vontade de enfrentá-lo numa batalha de sabres de luz! Double Check.

    O quarteto fantástico em cena (Rey, Finn, Poe e BB8) foi extremamente importante para todos nós. Carismáticos, representativos e adoráveis cada um à sua maneira, a avaliação é quase unânime.

    Minha única ‘reclamação’ (se é que pode existir uma) é quanto à Capitã Phasma. Também tive a impressão de que ela teve mais cenas importantes, mas que não chegaram ao corte final. Senti que isso prejudicou um pouco o entendimento sobre a personagem. É claro que nenhum deles vai ser extremamente aprofundado, mas na minha opinião, ela não apresentou diferencial algum para a trama: Dê ao uniforme dela as cores básicas e ninguém vai querer se importar muito com o peso dela na história. Logo que as primeiras cenas com ela foram liberadas eu já me senti curioso quanto à personagem. Vamos aguardar e ver o que nos espera, pois tenho certeza de que ela fará a diferença em algum núcleo na galáxia.

    Enfim, O Despertar da Força pra mim é 11/10, não só pelo filme mas por todo o universo. E amanhã tem mais uma sessão, é claro.

    Abraço à todos!

  • Raz

    Cast sensacional!
    Mas quero dizer pro Barreto, cara vc me emocionou muito, digo isso realmente com lagrimas nos olhos.
    Me conectei muito com sua historia de vida não tive a sorte que vc teve, mas tb não posso reclamar.
    O sentimento de ser o estranho da turma e agora ver muitas pessoas, inclusive as que me olhavam com desdenho falando: Cara eu te entendo.
    É algo impagável! Uma verdadeira experiencia de vida!
    Obrigado Barreto, por me fazer não se sentir sozinho na força.

  • mherik

    Como vocês ainda suspeitam que a Rey é filha do Luke???? Não ficou bem claro? Alias isso é dito no filme!!

    SPOILERS
    Aquela oracle anciã sei la diz com as seguintes palavras pra ela sobre o sabre de luz: “FOI DO SEU PAI, E ANTES DELE DO SEU AVÔ”. Outra coisa no flashback/sonho dela mostra ela ainda pequena vendo uma nave indo embora do planeta (Luke a deixou lá?), a unica pessoa que sabe do paradeiro do Luke/ tem o mapa dele está em JAKKU, que é o mesmo lugar que a Rey está!

    • My name is Señora

      Ela não diz essas palavras.
      Eu vi o filme duas vezes no cinema e mais duas depois que eu baixei o torrente.

      A Maz Kanata diz:
      “esse sabre é do Luke e antes disso foi do pai dele, e agora ele esta chamando você”

      Preste mais atenção (:

      • Handerlei

        exatamente!

  • Henrique

    Filme bom uma nota 8,5.
    Essa Nova Ordem não conhecia o imperio? Fazer a mesma super arma que destrói planetas só que maior ainda :/
    Teremos um Darth Mimimi (Kylo Ren) 😀 , A grande capitã (elogiados por todos) Phasma se resumiu a um stormtrooper com armadura diferente 🙁 , Um R2D2 aparecendo do nada no final pra “resolver o grande problema do filme”.
    E sempre a Força pra cobrir buracos e sentido pra algumas cenas, para delirio dos mais fanaticos.

  • James Melo

    E se o Kylo Ren escolheu ir para o lado negro para ajudar o lado luminoso a derrotar o Snoke?

  • Roberto Mello

    O Barreto não pareceu nada motivado.

  • Vinicius

    Assisti em XD, será que vale a pena em IMAX, eu não senti necessidade para isso. O 3D só impacta no inicio, depois nem notamos.

  • Gleyson Cardoso

    OLHA AI MACHO, O JURANDIR USANDO O ESPELHO NARRATIVO DO BRUNO COSTA.

  • andrecatapan

    Fiquei meio perdido nessa teoria do Luke. Seria como se ele estivesse controlando ou influenciando as pessoas que aparecem no filme? Como se ele tivesse “dado” a força pra Rey? Fica a dica pra expor as melhores teorias num futuro RapaduraTV.

  • Tarciso Sampson

    Jesus amado esse Barreto é teatral pra caralho pqp!!

    • Rafael Pereira

      A palavra é CHATO

  • Floyd

    STAR WARS só amor https://goo.gl/6oGI93

  • Gleyson Cardoso

    NÃO TEM COMO DAR OUTRA NOTA QUE NÃO SEJA 10.

  • Gleyson Cardoso

    A REY TEM QUE SER FILHA DO LUKE.

    • Handerlei

      Ela é

    • Rafael Pereira

      Ela é. Quando é passado o sabre pra ela foi dito que pertenceu ao Vader, ao Luke e agora é dela.

  • Roberto Mello

    O Barreto é um cara experiente, e vive o cinema provavelmente mais q todo o time do rapadura. O q me incomoda, é q mesmo ele gostando do filme, critique tanto ao ponto de parecer não ter gostado. Não sou super fã de star wars, mas é incontestável que o filme é excelente.
    Enfim, podem ter alguns pontos questionáveis, mas pq reclamar tanto?

    • LUNATIC

      “Enfim, podem ter alguns pontos questionáveis, mas pq reclamar tanto?”
      Talvez por que o filme poderia ser melhor? Não porque alguém é fã de Star Wars tem que relevar todos os erros de um novo filme, principalmente depois do horror dos episódios I, II e III.

      • É que por aí qualquer um que não entrou no hype do 10/10, melhor da saga, melhor do mundo, melhor da vida, significa que não gostou realmente do filme. Qualquer coisa que disser, é hater, chato, babaca, etc. Complicado…

        • Handerlei

          isso vale pra qualquer coisa hj em dai, se vc diz que um podcast, um videocast, um livro é uma droga, vc é “troll” ou “hater”

        • Son1213

          Vai chorar em outro lugar seu esquerdista

      • Roberto Mello

        Ainda assim achei a crítica do Barreto exagerada

    • Arthur

      Eu discordo. O Barreto foi extremamente coerente nesse cast. Falou com paixão do que gostou e teve a coragem de usar a razão e falar do que não gostou. Bons críticos são assim. 🙂

  • Leno Grazianny

    Gente , por favor!!! Vocês querem discutir cientificamente como a StarKiller funciona? caras, SW é um filme de ação, aventura e fantasia e não sci-fi … affs !!!!!!

  • My name is Señora

    Podcast fraquinho.
    Da pra ver que vocês pesquisaram pouquíssimo sobre o filme e suas extensões.

    • Handerlei

      O que nao da pra aceitar é o exercito dos rebeldes ser composto por 11 navezinhas.

      Podem contar. Ja vi o filme 4 vezes. E pausei nas duas últimas.

      Chegam 11 naves. 6 são abatidas. E no final 5 vão embora.

      • Rafael Pereira

        Pausou pra contar as naves? Me ensina a fazer isso no cinema?

        • Handerlei

          Cinema?
          Ja ouviu falar em torrente?

          • Rafael Pereira

            Já ouviu falar sobre pirataria?

          • Handerlei

            Já ouviu falar sobre hipocrisia?
            Esse filme do rampeiras que vc assiste tbm tem direito autoral.
            Essa imagem de wallpaper do seu pc tbm tem.
            Esse .mp3 do wesley safadao que vc ouve no celular tbm.

            Ou seja. Não banque o sr. Ui sou politicamente correto com a indústria.

      • Douglas Ramos

        Conta aí quantas foram as naves em ANH. Melhor, diz aí quantas naves realmente destruíram a Death Star. Opa, deixa que eu respondo essa. Uma nave. A de Luke. Mas a Rey que é a super dotada aqui, Luke treinou hard com as bolinhas do obi-wan pra destruir a Death Star. Upf…

        • Handerlei

          No filme tbm foi uma. A do Poe. Mas no filme 4. Não eram apenas 11.

