Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Leonard Nimoy, o eterno Spock de Star Trek, morre aos 83 anos

Ator era um ícone de várias gerações da cultura pop.

Segundo o NY Times, Leonard Nimoy, ator que ganhou fama global por interpretar o Sr. Spock na série “Star Trek” original, morreu na sexta-feira (27) de manhã em sua casa em Bel Air, Los Angeles. Ele tinha 83 anos. Sua esposa, Susan Bay Nimoy, confirmou sua morte, dizendo que a causa era em estágio final da chamada doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O termo é utilizado para descrever doenças pulmonares crônicas como enfisema, bronquite crônica e asma. Está relacionado ao tabagismo.

Sr. Nimoy foi fumante compulsivo durante décadas, mas largou o vício há cerca de 30 anos. Nos últimos meses, precisou visitar o hospital várias vezes devido a complicações decorrentes da doença. Atualmente era um crítico severo dos males provocados pelo tabaco, ele postou no mês passado uma mensagem no Twitter alertando sobre o consumo prolongado da substância:

Fumantes, entendam por favor. Se você parar de fumar depois de ser diagnosticado com lesões no pulmão, será tarde demais. Vovô diz: aprenda com minhas lições“.

Leonard Simon Nimoy nasceu em Boston no dia 26 de março de 1931. Além de ator, ele também é poeta, pintor e fotógrafo. Seu papel mais conhecido é o de Sr. Spock, de “Jornada nas Estrelas”, mas Nimoy também atuou na clássica série “Missão: Impossível” entre 1969 e 1971. Mas era como o Sr. Spock que o Sr. Nimoy se tornou um herói popular, trazendo à vida um dos personagens mais inesquecíveis da último meio século: a cerebral, imperturbável, Vulcano de orelhas pontudas com uma saudação assinatura e bênção: “Vida longa e próspera“.

Seu último trabalho foi novamente dando vida a Spock, no longa “Além da Escuridão: Star Trek”, de 2013. Este é o segundo longa da franquia sob direção de J.J. Abrams desde a retomada com “Star Trek”, em 2009, em que o ator também está no elenco.

Saiba Mais: ,

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas