Rapadura

Rapaduracast

Clock domingo, 08 de junho, 2014 - às 16h17

RapaduraCast 377 – A Nova Era da Ficção Cientifica e No Limite do Amanhã

Fique a vontade para participar do nosso debate, porque aqui você sabe: "Assistir é apenas o começo"!

por RapaduraCast Team
08/06/2014 - 16:17

ATENÇÃO: Esta edição tem SPOILERS do filme.

O gênero ficção cientifica sempre viveu seus altos e baixos. Nos últimos anos, Hollywood redescobriu a paixão do público por sci-fi e decidiu fazer várias produções que encaixaram no gosto popular. Filmes como Transformers, Gravidade, Distrito 9, Ela, Lunar, Círculo de Fogo, Looper e Dredd acabaram funcionando, mesmo com toda a desconfiança. O que podemos comentar sobre essa nova era da ficção cientifica? Aliás, o que diabos é ficção cientifica?

Jurandir Filho (@jurandirfilho), Raphael Santos (@phsantos), Thiago Siqueira (@thiagosiqueiraf), Giovane Araújo (@giovanearaujoj) e Raphael Draccon (@raphaeldraccon) discutiram sobre o gênero e No Limite do Amanhã. O filme dirigido por Doug Liman, tem Tom Cruise e Emily Blunt como protagonistas. A adaptação do livro/mangá All You Need Is Kill funcionou? O ocidente finalmente descobriu o mundo dos mangás/animes? Por que estamos vendo tantas produções com referências a clássicos do RPG (como Final Fantasy), Evangelion, Akira e outros? O final prejudicou o filme?

ALGUNS PODCASTS RELACIONADOS
RapaduraCast 274 – John Carter, a origem e o filme
RapaduraCast 281 – Ideias Fora da Caixa
RapaduraCast 328 – Qual o seu Universo Fantástico preferido?
RapaduraCast 333 – Além da Escuridão – Star Trek
RapaduraCast 339 – Tokusatsus e Circulo de Fogo
RapaduraCast 346 – Gravidade
RapaduraCast 362 – Ela (Her)

LINKS RELACIONADOS AO PODCAST
[VÍDEO] Piloto da Avianca fala sobre pouso de emergência em Brasília
[VÍDEO] Cenas da guerra real no Afeganistão

ASSISTA AO TRAILER DE NO LIMITE DO AMANHÃ [WARNER]

Duração: 110 min

Arte da vitrineBruno Costa

ASSINE O RAPADURACAST NO ITUNES
Acesse aqui: http://itunes.apple.com/br/podcast/rapaduracast/

QUER O FEED PARA ADICIONAR NO SEU AGREGADOR DE RSS?
Adicione o nosso feed: feeds.feedburner.com/rapaduracast

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS E CHUTES NO SACO
Envie e-mails para: rapaduracast@cinemacomrapadura.com.br

Saiba mais sobre: , , , , ,

  • Tiago Moreira

    Acabei de sair do cinema e encontro o cast aqui pronto pra eu ouvir .. Como não amar o CCR

    • Louise

      2

  • Angelo Fonseca Guedes

    Bora escutar, a caminho do cinama…indo ver o filme agora heheheh

  • Anderson Nunes

    Eu gostei do final feliz por não achar ele forçado, independente da pessoa achar o final bom ou ruim o filme é muito DIVERTIDO!

  • nivaldo

    Eu sou muito fã do Tom Cruise e do Doug Liman, mas não estava com muitas expectativas pra esse filme , mas depois de todas as criticas que ouvi ,fiquei mais interessado , vou assistir amanhã!!

  • Joselito

    Só fazer um adendo. Viagem no tempo NÃO É FICÇÃO CIENTÍFICA. Isso porquê o tempo é uma grandeza relativa e progressiva, um processo físico irreversível. O tempo é uma grandeza intrínseca ao corpo, passando de formas diferentes para cada um de acordo com sua velocidade e movimentação no espaço, sempre indo para frente. Nem tudo na física tem processo inverso Por exemplo, não existe gravidade negativa, não existe entropia negativa, e também não existe tempo negativo. As teorias de movimentação tempo-espaço, como as de atravessar um buraco de minhoca ou ser sugado por um buraco negro, nunca consideram volta no tempo, sempre ida ao futuro, pois o corpo seria acelerado em relação ao universo e depois jogado em outro local, neste processo, para o corpo o tempo teria passado algumas horas, para o universo, vários anos. Então, resumindo a coisa toda, VOLTA NO TEMPO É FANTASIA.