          • Douglas Ramos

            Não, cara, não foi a do Poe, meeesmo. Veja novamente. Veja a quinta vez, vá. obs: fica bem óbvio no filme que a resistência é ainda menor do que a rebelião. E antes de você dizer que não era apenas 11, vá lá e conte novamente. Se você me aparecer com 50 naves eu me retifico.

          • Handerlei

            An?
            Eu disse que quem entrou dentro da falha do oscilador foi o Poe.
            No filme 7 a equipe de caças dos rebeldes é de 11 naves.

            No filme 4, é sim O Luke o único que faz alguma coisa.
            Mas não são só 11 naves que estão com ele.

          • Douglas Ramos

            A destruição da StarKiller foi um trabalho em conjunto. Até o Han e o Chewie ajudaram efetivamente em destruir a base. Quanto a quantidade das naves, como se isso fosse realmente fundamental, digo novamente: conta lá quantas foram em ANH e aí qualquer coisa eu me retifico.

      • Não existem rebeldes nesse filme, você esta confundindo com a resistencia.

        • Handerlei

          Não to confundindo.
          É tudo a mesma coisa

          • Não é. Os Rebeldes estavam lá pra derrubar o Empério enquanto a Resistencia existe pra conter a Primeira Ordem. Preste atenção.

          • Handerlei

            Potato
            Potata
            É a mesma coisa cara.

            É o mesmo que o Djey Abrahams dizer
            “””ah porque o Kylo Ren não é um sith não. Ele se veste igual sith. Usa cristal sintético igual os sith. Segue a linha dos sith. Mas ele NÃO é sith”””

  • Niten Dōraku

    Pessoal comentando sobre os conceitos de Esquerda e Direita nos comentários. Uma discussão sem sentido, dado que nem votar as pessoas sabem, quanto mais esse tipo de orientação política/econômica.

    Por favor, avisem quando começarem a discutir sobre o filme.

  • Rafael Pereira

    Sobre o filme: Foda. Não vou para o cinema pra analisar
    roteiro, iluminação, etc. Me entrego ao filme, pois paguei e esperei muito
    tempo pra ver. Cada elemento das trilogias que apareciam na tela era um momento
    de emoção. Millenium Falcon, Han e Chewbacca, Leia, Sabre
    de Luz e Luke. Era isso que queria e foi isso que me entregaram.

    Sobre o cast: Como o Barreto consegue ter tão arrogante.
    Cara diz amar a saga e só fala mal do filme. Sempre destaca que “tem um negro”,
    tem um asiático”, “tem um não sei o que”… Isso nunca vai ser “normal” em um
    filme enquanto não soar normal. Analise os personagens e os atores e não sua
    cor ou descendência! Como alguém vai analisar um filme em um site e cast de cinema e só sabe falar “Desculpe mas é minha visão pessoal”. Pessoal? Então escreva no seu diário.
    Barreto conseguiu tirar o tesão do cast.

    Volta Solano.

    • Arkhanjo Adriell

      kkkkk corta tesão riabeça,e sou fã do Afonso (y)

  • Rafael Pereira

    Obs.: Vai ter um filme inteiro pra explicar o braço vermelho do C3PO. Fato

    • Handerlei

      Não.
      Isso já foi divulgado. Vai sair uma HQ pela Marvel que explicará isso.

  • Rodrigo Marini

    Que cast fantástico. Concordei com muito pontos levantados no programa.

  • Vinicius

    Pessoal, vejam essa teoria:

    http://www.buzzfeed.com/ryanhatesthis/esta-mulher-divulgou-a-teoria-de-seu-pai-sobre-st#.nin88wAOr

    Tem um resumo aqui:

    OK. ENTÃO A GENTE ACABA DE SAIR DE NOSSA SEGUNDA SESSÃO DE O DESPERTAR DA FORÇA, MEU PAI TÁ DIRIGINDO O CARRO DE VOLTA PRA CASA E, DO NADA, FALA: ………………….meu Deus. E SE O KYLO REN ESCOLHEU IR PARA O LADO SOMBRIO PRA PODER AJUDAR O LADO LUMINOSO! EU PERGUNTEI: O QUÊ?! AÍ ELE DISSE: ME ESCUTA. E SE ELE TIVER IDO PRA O LADO SOMBRIO SÓ PRA PODER MATAR O SNOKE!!!!

    POR ISSO QUE ELE VIVE EM CONFLITO E SENTE A TENTAÇÃO DO LADO LUMINOSO MAIS FORTE DO QUE A DO LADO SOMBRIO!!!!!

    ELE TEVE QUE SE AFASTAR COMPLETAMENTE DE SUA FAMÍLIA PRA PODER FAZER ISSO! PARA SE TORNAR UM VERDADEIRO SITH É PRECISO SACRIFICAR ALGUÉM QUE VOCÊ AMA MUITO, NO CASO DELE, HAN!

    POR ISSO QUE ELE DIZ A HAN QUE SE SENTE DESTRUÍDO POR DENTRO, PORQUE ELE NÃO QUER FAZER AQUILO, MAS É O ÚNICO JEITO POSSÍVEL DE SE TORNAR UM SITH E CUMPRIR SUA MISSÃO!!!!! KYLO LITERALMENTE DIZ ESTAS PALAVRAS A HAN “VOCÊ VAI ME AJUDAR?”, E HAN RESPONDE “QUALQUER COISA QUE VOCÊ PRECISAR” (OU ALGO DO TIPO, QUE NÃO LEMBRO AGORA)! O QUE ELE ESTÁ PERGUNTANDO É SE HAN VAI MORRER PARA QUE ELE CUMPRA SUA MALDITA MISSÃO

    Vejam o post pra ter acesso a tese completo, merecia um rapadura só por essa teoria!

    • Bunitinho mas Ordinário

      Acho que não.

  • Felipe Rangel

    pow o proprio kylo ren fala que sentiu a forca quando olhou pro finn no comeco do filme!!

  • Jonas the Robot

    Minha teoria da história da Rey: Ela é filha do Luke e o Luke não sabia que é pai… Digamos que Luke teve um caso com uma mulher e a engravidou, ela sumiu (por alguma causa/problema maior) e deixou a Rey em Jakku, talvez agora que a viu terá uma conexão com a força e verá que é sua filha, assim como aconteceu com o Vader! é plausível

    • Jonas the Robot

      E outra, não teria o porque de Luke deixá-la em Jakku quando criança, no mínimo teria deixado com a Leia. Quando Rey era criança, Luke estava de boa treinando a mulecada Jedi, o único caminho plausível que eu vejo (se a Rey for a filha de Luke) é ele nem a sua família saber que tem uma filha!

    • Handerlei

      Na verdade o Luke sabe.
      A Rey ja foi treinada pelo Luke junto com o Kylo e outro padawans.

      Vazou fotos de um livro que ainda sera vendido…. O Guia Dicionário Visual do filme que explica VÁRIAS coisas.

      Nele diz que o Kylo matou os padawans porque tinha inveja de nao ser o prodígio.
      A Rey era.
      Em um dia Kylo matou os padawans. fugiu. O Luke suprimiu as memórias da Rey e a deixou em Jakku pra que Kylo não achasse.
      E o Kylo foi treinar com Snoke.
      Luke se exilou.

