Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Francis Ford Coppola apoia opinião de Martin Scorsese e diz que filmes da Marvel são “desprezíveis”

Cineasta fez seus comentários durante um evento na cidade na França, onde recebeu um prêmio pela sua colaboração ao cinema.

Francis Ford Coppola apoia opinião de Martin Scorsese e diz que filmes da Marvel são “desprezíveis”>

O diretor Francis Ford Coppola foi o mais recente diretor a criticar os filmes da Marvel Studios, os chamando de “desprezíveis”, logo após o também diretor Martin Scorsese dar a sua primeira declaração sobre os longas de heróis da empresa no início deste mês. O diretor da trilogia “O Poderoso Chefão” fez seus comentários durante um evento na cidade de Lyon, na França, onde recebeu o prêmio Lummiere devido a sua colaboração ao cinema (via Yahoo News).

“Quando Martin Scorsese diz que os filmes da Marvel não são cinema, ele está certo, porque esperamos aprender algo com o cinema, esperamos ganhar algo, alguma iluminação, algum conhecimento, alguma inspiração. Não sei o que alguém absorve ao ver o mesmo filme repetidamente. Martin foi gentil quando disse que [a Marvel] não é cinema. Ele não disse que é desprezível, o que eu digo que é”, afirmou Coppola.

Após a sua primeira declaração, Martin Scorsese voltou a comentar sobre os filmes da Marvel, indicando que grande parte de seu problema é a preferência dos estúdios e redes de cinema para tais filmes em detrimento dos “filmes de arte” ou independentes. Isso também parece abalar Francis Ford Coppola, devido ao desafio de produzir seu projeto mais ambicioso, “Megalópolis”, após duas décadas de planejamento.

“Eu queria fazer um filme sobre uma expressão humana do que realmente é o paraíso na terra. Eu diria que é o filme mais ambicioso [que já trabalhei] – mais do que ‘Apocalypse Now’. Esse é o problema. Acho que custaria mais do que ‘Apocalypse Now’. Seria o maior orçamento com o qual já tive que trabalhar”, declarou.

Coppola possui uma carreira invejável na industria cinematográfica, tendo ganhado cinco Oscars: um de Melhor Roteiro Original por “Patton – Rebelde ou Herói?”, dois por Roteiro Adaptado com “O Poderoso Chefão” “O Poderoso Chefão II”, além de melhor diretor com “O Poderoso Chefão II”. Ele também dirigiu filmes aclamados como “Apocalypse Now”, “A Conversação” e “Drácula de Bram Stoker”.

Após a declaração do diretor sobre os longas da Marvel, a internet voltou a falar do assunto. O diretor James Gunn, de “Guardiões da Galáxia”, comentou em seu perfil pessoal no Instagram, que mesmo que com o passar das épocas, sempre surgirão filme inovadores, e que nem todos irão apreciá-los, nem mesmo “alguns gênios”. Veja abaixo:

“Muitos de nossos avós pensavam que todos os filmes de gângsteres eram iguais, muitas vezes chamando-os de ‘desprezíveis’. Alguns de nossos bisavós pensavam o mesmo dos faroestes e acreditavam que os filmes de John Ford, Sam Peckinpah e Sergio Leone eram exatamente iguais. Lembro-me de um tio-avô a quem estava falando sobre ‘Star Wars’. Ele respondeu dizendo: ‘Vi isso quando se chamava 2001 e, rapaz, era chato!’. Os super-heróis são simplesmente gângsteres/cowboys aventureiros do espaço. Alguns filmes de super-heróis são horríveis, outros são lindos. Como filmes de faroestes e gângsteres (e antes disso, apenas filmes), nem todo mundo será capaz de apreciá-los, mesmo alguns gênios. E tudo bem”.

Vários outros também se pronunciaram a favor da Marvel como o diretor de “Viva: A Vida é Uma Festa” e “Toy Story 3”, Lee Unkrich, os atores Colin Hanks e Natalie Portman, entre outros.

Saiba Mais: , ,

Matheus Costa
@oiatheus

Compartilhe


Notícias Relacionadas