    • gandralf

      1. Como gênero, ficção científica é uma forma de fantasia. Ela não precisa ser 100% factível para se enquadrar no gênero.

      “Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou referir obras (de arte) criadas a partir da imaginação”

      “Ficção científica é uma forma de ficção desenvolvida no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos”

      Se está na wikipedia, então é verdade.

      2. Segundo o que nós conhecemos hoje, não existe gravidade negativa nem dá para voltar no tempo. Ou seja, as pessoas assumem que o tempo é uma progressão estrita de causa e efeito. Mas na verdade, de um ponto de vista não linear, não subjetivo, é mais como… ah… vou deixar o original aqui:

      “People assume that time is a strict progression of cause to effect. But actually from a non-linear, non-subjective viewpoint it’s more like a big ball of wibbly-wobbly timey-wimey… stuff.”

      • Cesar Adr

        Baseado no mundo que vivemos hoje, comparando com 50 anos atrás, a FC ja deu mostras que não a limites pra imaginação humana. A impressora 3D é praticamente o inicio de um sintetizador de Star Trek, portanto em 2000 anos muita coisa pode mudar.

  • Julio Junior

    Eu cansei vendo tantas repetições, achei muito cansativo. Apesar da linguagem de ser de vídeo game, o que me fez lembrar quando eu jogava real bout, no cinema ficou muito cansativo e a história não trouxe nada novo do que se revelou no início.

  • nivaldo

    Gostei muito da equipe reunida pro episódio de hoje, não tem oque reclamar .
    mas tô senmtindo falto do Affonso Solano!!

  • MAICON CRISTIAN

    UMA DAS MELHORES FICÇÃO QUE EU ASSISTE FOI LOOPER, TAMBEM COM EMYLI BLUNT, INFELIZMENTE O FILME FOI MUITO MAL DIVULGADO, MAIS É MUITO BOM, E TAMBEM É BOM VER UMA FICÇAO ONDE AS PESSOAS NÃO USAM EXO ESQUELETO.

  • Tiago

    E o Mauricio Saldanha?!?saiu do rapaduracast?!?

  • ThiagoSpalado

    Alguém e explica uma coisa?!?!!?

    Como que a Rita(Emily Blunt) soube que ela perdeu o poder? Não entendi!

    Pra mim ela só saberia se ela perdeu o poder realmente se ela morresse e ficasse morta, mais ai ela não saberia, porque ela estaria morta.

    • Douglas

      Também não entendi isso, como ela sentiu que tinha perdido o “poder”.

      Outra também, quando ele estiver com 90 anos de idade e morrer, irá voltar lá atrás e viver tudo denovo?

      • Jefferson Ricardini

        Ela sabe que perdeu, do msm jeito q ele sabe… o cara fala que sentiu ter perdido a conexão com o omega. Pra ela começar a ter visões (mesmo que falsas, já que o omega a manipulava) tem uma conexão, e dá pra sentir quando essa conexão se rompeu.

        E sim, desde que o Omega ainda esteja vivo ele com 90 anos voltaria pra exatamente aquele momento, que foi a hora que ele entrou no sistema. Lembrando que isso acontece pq é um bug né. Ele não deveria estar dentro da rede, então sempre que ele volta 24 horas antes do momento em que ele foi conectado.