  • gustavo

    É sério que tem gente discutindo política nos comentários? Nós sabemos que star wars e política não dá certo! Foi só um comentário(corretíssimo) do siqueira!
    Ps: coruscant não foi destruida. http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/star-wars-novelizacao-e-lancada-e-tira-uma-das-duvidas-de-o-despertar-da-forca/

  • Ricardo Alexandre Spessato Cam

    Sensacional o podcast, tirando a besteira do Siqueira associando a Primeira Ordem com a direita. Me emocionei com a fala do Fábio Barreto ao final, ele é um cara que agrega muito ao podcast. Parabéns.

  • Jonas the Robot

    Então é isso?

    -Rey é a irmã mais nova de Kylo Ren
    -Ela ja foi treinada pelo Luke junto com o Kylo e outro padawans.Kylo matou os padawans porque tinha inveja de nao ser o prodígio.
    -A Rey era o prodígio.
    -Em um dia Kylo matou os padawans e fugiu.
    -Luke suprimiu as memórias da Rey e a deixou em Jakku com Lor Son Tekka pra que Kylo não achasse, entregou também o mapa da onde ele estava.
    -Kylo foi treinar com Snoke.
    -Luke se exilou.

    Teoria TOP e faz todo o sentido kkkkk!

    • Aluizio Ribeiro

      Concordo com a Rey sendo a irã de Ren, mas o restante da teoria, hahahaha, legal….

  • Alien

    Um ótimo filme sem dúvidas https://goo.gl/2Qj8HQ

  • Enoque

    Sinceramente, o pessoal não consegue aceitar os defeitos gigantes do
    filme por conta da empolgação inicial, mas ele foi bem sofrível em
    diversos pontos. No episódio I foi a mesma coisa, creio que nos próximos
    meses todos vão começar a ver ele com um olhar bem mais crítico.

    Foi uma cópia dos episódios IV e VI, pela terceira vez o mesmo roteiro, a
    galáxia continua a mesma coisa após trinta anos, os personagens da
    trilogia antiga estão no mesmo lugar de onde acabou o VI, não houve
    evolução alguma. Han Solo contrabandista, Leia lider da rebelião e Luke
    um jedi indeciso, a mesmíssima coisa.

    Os vilões ficaram horríveis, aquela CG gigante ocupando o mesmo papél do imperador e totalmente desinteressante visualmente, apenas trocou a raça do
    Imperador que antes era humano e agora é um alien; de novo ele tem um
    braço direito fazendo cosplay de Vader, mas sem um centésimo do carisma.
    Novamente não houve evolução ou mudança.
    Esse vilãozinho por sinal só arrancou risos na minha sessão de cinema quando tirou a máscara, com aquela cara nariguda de pivete ranheta, não inspira medo algum. foi pior que o Anakin no episódio II. Ainda perde a luta para uma menina que sequer treinamento teve, nem sabia o que era a Força, e do nada ela
    aprende a controlar mentes e vence no sabre de luz um usuário da Força
    treinado por cavaleiros de verdade, muitíssimo forçado e sem sentido. O
    cara fica me dando soquinhos na ferida no abdômen, faça-me o favor, que
    tosqueira.

    Aquele planeta arma também ficou absurdo, um raio gigantesco que atravessa a galáxia em minutos , sendo que em SW eles utilizam o hiperespaço para cruzar grandes distâncias, e para isso precisa-se alcançar a velocidade da luz. Como o maldito raio cruza sistemas estelares inteiros, e ainda se divide em feixes de direções calculadas ??? Sério, tudo foi absurdo demais, suspensão de discrença é uma coisa, mas forçação de barra tem limite, e esse filme extrapolou
    demais.

    Não houveram cenas épicas, a melhor para mim foi o primeiro vôo da Millenium Falcon, mas mesmo o episódio I tem a luta do Qui Gon Jin e Obi Wan vs Darth Maul que deixa no chinelo qualquer cena de ação desse ultimo filme, ao som de uma música original para o filme, coisa que também faltou nesse, uma trilha pobre que se prende a variações das músicas antigas e só.

    Para mim foi uma decepção, não chega a ser um filme ruim, mas está anos luz dessa maravilha toda que estão alardeando.

  • Wellington Vitorino

    Estava ansioso para ouvir, sério, mas após ler alguns comentários e descobrir a tamanha baboseira dita por Thiago Siqueira, quando este associa autoritarismo e fascismo à direita, ignorando que o maior representante de regimes autoritários em toda a história política é o comunismo, desanimei. Não usarei esse espaço para mencionar a cada um dos países que viveram (e os que ainda vivem) na miséria, debaixo da opressão de ditadores e assassinos de esquerda, porque acredito que o Thiago não precisa disso, apenas seguiu essa corrente de “intelectuais” que acham que ao atacar a direita o torna mais nobre, nessa sociedade a cada dia mais hipócrita. Esperava essa de uns “Pablos” por aí, mas não aqui, não do Siqueira.

    • essa atitude não vem de hoje.

      escute o cast sobre os episodios 4, 5 e 6 que tu “verá” a associação entre um jedi e che guevara feita pelo mesmo podcaster.

      • Galera: Fascismo é de direita sim, partindo da ideia que direita e esquerda sejam modelos aplicáveis a política de hoje em dia.

        Autoritarismo é algo que existe em vários tipos de governo, não é sinônimo de fascismo. Fascismo é considerado direita por se alinhar a ideias do capitalismo, enquanto o comunismo é de esquerda por ser averso ao capital 🙂

        Um regime que utiliza o militarismo e o anti individualismo para controlar as massas em prol da ordem e do desenvolvimento capitalista é sim um fascismo 🙂

        Direita e Esquerda são conceitos muito vagos, e pouco aplicáveis ao universo de Star Wars, muito menos à política brasileira 🙂

        • pelo que entendi dos filmes, especialmente neste ultimo, o império (e agora a primeira ordem) é retratado como totalitário (nazismo e comunismo) – o que bem diferente de autoritário (governos militares no brasil).

          se um determinado “sistema político” defende ou é contra “o capital” isso é o de menos, pois quem não é amigo do “rei” acaba sofrendo em qualquer caso.

          se for até o final com o teu raciocínio sobre fascismo, deveria perceber que o PTismo é um exemplo claro de tal sistema.

          eu se fosse o podcaster (que o nunca ocorreria) teria dito que a primeira ordem tem por inspiração um regime totalitário e daria como exemplo nazismo, comunismo. fascismo, bolivarianismo e não apenas falando que é “de direita” deixando o outro lado livre, leve e solto.

          • O governo do pq num pode ser considerado fascista pq a censura é velada é num há a imposição do militarismo. ele é ruim? é. detonou o brasil? detonou. Manipula a pobreza com um populismo maldito? manipula. mas num é fascista, muito menos comunista. Outra coisa complicada é falar que o governo é do PT, quanto tem políticos de vários partidos envolvidos. é a mesma coisa falar que todos os problemas do governo do FHC são culpa do PSDB.

            Agora quanto a esquerda ou direita, concordo contigo. Foi bem o que eu disse acima

          • “os problemas” do governo fhc passariam a ser tb do psdb se 2 de seus ex-presidentes, 2 de seus ex-tesoureiros, lideres importantes da sigla (ex-presidente e ex-vice da câmara, líder do governo no senado), “colabores” do partido estivessem envolvidos num esquema continuado de dilapidação do patrimônio público tendo como objetivo solapar a democracia e implantar um regime completamente distinto da mesma.

        • Edward Elric

          Supressão do individualismo, não é um conceito de direita e é por isso q fascismo não pode ser enquadro neste espectro. “Tudo pelo estado, nada fora do estado”.

    • Son1213

      Que choro hein. Aceita que fascismo é de direita, reaça.

