Notícias   sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

#ThankYouMattDamon | Hashtag ironiza atuação de Matt Damon em A Grande Muralha

Ator está sendo criticado por protagonizar um filme de uma história chinesa.

#ThankYouMattDamon | Hashtag ironiza atuação de Matt Damon em A Grande Muralha

Matt Damon está gerando um hate gigantesco no Twitter por causa de sua atuação em “A Grande Muralha”, filme que chegou essa semana aos cinemas dos EUA e que estreará no dia 23 desse mês no Brasil. A crítica maior é pelo fato do ator (branco) ser o protagonista de uma história que se passa na China antiga. Dessa forma, o comediante Jenny Yang começou a usar a hashtag #ThankYouMattDamon depois de assistir a uma estreia do filme em Los Angeles. A tag tem como objetivo agradecer (ironicamente) a Matt Damon por ter interpretado todos os papeis do cinema oriental.

A atriz chinesa Constance Wu criticou, há alguns meses, a escolha de Damon como protagonista do épico chinês.

“Nossos heróis não se parecem com Matt Damon. Eles se parecem com Malala. Ghandi. Mandela. A escolha dele só reforça a repetidamente implícita e racista noção de que pessoas brancas são superiores a pessoas de cor, e que pessoas de cor precisam ser salvas de pessoas da nossa própria cor através da força branca. Quando sempre fazem filmes como este, você está dizendo isso… querendo ou não. Mas não precisamos de salvação. Nós gostamos de nossa cor, nossa cultura, nossas forças e nossa histórias”, desabafou.

O filme é dirigido pelo chinês Zhang Yimou (“Flores do Oriente”, “O Clã das Adagas Voadoras”), que defendeu a escolha:

“Em muitos sentidos, ‘A Grande Muralha’ é exatamente o contrário do que estão dizendo. Pela primeira vez, um filme com raízes profundas na cultura chinesa, com um dos maiores elencos chineses já reunidos, está sendo produzido em uma escala internacional por um grande estúdio”, disse Yimou em declaração oficial. “Eu acho que isso é uma tendência que precisa ser celebrada. Nosso filme não é sobre a construção da Muralha da China, e Matt Damon não está interpretando um personagem chinês”.

Veja alguns tweets:

Assista ao trailer do filme:

“A Grande Muralha” conta a história de um grupo de combatentes britânicos que estão na China. Lá, eles se deparam com a construção da Grande Muralha, que além de proteger o país do exército mongol, possui também um segredo.

O elenco também conta com Pedro Pascal (da série “Narcos”) , Willem Dafoe (“De Volta ao Jogo”) e Jing Tian (“Em Nome da Lei”).  Zhang Yimou  (“O Clã das Adagas Voadoras”) está responsável pela direção. O roteiro é assinado por Tony Gilroy (da franquia “Bourne”), Eward Zwick (“O Último Samurai”) e Marshall Herskovitz  (“Diamante de Sangue”).

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas


  • Danilo Ramos

    ahsuahu matéria muito boa. bem completa. o site tá lindo tbm

  • Adriano Alves de Sousa

    Depois de Nioh, temos A Grande Muralha, onde um personagem branco ocidental é o único capaz de salvar orientais deles mesmos.. Um no Japão outro na China.
    Seria essa a forma do mercado criativo americano se “defender” da influência chinesa massiva no cinema e games que vem acontecendo recentemente?
    Olha outro rapaduracast sobre a china vindo ai muleke..

    • Adriano Alves de Sousa

      Apesar disso os dois – tanto AGMuralha como Nioh – parecem super bacanas e bem feitos, essa treta não será suficiente pra não consumi-los. =D

    • Bruno Rodrigues Batista

      Sabe o que é legal? O cara do nioh realmente existiu

  • Fabio

    Resumidamente, reclamam que uma industria americana faz filmes com o publico americano como foco. Alguem aqui assiste filmes chineses? ou animações japonesas como “Kimi no na wa”? Pq se vocês não apoiam a industria “regional” da qual vocês gostam, qual o direito de reclamar da industria americana? O pessoal parece achar que tudo que é americano agora é obrigatóriamente internacional. Hollywood tem que fazer filmes onde todos são muito bem representados, mesmo de grupos etnicos que atingem menos de 5% da população de lá. Não é economicamente inteligente fazer algo assim. Vamos lembrar que o box office de filmes blockbuster geralmente são compostos 50% de dinheiro vindo da propria america do norte, e 50% do resto do mundo inteiro. Somando china, japão, europa inteira, brasil, etc. Ou seja, qual o incentivo deles pra apostar em filme com um protagonista que não representa metade da sua porcentagem de lucro? Seria mais inteligente começar a apoiar outras industrias cinematográficas ao invés de criticar a deles. Já compraram blu rays de filmes brasileiros bons pra incentivar?

  • Adriano Garcez

    Ué, é apenas questão de mercado. Coloca um elenco 100% chinês completamente desconhecido fora da China e veja se vai fazer sucesso mundial. Ninguém está proibindo a China de fazer um filme 100% chinês. Imagine o quanto de mimimi se Bruno Barreto tivesse feito Bossa Nova hoje em dia…

    • Catharina Barbosa

      Memórias de uma Gueixa teve história, protagonistas e a maioria dos atores do nordeste asiático e foi sucesso.

      • Adriano Garcez

        Se lembro bem, Memórias de Uma Gueixa deu bastante problema por conta da atriz chinesa fazendo papel de japonesa. E se não me falha a memória, muito do filme é falado em inglês – e a produção é americana.

        • Diego Pinheiro

          Verdade Adriano. É necessidade de mercado. E o orçamento de Memórias de uma Gueixa não chega nem perto desse novo blockbuster do Matt Damon. O risco de não ter um personagem americano é muito grande. Por “garantia” preferiram colocar um ator famoso para atrair público.

    • Crastinal

      O Tigre e o Dragão foi mesmo um fracasso retumbante! #sqn

      • Adriano Garcez

        Toda regra tem uma exceção.

        • Yumi Shimasaki

          “Toda regra tem uma exceção” pessoas que não conseguem assumir o próprio erro são foda.

    • Yumi Shimasaki

      Porém NENHUM filme que QUALQUER outro país fica famoso. As pessoas gostam única e exclusivamente de homens brancos e de filmes americanos, é isso que vc quer dizer. 2bjs

      • Adriano Garcez

        É bem por aí mesmo. E nem falo de fama, mas de altas bilheterias mundiais.

        • Yumi Shimasaki

          Nossa que legal, um homem branco dizendo que toda a sociedade só gosta de homens brancos e que nem mesmo o Jackie Chan ou o Bruce Lee (que eu tenho noção que já morreu) nunca seriam sucesso de bilheteria. Que piada. Não vou tirar totalmente a sua razão pq as pessoas realmente odeiam asiáticos no ocidente, porém a grande culpada disso é a mídia que nunca tentou fazer um homem asiático ficar famoso ou ser sucesso de bilheteria e o grande problema do filme não é ter homens brancos e asiáticos juntos, mas sim colocar o homem branco como um Deus, Salvador da China, que não tem nada a ver com ele.

          • Adriano Garcez

            Não sei como você conseguiu confundir meu post com algo opinativo.
            Pelo amor de Deus, vá problematizar longe de mim.

          • Yumi Shimasaki

            Já que vossa senhoria comentou o post, achei que estava aberto à discussão, mas vejo que você só quer ter razão mesmo, sem nem ao menos ter a capacidade de pensar nas “exceções”. Espero que pare de ser um completo skin head e comece a pensar de forma coerente (embora eu não acho que está totalmente errado em relação à mídia). É tudo o que desejo pra vc

          • Adriano Garcez

            Skinhead?! Mas o quê?!
            QUAL É O SEU PROBLEMA?

            Administradores do Cinema com Rapadura, façam alguma coisa, pois olhem o absurdo do qual estou sendo acusado!

          • Yumi Shimasaki

            KKKKKKKK nossa, que ofendidinho. Foda-se vc cara, vc pode ofender livremente, mas ninguém pode te ofender, que mimado. Pode não ser skin head, mas pensa como um. Seguinte, vou te bloquear e não vou mais discutir aqui, já que não vale a pena discutir com um analfabeto funcional

    • lucianohammond

      Meu Deus, olha isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      chamou o cara de SKINHEAD kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Ou é um Troll ou é uma das coisas q só o Feminismo nos oferece

  • Nadinael Silva

    ninguém reparou que só tem heróis no hemisférios norte?? (eu sei q tem brasileiros e sr. sabichão, me refiro ao cinema exclusivamente)

  • Yumi Shimasaki

    MAIS UM BESTEIROL AMERICANO 100% RACISTA. COLOCANDO O HOMEM BRANCO COMO UM DEUS SUPREMO