        O que explica o final do filme tbm, sim foi falta de coragem de matarem o Tom Cruise, mas não é sem sentido, não quebra nenhuma regra do filma. Suponhamos que o dia q ele acorda la com as algemas né segunda feira, e ele foi acordado as 6 da manha. no dia seguinte (terça feira), morre as 6 da manha, e por isso ele volta nesse horário (isso é importante, volta sempre as 6 de segunda pq morreu as 6 de terça. Lá no final do filme, ele adianta tudo, não perde o dia todo da segunda e vai pro campo de batalha terça de manha, não… na própria segunda a noite ele já vai matar o Omega, quando ele mata o Omega, o bichão faz ele voltar lá as 24 horas, ou seja, agora ele não morreu as 6 da manha de terça, e sim sei la, as 11:30 da noite de segunda. Aí volta 24 horas, fazendo ele volta mais pra ainda.

        Agora, no final, isso significa que a guerra não acabou, o Omega ainda venceu, pq que mudou futuro mudou o passado? (discussão que eles levantaram). O omega teve que mudar, ele fez aquilo pra poder trocar de lugar, já que não podia mais ficar em Paris, durante essa logística de mudar de lugar deu uma bugada nos outros aliens, enfim, a guerra continua

    • Ricardo S

      Ela explica que se feriu e sangrou muito , mas “não rápido o bastante” para morrer (e resetar o dia). Alguém a resgatou e fez uma transfusão de sangue, ou seja, ela sobreviveu, mas devido á transfusão ela perdeu os poderes.

  • Terminei de assistir o Filme (ainda não escutei o podcast)… Sabe a impressão:
    Um ótimo Remake do filme: 12:01. Só que com alienígenas e com Tom Cruise.

    Link do Trailer
    https://www.youtube.com/watch?v=nbxN4o7tmB8

    Abraço a todos…

    • MAICON CRISTIAN

      BEM LEMBRADO.

  • Lucas “Intoxicação Alimentar” Albuquerque

    Eu notei a música de FFVII aos 32 minutos, Jurandir…. xD

  • wagner vasconcelos

    Filme alto Nível, adorei a trilhazinha do FFVII no programa…

  • Rodolfo

    Caraca! Trilha sonora do cast espetacular. Final Fantasy 7, Chrono Trigger, Shadow of the Colossus, Journey… Ficou foda.

  • Bruno Nunes

    Eu gostaria de registrar aqui a minha visão sobre o final do filme.

    Apesar do estúdio não ter tido a coragem de matar (definitivamente) o personagem principal, o que para mim seria o ideal, a volta dele não é tão incongruente.
    No decorrer do filme é dito que o alienígena que o Tom Cruise mata e dá a ele o poder de voltar no tempo é uma pequena ramificação do Ômega. Se o sangue desse Alien leva o protagonista para um Ponto no passado, o sangue do Próprio Ômega pode leva-lo para mais longe.
    E quando o Tom Cruise volta, ele terá que matar novamente o Ômega, mas agora ele iria para a guerra como alguém que tem poder de decisão para dizer onde atacar, visto que agora ele sabe que o inimigo estaria em Paris. Entretanto há uma segunda opção. O Ômega volta no tempo toda vez que perde para mudar de lugar e ganhar a batalha, ou seja, o Tom Cruise voltou, só que Ômega também, mas ele pode não estar mais no mesmo lugar.

    Filme 8,5 totalmente rapadurizado…kkk

  • ThiagoSullivan

    Pow, o Barretão que tava ansioso pro filme não participou do cast :/

  • Evandro

    Essa música do Final fantasy 7 que usaram me levaram a outra era. Me deu vontade de comprar um play 1.

    • Evandro

      Sério essas músicas são tão boas que atrapalharam, eu paro de escutar o que estão falando.

  • muito bom poder escutar rapaduracast pra quem ama cinema e de mais.

  • No meu ponto de vista:
    Ficção: Algo que existe ou pode existir algum dia.
    Ex.: Robocop
    Fantasia: Não existe.
    Ex. Dragão, Magos…

  • Noel

    Qual é mesmo o podcast de Doctor Who que eles mencionam? Alguém tem o link?

  • ladjane lima

    acabei de ver o filme e superou as minhas expectativas! que final foi aquele que as discussões acaloradas se iniciem

  • Qual é o nome da primeira música do cast? Foda!

    • Anaclara

      The Glitch Mob – Becoming Harmonious

  • Flávila

    Porque meu download (do arquivo zipado)não funciona? É só comigo?