  • Guilherme

    Rapaz, li os comentários antes de ouvir o cast e por isso, estava esperando algo completamente diferente.
    Esperava uma reclamação sem fim do Barreto, misturada com toques de arrogância de supremo conhecedor do assunto.
    Esperava um Sicas falando besteira em cima de besteira e por aí vai… Não percebi nada disso. Ouvi foi uma ode de amor à saga por parte do Barreto, que quase me levou às lágrimas no seu discurso final.
    E quanto a comparação do Sicas, deve ser apenas uma frase, porque eu nem percebi. Teria de ouvir o cast novamente para identificar o ponto que ocorreu.
    Parece que no mundo (não ocorre apenas no Brasil), tá rolando uma onda de melindre e intolerância muito grande. Com qualquer discussão levando a ânimos mais inflamados e agressividade exacerbada por praticamente nada.
    E não acho que isso se resuma a uma geração específica, basta ver que semana passada, rolou um caso aqui no Rio de um sujeito com quase 40 anos na fuça, que quebrou uma pizzaria porque o estabelecimento não tinha como entregar a pizza que ele queria e levar uma máquina para realizar o pagamento com o cartão…
    Concordo com os pontos apresentados por vocês sobre o filme.
    Tem cara de reboot misturado com elementos de continuação. Tenho impressão que já vi alguns filmes da Disney nesse formato, só não lembro de nenhum nome em específico nesse momento.
    O filme também tem lá os seus problemas, mas ainda assim é muito divertido.
    Não acho tão terríveis, como alguns, os episódios I, II e III, porém esse filme resgata uma certa atmosfera que há na trilogia mais antiga.
    Parabéns para a equipe pelo excelente cast e aproveitando a data, desejo um Feliz Natal para vocês e suas famílias. Desejando o mesmo para todos os comentaristas abaixo. Abs

  • Arthur

    Fica o agradecimento aos adolescentes que falaram alto pra meia praça de alimentação do shopping o maior spoiler do filme, vinte minutos antes de eu entrar na sala. Spoilerfóbico que sou, tirou um pouco da graça do maior arco dramático do filme. :/

    Mas isso não me impede de parabenizar JJ Abrams. É um bom filme, que resgata o clima da trilogia original. E é bom fazer parte de todo esse hype, que só um dos maiores blockbusters da história é capaz de fazer!
    O novo trio de protagonistas é sensacional. Poucos filmes são capazes de produzir personagens tão carismáticos! O John Boyega arrasa nesse filme!!!!

    Mas não acho um filme perfeito. Muitos já disseram, mas também me incomoda a repetição de temas da primeira trilogia (sério, outra “estrela da morte”??? Conflito pai/filho???). Queria que a ousadia dos minutos iniciais (a melhor parte) se mantivesse durante o filme inteiro.
    Outro ponto são os personagens mal aproveitados. O que a Phasma faz nesse filme? haha Queria ter visto mais do Poe Dameron, assim como do Lor San Tekka. A Leia me decepcionou, mas creio que seja devido às limitações da atriz.
    E só eu acho que o filme me pareceu um pouco acelerado na segunda metade?Esperava que houvesse até uma comoção maior com a morte “daquele personagem”!

    Mas são pontos que só vão incomodar um fã exigente hehe. Tenho certeza que é um filme que tá explodindo as cabeças até de quem tinha um certo “preconceito” com a saga.

    Dou uma nota 08/10.

    • Edward Elric

      Por isso q o porte de armas no Brasil é proibido! rssss

  • Bruno Severiano

    Quando chega nas falas de Barreto dá uma vontade danada de adiantar, esse podcast seria ótimo sem ele…

  • gostei do cast e mais ainda do filme.

    sobre o cast o ponto alto foi a ultima intervenção do f barreto e o ponto baixo foi a fala do t siqueira sobre “a direita” (cujos exemplos históricos são itália e alemanha) como se “a esquerda” (com exemplos históricos leste europeu, rússia. china, coréia, vietnan) fosse isenta de qualquer critica.

    sobre o filme, o que me incomodou foi a rapidez com que “a força” se manifestou na personagem principal e a forma com que seu antagonista com treinamento tomou uma tunda da mesma sendo que ela não tinha. de resto, o filme foi excelente e me emocionou em muitos momentos.

    • Son1213

      reacinha ficou puto?

  • Erik Caieiro Dantas

    A nova ordem de direita, repleta de siths de direita, com seus stormtroopers de direita eram liderados por Kylo Ren de direita que segurava seu sabre de luz de direita com sua mão direita.
    Pô Siqueira, autoritarismo e direita não são sinônimos. As pessoas que ouviram e não conhecem o conceito deixaram o cast com uma impressão errada do que é a direita política.
    Quanto ao restante do cast, ótimo como sempre, parabéns pelo trabalho.

    • Edward Elric

      Supressão do individualismo, muito de direita! Fala sério.

  • Diego Pinheiro

    Acreditam que um certo site chamado “Melhores do mundo” contou a principal surpresa do Star Wars no dia da estréia! Não tenho palavras pra esse absurdo…

    • Edward Elric

      Eles fazem isso para qualquer filme.

    • Handerlei

      Acho justo.
      Considerando que o roteiro vazou desde janeiro…..

  • gandralf

    Vamos falar de cinema, cambada? Esse papo de direita x esquerda já encheu.

    Voltando para o filme…

    Uma característica comum das últimas gerações é a expectativa do sucesso instantâneo. Isso se reflete na trilogia nova, em que os personagens jovens são infantilizados pelas soluções fáceis.

    Acha que não? http://qga.com.br/comportamento/jovem/2013/09/porque-os-jovens-profissionais-da-geracao-y-estao-infelizes

    Compare a Rey com o Luke…
    PS: Mary Sue => https://en.wikipedia.org/wiki/Mary_Sue

  • Arkhanjo Adriell

    Ia falar mal do Barreto(nada contra, acho até um bom escrito), mas já fizeram muito bem, a crítica dele um pouco moralista, e sobre o Barreto agregar acredito que o Rapaduracast sempre dialogou bem com os ouvintes pois é/era feito por fã sem muita técnica etc

  • Jussara gonçalves

    Minha teoria. Rey é Kenobi podendo ser descente Duquesa Satine Kryze mandaloriana por isso a facilidade com idiomas e boa de briga. Kylo Ren vai ficar obcecado (apaixonado) aí está sua chance de redenção. Vai existir um tipo triangulo amoroso entre Rei, Finn e Kylo.

    • Handerlei

      Bom. Como vc é bem desinformada. Vou esclarecer pra vc parar de viajar e falar besteira.

      O Obi Wan só teve UMA paixão. Que aparece em Clone Wars.
      E ela morreu já.
      E fica bem claro que eles nunca seguiram em frente com esse amor.

      Tudo isso ta em Clone Wars. Que É oficial. E é canônico.

  • Silvana Oliveira E Silva

    Sinceramente não entendo. Vcs fazem várias observações negativas sobre o filme e no final dão 10. Totalmente incoerente. Como fã incondicional de SW acharia mais honesto uma nota que acompanhasse o discurso e os critérios que ele determina. Sobre a análise do filme, alguém que assiste o filme 3 vezes e no final faz uma análise alegando que o problema da família Skywalker é o sangue ruim de Han Solo….. tsc. Caraculis…. poderia ter ido dormir sem essa. Se vcs analisaram a história dizendo que cada um dos novos personagens luta por sobreviver e fazer seu caminho, não dá pra encaixar essa pérola no discurso. É muito mais lógico um descendente de Mr. Vader achar que a mãe general poderosa fez uma péssima escolha de um pai pra ele bundão e com ficha na polícia, do que a questão ser de herança genética. E o narigão de papy e filhote parecido deu um clima legal de semelhança. Até porque a idéia era de um moleque mimado, quase emo, com xiliques e uma confusão mental de quem saiu da casa da mamãe, mas sempre que pode volta para filar a comida e lavar a roupa. No caso a mamãe foi substituída por uma máscara e 1 holograma amorfo, que lembra alguém que foi bem tostadinho no passado.
    Sobre a confusão direita – esquerda, é claro no filme que os vilões são a cópia fiel de um regime nazi fascista da década de 30. Pela estética das cenas, figurino, trejeitos, tudo. A diferença é que o líder é oculto, porque naquela estética impecável aquele ser amorfo destoaria. Diante disso os caras perfeitos na forma mas pobres de conteúdo que aparecem no filme à frente das tropas, são perfeitos. Será um ponto explorado nos outros filmes. Discutir se todo regime totalitário é de direita é uma discussão que foge do escopo desse filme.
    Este é o primeiro e último episódio que comento. Bye bye fui!

    • Edward Elric

      Bem vinda ao rapadura cast…

    • Bruno Serrão

      Isso se chama crítica

      • El Luchador

        Não.

    • É por essas e outras que eu sou contra atribuir nota para produções artísticas. Nada é arbitrário e já ficaria satisfeito só com os comentários, nada de notas ou estrelas.

  • Legal o episódio. Parabéns a todos pela análise!
    Fui ao cinema assistir e sai pensando nos erros e analisando friamente tudo. Dei nota 8 falando com uns amigos. Disse que era um filme muito bom de se assistir, mas que não era muito audacioso na trama (que foi um repeteco). Mas quanto mais eu pensava no filme, mais ele ficava melhor. As excelentes cenas foram se sobressaindo e meu lado fã da franquia foi tomando conta de mim. hehe

    Só assisti uma vez ao filme e quanto escutei o podcast de vocês ganhei mais informação de coisas que não tinha prestado muita atenção ou que simplesmente não tinha levado em conta. Hoje, esperando um dia vago pra assistir novamente, acho que curtiria ainda mais.e se fosse mudar minha nota, daria 9. Ainda acho um problema a trama ser tão copiada, mesmo entendendo o porquê.

    E pra quem ficou com saudade da discussão política proporcionada pelo querido Lucas na trilogia antiga (prequel), é só dar uma zapeada aí nos comentários haha

  • Catena Hernandez. Nada demodê.

    Nossa… Ia comentar mas qdo comecei a ler os comentários desisti… Só vejo reaças coxinhas neo-liberais chorando por conta do comentário do Siqueira…

  • Lucas F. Zurwellen

    Fala galera, o podcast foi perfeito principalmente por que a maioria das teorias que vocês tem eu tb tive. Nem preciso comentar muito que visualmente achei o filme fodástico demais, aquelas tomadas de cima pra baixo, o 3D explodindo na sua cara com uma X-Wing que dava quase que para entrar nela e muito mais.

    A história é fantástica e sim uma releitura muito válida. A história é cíclica até porque ainda não há equilíbrio na força.

    Tenho algumas teorias para expor:

    Foi dito em outro podcastizinho por ai que Snoke seria o aluno que fodeu todo o esquema do Luke e não da pra aceitar tamanha bobagem. Acredito que quando é dito no filme que alguém se revoltou e matou todos, eles se referem diretamente ao Ben, mas evitam dizer o nome dele para não fazer ligação do filho com esse caso triste, tipo, não aceitam que foi ele o culpado mas sabem que foi ele.

    Simplesmente uma negação dos pais em relação ao assunto, eles preferem acreditar que ele ainda possua o lado luminoso (tradução horrível) e querem esquecer o que houve. Tanto é que a visão da Ray, vendo o Kylo com os cavaleiros da Primeira Ordem, corrobora com a história que o ele mesmo que matou a todos.

    Para mim Snoke pode ser o próprio ou sucessor/filho de Darth Plagueis, que é citado na trilogia prequel, ou então ser alguém muito velho e que estava escondido esperando uma nova força negra despertar.

    Fez muito sentido apresentar o Snoke como alguém que dominou a mente de Ben e o fez fazer aquilo por influência.

    Falando sobre os Troopers, eles de fato “evoluiram”. Acredito que a história quer apresentar para nós que a Primeira Ordem aprendeu (em alguns casos) com os erros do passado. Desta forma agora os Troopers são duramente treinados, inclusive na arte de luta contra o sabre, utilizando se de um bastão energético (vou explicar) que pode repelir o sabre de luz, alguma tecnologia estudada e desenvolvida. Tanto é que o próprio Finn possui algum treinamento e consegue enfrentar até certo ponto o Kylo mas perdeu contra outro Trooper que era especializado nisto, se fosse aquele cara o Kylo teria perdido talvez.

    Novamente aqui o podcast quando cita que o Finn pode ter a força nele a teoria corrobora com o que eu penso, neste caso isso também faria muito sentido.

    Há uma questão de o porque os comandantes serem tão jovens, como essa nova “Ordem” surgiu ou se ergueu? Logo imaginando que se eles fossem um fio solto (perdidos em algum lugar da galáxia) e que não tenham ainda sido destruídos, deveriam ser um bando de velhotes no comando. Talvez sejam alguma Ordem em treinamento que conseguiu fugir da destruição no meio desses anos todos.

    Fato curioso, tendo como referência o Finn, a Primeira Ordem é algo tão isolado que os soldados nem ao menos aprendem línguas de outros povos, tanto é que ele não entende nenhum robô ou qualquer outro alien.

    Não sei aonde eu ouvi falar sobre a queda do Império, que de fato este era algo tão grande e estava em tantos lugares do Universo que até o presente momento (do filme) a Resistência não conseguiu eliminar toda a força deles, tanto é que tiveram que manter um grupo isolado que praticamente só cuidava deste assunto (sob comando da Leia).

    Tanto é que o Império ressurgiu como a Primeira Ordem, que talvez seja algum comando que estava em treinamento em local isolado ou secreto e que por isso só agora foi aparecer. Algo como uma escola de cadetes que treina a galera desde pequeno, o que é dito no filme, ou que já foi planejado como um plano B.

    Para mim não faz sentido a Ray ser da família Solo ou Skywalker (a princípio) pois ela foi abandonada com uma certa idade e ela conhece absolutamente ninguém com quem se encontra, então os pais dela de fato ainda não apareceram. Acredito muito que a Ray seja talvez a grande profecia que trará equilibro para a força, sendo o Kylo o oposto dela. Nem Anakin e nem Luke, para mim, foram os grandes prometidos, eles apenas arranharam a história.

    Exatamente por isso também acho que a Ray não seja da família Skywalker, eles não são os grandes prometidos mas acabaram sendo o resquício vivo da força, algo como, eles tem a missão de achar o prometido (ou chamem como quiser). A Ray, na minha visão, tem uma origem como Anakin, ou seja, não importa quem são os pais dela, eles são comuns e ela nasceu para ser alguém bem superior.

    Anakin não tinha só o pai, ok, e tinha um grande apego a mãe, Luke descobriu que Vader era seu pai e em ambos os casos depois de encontrar novamente o elo da família os personagens penderam em ir para o lado negro da força.

    Para a trama familiar futura da Ray funcionária +- da mesma forma, em algum episódio futuro ela finalmente vai achar os pais e ai a fúria por ter sido abandonada vai surgir e isso vai fazer afetar a força nela. Se ela matar os pais, por raiva, ela fica do lado negro, se ela perdoar ela domina o lado luminoso.

    O filme arranha a questão da origem dos Jedis e dos Sith, talvez a Ray possa ser da linhagem do primeiro Jedi ou algo do tipo.