  • Mais uma vez perdem tempo discutindo o 3D de um filme que não foi filmado em 3D.
    É óbvio que o 3D não encaixou! O filme não foi filmado pensando nisso e acabou sendo convertido depois.
    Seria realmente interessante se vocês fizessem esta distinção, até ajudaria ao pessoal entender bem a diferença e parar de jogar dinheiro fora.

  • Cesar Adr

    Brilho Eterno de uma mente sem lembranças, dizem que é FC e só posso imaginar isso pela máquina da mente.

    Gattaca é tão incrivel que ao analisar as exigências de um profissional ou os processos de seleção de RH, não vai demorar muito as empresas exigirem o dna do candidato.

    A FC é o melhor genero que existe justamente por questionar a existência do ser humano, das relações pessoais a evolução da especie . FC devia ser ensinado nas escolas…no minimo as pessoas teriam uma visão diferente da ciência.

    Citar Lost chega ser uma heresia com o genero, se lembrarmos da serie de mesma época, Batllestar Galactica, que uniu de forma brilhante o que a de melhor na FC, Blade Runner, Star Trek , Tropas Estelares religião e politica. BSG/2004 é a melhor FC desde Matrix.

  • Cesar Adr

    Não acho que se trata de uma “nova era” da FC. Foi comentado em 2009 com o sucesso de Avatar, que Hollywood iria investir pesado em FC, tai o resultado.

    O genero sempre esteve presente no cinema, vou citar os maravilhosos e inesquecíveis anos 2000:

    00,
    01, IA
    02, Minority Report
    03, Matrix, XM2, Terminator 3
    04, O Dia depois de amanhã
    05, Episódio 3, Guerra dos mundos
    06, O dia em que a terra parou
    07, Sunshine
    08, Homem de Ferro,
    09, Watchmen, Distrito 9, Terminator 4, Presságio, 2012, Star Trek,

  • Cesar Adr

    A FC é tão abrangente que ela engloba outros generos, como o drama em Brilho eterno de uma mente sem lembranças, Gravidade e A Arvore da Vida, que talvez seja a experiência mais parecida que tivemos com 2001. Aqueles momentos da origem do universo, do sistema solar, da Terra…foi uma das coisas mais TRUE de FC que já vi na vida.

    Outro fator importante do genero é a profecia. Se a FC fosse uma religião, seria a melhor de todas, pois suas profecias se confirmam, pois o genero se apoia na ciência. Quem diria que chegaria o dia em que já se especula impressão de células…a ideia de um homem biônico já não é mais ficção ….estamos vivendo as margens de um mundo novo…

  • Alice

    Alguém sabe o nome da *última* música e do artista q toca no podcast??????

    • Leandro

      Love me again – John Newman

      • Alice

        Muito obrigada 🙂

  • Gente, simples assim: Como o Ômega era a fonte de todo o poder de viagem no tempo, o Cage se funde ao bichão, e se torna o novo Ômega, voltando no tempo ainda mais sinistro, e quando quer, porque está com poderes temporais e investido de autoridade militar, ficando implícito que voltou pra vencer e ficar com a mocinha.

    Isso tudo porque ele zerou o jogo uma vez, e vai poder jogar com novas vantagens! Simples! (Já que a linguagem foi muito de videogame)

  • rodrigo souza

    Parabéns juras pelo cast trilha sonora sensacional teve tudo tema de chrono triger, e Shadon of the colossus ,desculpa os erros de português teclado do celular zuado mas parabéns pela trilha

  • Cara achei o filme fantástico e a Emily…sensacional demais!! tanto a atriz quanto a personagem…porra akela parada do anjo deVerdun pelo fato dela ser loira e com olhão ficou foda demais!!

    Quanto ao final na minha visão o Omega que era uma consciência logistica foda e sabia de todos os paranauê que acontecia e resetava as paradas meio que assumiu a derrota para o Cage e deu um presente final para ele fazendo ele poder voltar no tempo/espaço o colocando em um ponto de segurança uma vez que ele foi badass e venceu ele… Mas realmente o finalzinho clichê do sorriso meio q estragou…mas msm assim achei espetacular!!

  • gilvan nunes

    vcs não aceitam criticas, seus bostas! vcs caíram no meu conceito! E quem curtem vcs ou e retardado ou tem merda na cabeça! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Eduardo

      quem fala

  • Concordo com que foi dito, o filme tem problemas, eu tive de assistir novamente o final para entender, mas mesmo assim ficou distante do que tinha sido apresentado até então.

  • Tiago Rezende

    Ótimo filme, e o pessoal e os RAPADURIANOS estão de parabéns…

    ****Dica: Postar o nome das músicas que são utilizadas nos Casts, as vezes tem muita musica doida, e a gente tem que ficar igual um maluco procurando o nome para poder baixar…

    • Rafael Pereira

      Apoiado quanto as músicas

    • Itamar

      no final dos Casts mostra a lista de musicas do flme

  • Douglas

    Muito bom o cast e o filme.

    ********* SPOILER **********
    Sobre o final, não faz sentido. Pois quando ele volta naquele ponto, o Omega teria que estar vivo e não morto. E para o Omega morrer ele precisaria morrer, pois como é dito no filme ninguém acredita que é possível voltar no tempo. Sendo assim, ele precisaria se sacrificar para poder matar o Omega.

    1 – Começa na segunda, vai para o exercito e treina na terça e o dia D é na quarta.
    2 – Treina terça e morre quarta.
    3 – Vai falar com o general na terça e morre.
    4 – Vai falar com o general na terça, quase morre e mata o Omega no começo de quarta.
    5 – Voltando pra segunda, o Omega ainda está vivo.
    ********* SPOILER **********

    • Kevin

      Concordo com você, o que eu entendi do final é que o omega bem como todos os aliens da batalha da praia também estão vivos. Ele só foi banhado no sangue horas antes da premira vez que fez ele voltar mais algumas horas antes.
      Deixando assim brecha para um dois.

    • welitonE3 .

      No meu entendimento, o Omega começa seu poder de previsão do tempo na segunda, e ele é a unica coisa não resetável no ambiente, então quando ele acaba com o Omega na 4ª, ele matou o Omega de 2ª, então o Omega não existiu na 3ª e 4ª.

  • Curti muito !!! Tom Cruise realmente é o cara a ficção científica !!!

  • Guilherme Medeiros

    SPOILER!

    No final, se levarmos em conta que são armas biológicas, provavelmente de um grupo combatente/militar/estrategista, você arriscaria o checkpoint/poder temporal apenas em uma camada?

    Quando um Alpha morria ele voltaria no dia seguinte como sempre.
    Porém e se o Alpha fosse apenas capturado? Sangrado para perder os poderes? Poderiamos ir até o ômega e o matar para acabar a guerra, porém como uma linha de frente de um possível grupo conquistador, o Alpha não poderia ser o único safe point deles, pode ser que há camadas de linhas, como por exemplo um alpha, voltaria um dia, um omega 2 dias, pois se chegaram no omega é pela falha dos alphas, isso quer dizer que resetou para o ômega que é apenas mais um “soldado” do exercito e sabe-se deus quantas camadas há, e se já nao mataram os omegas antes, sem contar que quando o omega morreu, pode ter passado os seus fluidos pro tom cruise, talvez na proxima vez que ele morrer ele voltará praquele local, isso abre espaço pro sequenciase toda vez que um alpha morre, ele continuaria morto em sua linha temporal. falando em multiversos, a cada possibilidade que temos, há um universo diferente, ou seja, no universo em que ele morreu continua vivo, porem quando cruise voltava ao inicio, pode ser na mesma linha temporal, com aquele sentinela morto mas em outro universo no qual ele está vivo, no final o omega está morto, mas pode voltar , pois por ser dificil de alcançar ha menos em suas tropas.

  • Lukas Comim

    fiquei triste por ter cast sobre esse filme que é bem mediano e não ter do looper que é excelente. Mas não da pra fazer sobre todos né?! 😀 continuem com o ótimo trabalho, abraço aqui de linhares/es, tem ouvinte com gosto aqui!

  • JuniorOnline

    É um filme regular, nada demais…