    Particularmente eu não gosto de pensar que o JJA usou o universo expandido, muito se falou que isso não iria acontecer mas algumas referência podem estar lá, assim como há sobre a trilogia prequel.

    Vide este fato, tenho algumas teorias que corroboram para que ela seja uma Skywalker mas como dito acima, eu mesmo não acredito nisso.

    Fato, a Ray pilota bem de forma natural, ela está em Jakku desde pequena sendo uma catadora de lixo. Ela nunca pilotou mas conhece bem a mecânica das naves. Algo que ela herdou de família, sendo o Anakin um piloto e construtor de Pods e Luke um ótimo piloto dos Rebeldes ou então essas naves são realmente fáceis de pilotar. É bem visível tb que Anakin, Luke e Ray tem um inicio de vida bastante em comum; pobres, isolados e esquecidos pelo mundo.

    Outra teoria para corroborar é que no universo expandido Luke tem um filho chamado Ben, neste caso podemos pensar que isso tenha sido aproveitado, Luke como sendo o último grande Jedi tem a missão de reerguer a força e não tem tempo de cuidar do filho e o entrega a Leia e Han, que por algum motivo não conseguem ter um bebê. Então, como pai é quem cria, Han e Leia são considerados como pais do mesmo a princípio. Quando Ben se revolta ele se sentem muito mal por não terem conseguido criar o filho de Luke e esse tb fica arrasado pelo próprio filho seguir o que o avô dele fez. Junto a isso tudo, Luke escondeu que teve mais um filho, gêmeos talvez ou até um algum tempo depois, e que preferiu deixar separado para que nunca despertasse a força nele, neste caso a Ray e sabemos que a força faz as coisas se encaminharem sempre para o mesmo ponto. Por este fato, talvez sabendo ou sentindo que a Ray era diferente, os pais resolveram abandonar-lá. Isso também corrobora para que ngm mais a conheça.

    Saindo do UE e voltando as demais teorias, se o Luke resolveu ser esse grande Jedi e seguir os ensinamentos (que ele teve que aprender ou procurar por conta própria), sabemos que ele não poderia se apaixonar/casar/ter um filho, então ou ele não aprendeu nada ou a Ray e o Ben não são filhos dele.

    *A Leia tem filhos por que ela não seguiu os passos de um Jedi.

    Agora tentando explicar por que todos confiam na Ray, isso pode ter haver com o simples fato da força interferir em tudo. A Leia sente a força em Ray, temos que lembrar que ela na teoria também possui a força, vê que o lado luminoso nela é forte e esta ressoa em outros personagens que acabam sentindo confiança nela. Essa presença da força fez tb com que o R2 D2 despertasse, independente dessa força ser de um Skywalker ou não, mas ele estava esperando (ou foi programado) para voltar a funcionar quando detectasse um sinal de força muito poderoso.

    Isso pode também ser um fato por que todos confiam em Finn, se ele tem a força isso pode estar ressoando, fazendo com que as pessoas confiem e também ter feito ele se livrar da lavagem cerebral.

    A questão da força também está ligada aos sabres de luz. Em referência a visão de Ray, isto é algo novo no universo Star Wars (digo dos filmes), que mostra a ligação do sabre com o seu dono, algo que está no universo expandido.

    A explicação está na fonte de energia que cada sabre possui pois todo Jedi deve montar o seu próprio e nele utilizar um cristal específico de um planeta onde só os Jedi tem acesso (conforme explicação do UE). Cada cristal de um lightsaber está ligado a força de seu dono, desta forma só quem o fez pode usar-lo (na teoria, porque já vimos em outros filmes que não é bem assim). Os cristais são instáveis e a força faz com que eles entrem numa ressonância perfeita para uso, isto por sua vez reflete uma determinada coloração de luz que tem haver com características de seu dono.

    Essa também é a explicação porque todo os Sith possuem sabre vermelho, pois ele usam um cristal sintético que por sua vez só consegue emanar a luz vermelha. No caso de Kylo, por ele não dominar perfeitamente a força, o cristal é bem instável, o sabre precisa dos escapes laterais e parece não ter uma lamina reta, em outras palavras, ele está colocando muita força no mesmo.

    O grande furo na história para mim é Maz Kanata, um ser muito velho que já viu tudo, que pegou o Sabre de Luke sabe se lá como e que só foi aparecer agora. Eles poderiam ter aproveitado outro personagem para isso, ela é uma muleta muito grande para explicar as coisas, duvido nada se for inserida digitalmente em novas versões das trilogias anteriores.

    Na cena final qdo a Ray vai encontrar o Luke eu fiquei de olho nos seres voadores que tinham por ali, pq me deu um estalo ao lembrar que eles não conheciam a galáxia onde ele estava escondido, isto é, ele foi para um lugar muito longe. Aí fiquei imaginando se ele não estaria na nossa galáxia e no nosso planeta (primitivo) talvez, seria foda!

    Uma teoria sem mta importância, aquela hora que o Kylo está tentando ler a mente da Ray e não consegue ir mais fundo, acredito que não seja porque ela confrontou (segurou) ele mas sim pq ela está cheio de luz (lado luminoso) e ele tinha medo de se aproximar, vide qdo conversa com o capacete derretido.

    Bom por eqto é isso que eu tenho teorizado, rs. Estou anotando tudo para daqui a 2 anos saber onde acertei e onde errei!

    Tamo junto, abraços.

  • batatao

    Os caras se matando nos comentários por UMA FRASE do cara em um cast de 1h 30min. Vão arranjar o que fazer gurizada, na boa

    • concordo plenamente amigo ! é mimimi….

  • Rod

    Cara na boa, pessoal luta pelo que hoje( falo na esfera individual)? Pela foto mais curtida? Em 1977 a vida (real) era muito mais difícil. Com a juventude americana atual a Rey não tem ligação quase nenhuma.
    Agora se for pensar em alguém que vive na Síria ou oriente médio tudo bem.

  • sobre o cast : estão de parabéns ! Realizaram um minucioso exame intelectual da Saga tendo o viés do cenário em que se desenrola .

    A questão ‘ Direita ‘ no comentário do Siqueira mas está relacionado à um ” posicionamento ” do que é ‘ Direita ‘ nesse filme : uma doutrinação . Há outros tipos de ‘ Direita ‘ , exemplo a Direita de Trump – calcada no viés de responder à demanda atual de Americanos . Há a ‘ Direita ‘ digamos clássica de Terceiro Mundo – uma articulação de interesses e por aí vai….

    O comentário da geração ” leite com Pêra ” é essencial !!! Muito bem fundamentado e inserido no momento certo do cast ! O ‘pode tudo ‘ novo -vader é um mimado….genial ! e olha q não vi o filme e só por essa , vale a conferida !

    Fico triste em saber que Solo morre….mas a vida continua e pareçe que a Rey é foda mesmo !!!

    Será que finalmente vou gostar de um filme do Abrams? kkkkk

  • Saulo Benigno

    Foi lançado novamente? Qual a diferença dos dois áudios?

  • TheNes8bits

    Achei que iria ver discussão sadia nos comentários, mas só vejo choro.

  • Vou ouvir, mas pelos comentários já sei que vem merda por aí!!

  • Parabéns Siqueira tu conseguiu criar um inferno nos comentários daqui!!

  • Guilherme Gades

    Servidor ta extremamente lento pra baixar e pra “stremar”, alguém poderia upar o podcast em outro lugar e passar o link?

  • Paulo Sá

    No Disney Infinity 3.0 Kylo chama Rey de prima….

  • silas.

    Oscar Isaac: DRIVE, INSIDE LLEWYN DAVIS, O ANO MAIS VIOLENTO, EX MACHINA… STAR WARS. O cara está numa ótima fase cinematográfica, acertando muito nas escolhas, e tomara que continue assim.

    Não lembro tanto, agora, de sua interpretação em “Alexandria”, porém o longa é excelente (Dirigido por Alejandro Amenábar e estrelado por Rachel Weisz).

    Recomendo cada uma das produções acima citadas para quem desejar conhecer o potencial do ator. Um de seus pontos positivos: versatilidade.

  • Lucas Dias

    A Arma do
    Chewbacca arancava os soldados do chao quando atingia e mal atingiu o ~BEN~significa que a força diminuiu o dano?

  • Pedro

    Ótimo podcast, discordo da nota 10 mas o filme possui mesmo magia. Achei esse o terceiro melhor filme da saga, atrás apenas do ep 4 e 5. É sem duvida o filme que mais diverte e o que é melhor dirigido tambem, mas pegou tantos elementos chaves dos antigo, que acho injusto coloca-lo como o melhor.

    E sobre o Han Solo, acredito que ele esperava sim que iria morrer mesmo antes de chegar na estrela da morte. Pois em uma conversa com a Leia ele diz que o filho deles ja está perdido, mas a leia o contraria e diz que ainda sentia luz nele. Mais tarde quando ele vai partir ela o abraça e pede pra trazer o Ben de volta. Han não fala nada, mas ele fecha os olhos e em sua expressão facial está escrito que ele sabe que não é capaz, mas como é um pai e marido, ele não poderia negar o pedido de Leia e deveria ao menos tentar achar a luz dentro de Ben, mesmo que ele próprio ja não acreditasse nisso.

  • Sauro

    O cast mais alegre e divertido tem os comentários mais chatos, sobre política e tal, nossa, vamos falar de Star Wars galera. Bem melhor.

    Vocês já leram a teoria de que a Phasma é mãe da Rey?
    E como o Kylo Ren vai ascender no mal matando a Léia?

  • Leonardo Nunes de Camargos

    Serio que vcs ficaram debatendo por dias essa questão de conservador, liberal, direita ou esquerda? Nem me estendi muito olhando os posts pela simples perda de tempo que é esse negócio, e o baixo nível de alguns comentários… mas se é pra debater… vou colocar uma unica coisa: se o inicio do debate se dá com as referências da Primeira Ordem no filme ao totalitárismo, é preciso que se diga que essas referências são claramente de regimes totalitários de DIREITA… regimes totalitários existem tanto de direita quanto de esquerda, mas o embasamento ideológico que os regimes seguem é completamente oposto… regimes totalitários de esquerda focam na questão da revolução permanente ao passo que os de direita focam na questão da manutenção da ordem! Embora tais conceitos possam ser usados de modo diferente ou até oposto por esquerda e direita (esquerda enfocando ordem e direita enfocando revolução permanente, o que os militares brasileiros fizeram no período antes da abertura lenta, gradual e progressiva), a base dos regimes está intrinsecamente ligado a esses conceitos! E é preciso lembrar que o que faz um regime totalitário não é a adoção em si destes conceitos, mas a exacerbação destes… levar eles a última consequência! Esquerda e direita hoje em dia não se definem mais apenas por estes conceitos e são multi facetados… Mas para quem quiser se aprofundar no tema, sugiro estudar as diferenças primordiais entre democratas e republicanos nos EUA, que representam bem as diferenças atuais entre esquerda e direita no mundo. A definição de esquerda e direita não está ultrapassada ou superada, porém estas definições mudaram e continuam em transformação, sobretudo desde o fim do bloco sovietico em 89.

  • Ricardo Reis

    Como que e Rey não vai ser foda. Ela conseguiu enganar e fugir do James Bond porra!

  • Claudemir Norberto

    Mas que porra eh essa?
    Eu entro num podcast de um filme, num site dedicado a filmes, entao vou ate o final da pagina pra comentar e debater os meritos/ou falta deles no filme e por mais que eu role a barra soh vejo um monte de posts sobre politica.
    Sera que entrei no lugar errado? Penso eu.
    Cade o povo falando dos atores, trilha sonora, fotografia, direção…
    Antes que venham me crucificar, eu tbm acho valido discutir politica, mas que vao discutir no lugar certo.
    Se eu entro num site sobre filmes eh pra discutir filmes e tudo relacionado a eles.
    Ahhhhhhhhh, mas tem bastante conteudo politico filme, o siqueira citou alguma coisa politica no podcast.
    Isso me deixa a impressão daquelas pessoas extremamente detalhistas e obcecadas que soh conseguem enxergar ou ver relevancia no objeto da sua obsessão.
    Entao para o obcecados por politica, veem um filme de duas horas ou uma hora de podcast e parece que a coisa mais importante que viram e que merece discussão eh simplesmente o fator politico do filme ou uma frase do podcast, deixando todo o resto de lado como se fosse irrelevante.
    Vou parando por aqui, depois faço outro post pra discutir o que realmente vim aqui pra discutir que eh o filme e o poscast.

  • Gustavo Ravaglia Faria

    parei de ouvir na “ordem militar de direita”

  • Jhon Anderson Souza

    Eu estou impressionado e extremamente feliz de como vcs estão evoluindo, e indo batendo de frente, sem a covardia e o medo de perder público, ao demonstrarem coerência e inteligência no podcasts de vcs. Quando escutei o de Jessica Jhones e o Sense 8 do outro cast, eu já me emocionei, agora novamente emocionado por ver vocês debaterem temas complicados com tanta inteligência e evolução. Vcs tão no caminho certo, e olha que é complicado, porque tudo que é elitizado tende a ir para um lado facista, vídeo game é um pouco, cinema tb tem um público bem elitizado etc. E logo vcs debateram facismo, extrema direita etc, me fez voltar a escutar todos os casts, faço medicina na federal mais facista do Brasil, eu vejo diariamente como meus amigos estão cada dia pior na forma de pensar e agir, estamos vivendo a ascensão do facismo novamente, e debater isso através do entretenimento pra mim, é a prova da maior qualidade que um jornal pode ter, porque vejo vcs agora como um jornal informativo.

    Parabens… Muitos parabéns!

  • Homi Aranha preto

    Larga de ser chato mano

  • Gustavo Ravaglia Faria

    pra vocês entenderem as referencias politicas do JJ

  • rogerio60366

    Só eu que estou aqui por aque não lancou o nerdcast special de rpg cyber parte 3

  • Dono do Rodney

    Podiam liberar uma versão sem o Barreto

  • Robert

    Uma coisa que os podcasters devem fazer é quando forem fãs de um filme, assistir duas vezes no mínimo e só comentar depois de pensar bastante… O Star Wars é um bom filme, um dos melhores do ano, mas não merece tanto 10 pois trata-se de um reboot vestido de continuação, com o mesmo plot do episódio 4 só que com roupagem politicamente correta do século XXI.
    Dar 10 para um filme com os defeitos que possui de lógica em relação a saga (e não estou falando dos livros e HQs, só dos 3 filmes anteriores), irá inviabilizar um possível 10 para o episódio 8 ou 9, que com certeza serão melhores e mais originais que esse inicio meio “esquisito” da nova saga.

  • leonardo

    quem enganou o PH dizendo que ele é Negão?

  • San Ramon

    Excelente cast infelizmente floodado por morenistas por causa de um comentário não bem compreendido do Siqueira. A Primeira Ordem sem dúvida emula os neonazistas, extrema-direita.

    No Brasil a liberdade econômica é vista como direita, acho muito difícil não ser de direita em um cenário assim. Há direitas e direitas.

  • Alien

    Lindo filme o melhor https://goo.gl/9QcGUh

  • Paulo Gomes

    o filme é otimo… eu soh achei ruim o spoiler fenomenal que eu levei aqui quando cliquei num post sobre guerra civil…

  • Fabienes Dfly

    Mas o que está acontecendo aqui????
    Eu achei que esse era o RapaduraCast e está mais parecendo o espaço de comentários do anticast???

    Só queria dizer que estava com medo de ouvir esse podcast. Mas no final eu fiquei muito satisfeita com tudo.

    Sai do cinema com um sentimento de incompleto. Mas assim que entrei na internet e vi o hype das pessoas satisfeitas com os novos personagens minha visão do filme mudou. Assim como o Siqueira, sai de um 9 para um dez só de discutir com as outras pessoas o que foi esse filme.

    Beijos para os participantes do cast.

  • Fernando Rebouças

    Poxa, Barreto se diz fã da parada toda, mas po o cara ta numa bad vibe no cast que até desanima ouvir o treco, vide frase de abertura, a galera impolgada, e o Barreto…nheéééé, po a rabugisse do PH passou pro cara puta merda!

  • Chico Milk

    Aquele momento que você ouve o pod no trabalho e se segura para não chorar. Sensacional, o melhor que ouvi sobre o filme. Parabéns.

  • Jean Maxwell

    Bom cast, aliás como quase todos. Acho que como ótimos críticos que vocês são s só faltou um pouco de parcialidade na análise de vocês. Mas parece que todas as críticas que estão saindo esquecem de analisar o filme como filme em si. por que se formos ver o despertar da força com um olhar mais crítico ele não passa de um filme bem bobinho. a começar pela premissa, que não passa de uma corrida pelo mapa do tesouro. Sinceramente qual motivo de existir tal mapa? Quem faz esse mapa? Luke? Não seria mais fácil luke se comunicar apenas com quem ele quisesse encontra-lo? Outra coisa estranha o R2D2 será que nenhum engenheiro ou semelhante poderia tirar esse mapa da memória dele? Aliás outro aspecto negativo do filme são as varias coincidências presentes. Tudo acontece muito fácil, (Solo, diz que houve uma “briga” feia com Leia, os dois se veem dizem oi e esta tudo resolvido)muito conveniente. O R2D2 volta justamente quando eles precisam da última parte do mapa, das mil e uma naves existentes na galáxia era justamente a millenium ali, Solo encontra a millenium justamente por passar ali por perto dela, o sabre de luz do Luke estava justamente no bar que eles foram para fazer nem sei mais o que, Solo e Finn pousam perto da rey sendo que havia um planeta inteiro onde ela poderia estar. Muitos justamente não? Outro grande problema do filme é que ele não se sustenta sozinho praticamente tudo vai ser explicado nas sequências Além claro do filme ser sustentado unicamente por ecos dos filmes anteriores, o que seria legal se não fosse apenas e exclusivamente isso, ecos.
    Outros fatos que me incomodaram:
    Depois que o império caiu os STs não deveriam ser comandados pela republica? Por que os rebeldes ainda existem? Por que Leia parecia esta escondida? Ela não deveria ser alguém importante da república. como a república deixou a 1 Ordem construir a estrela da morte ou será que ninguem percebeu. É como disse antes provavelmente tudo vai ser abordado nas sequências.
    No mais o filme tem ótimos efeitos, um bom visual(que era o mínimo para um filme de tamanho orçamento) atores interpretando bem.
    É um filme para assistir com o cerebro desligado.
    Curiosidade depois que o ep1 saiu lembro que o grande público elogiou muito o filme depois é que falaram mau pra caramba. Será que vai ser assim com o ep7.

  • Eu tenho um problema com a representatividade do filme. Talvez porque eu ache que funciona mais como uma mina de dinheiro nesse caso.

  • Falaram que o Finn não tinha treinamento para o sabre, mas eu acho que ele teve umas aulas com aquela arma sinistra que o stormtrooper usou contra ele e isso deu uma noção

    • Katia

      Se vc conseguir ler o before the awekening essas coisas ficam bem mais claras

  • ISRAEL MARIA

    Alguém reparou que foda quando o fin diz que o canhao da MF está enperrado e a Ray fira a porra da nave toda só pra dar um tiro certeiro na nave inimiga?

  • Thiago Costa

    Esse Cast foi simplesmente SENSACIONAL !!!
    Eu já havia gostado do filme, mas como só vi uma vez até agora, muitos dos pontos levantados ainda não tinham passado pela minha cabeça.

    Este rapadura é obrigatório para TODOS que forem ao cinema.

    Parabéns a todos em especial ao Barreto pelos pontos levantados.

    Estou com ainda mais vontade de rever o filme agora

  • melhor que o nerdcast, só tenho isso a dizer.

  • Johnny_Gomes

    Assistindo “Uma Nova Esperança” percebi que muita coisa se completa com esse novo filme. Por exemplo, quando o Luke volta para a fazenda, os tios estão em cinzas. Assume-se que foram queimados pelos troopers, que procuravam o R2D2. Em “O Despertar da Força” vemos o trooper com o lança chamas, dizimando pessoas. Esse tipo de detalhe é o que me ganhou no novo filme. Parabéns por mais um cast foda, galera! Vlw

  • Febeto

    Discordo do Barreto quando diz que o filme é obrigado a propagar consciência social em todos os quesitos (seja de raça, cor ou sexo – opção sexual).

    Esses são os nossos problemas e dilemas. Os problemas e dilemas de Povos em outras galáxias provavelmente são outros.

    Os negros foram escravizados – e da forma com que foram, aqui no Planeta Terra e somente aqui pelo que sabemos..

    O contexto de Star Wars enfatiza humanos convivendo normalmente com todo tipo de criaturas bizarras sem qualquer tipo de segregação.

    Como um humano negro neste contexto carregaria a mesma carga emocional de um descendente de escravos negros humanos (terráqueos)?

  • Vinicius Castro

    Muito legal o podcast. Comecei a ouvir pq um amigo me mandou a edição da antologia Rocky, da qual sou grande fã. Já ouvi vários e esse do Star Wars tbm é sensacional, fiquei com vontade de ver o filme de novo.

  • Carlos Sawaki

    Muito bom, parabéns! Um fato curioso que aconteceu comigo foi que na cena inicial ao falecimento de Han, tive um vislumbre da cena do falecimento de Kenobi ~ No antigo filme, Ben meio que se deixa abater para que a força desperte em Luke ~ Quando Rey chegou ao local onde estavam Han e Kylo, para mim ficou claro que Solo iria morrer, mesmo sem ele saber que ela estava lá ~ Sua morte seria também um fato que faria a força despertar dentro dela ~ Viajei? Haha, abraço!

  • hater

    meu deus galera!!!!! o luke se fudeu pra aprender a força!!! ces tão de sacanagem……………….fala serio parecia o clipe da katy parry rarararar!!!!!!!!!!!
    agora todo mundo pode ser jedi……aaataaaa…..

  • Katia

    Adoro esse podcast! Apesar de ter seus pontos fracos, amei o despertar da força. Só assisti 5x no cinema. E a 6a. Só não rolou porque a sala estava cheia

    • Katia

      E complementando esse podcast foi o melhor que ouvi sobre o filme! Emocionante o final! Chorei aqui ouvindo!

  • Marcos Maksoud

    caralho, é de lei todo conteúdo nerd desse brasil ter um viés totalmente politicamente correto ?

    “machista, representatividade, direita malvadinha”

    eu sei da importância de certas causas, mas se torna chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato.