Notícias   sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

#ThankYouMattDamon | Hashtag ironiza atuação de Matt Damon em A Grande Muralha

Ator está sendo criticado por protagonizar um filme de uma história chinesa.

Matt Damon está gerando um hate gigantesco no Twitter por causa de sua atuação em “A Grande Muralha”, filme que chegou essa semana aos cinemas dos EUA e que estreará no dia 23 desse mês no Brasil. A crítica maior é pelo fato do ator (branco) ser o protagonista de uma história que se passa na China antiga. Dessa forma, o comediante Jenny Yang começou a usar a hashtag #ThankYouMattDamon depois de assistir a uma estreia do filme em Los Angeles. A tag tem como objetivo agradecer (ironicamente) a Matt Damon por ter interpretado todos os papeis do cinema oriental.

A atriz chinesa Constance Wu criticou, há alguns meses, a escolha de Damon como protagonista do épico chinês.

“Nossos heróis não se parecem com Matt Damon. Eles se parecem com Malala. Ghandi. Mandela. A escolha dele só reforça a repetidamente implícita e racista noção de que pessoas brancas são superiores a pessoas de cor, e que pessoas de cor precisam ser salvas de pessoas da nossa própria cor através da força branca. Quando sempre fazem filmes como este, você está dizendo isso… querendo ou não. Mas não precisamos de salvação. Nós gostamos de nossa cor, nossa cultura, nossas forças e nossa histórias”, desabafou.

O filme é dirigido pelo chinês Zhang Yimou (“Flores do Oriente”, “O Clã das Adagas Voadoras”), que defendeu a escolha:

“Em muitos sentidos, ‘A Grande Muralha’ é exatamente o contrário do que estão dizendo. Pela primeira vez, um filme com raízes profundas na cultura chinesa, com um dos maiores elencos chineses já reunidos, está sendo produzido em uma escala internacional por um grande estúdio”, disse Yimou em declaração oficial. “Eu acho que isso é uma tendência que precisa ser celebrada. Nosso filme não é sobre a construção da Muralha da China, e Matt Damon não está interpretando um personagem chinês”.

Veja alguns tweets:

Assista ao trailer do filme:

“A Grande Muralha” conta a história de um grupo de combatentes britânicos que estão na China. Lá, eles se deparam com a construção da Grande Muralha, que além de proteger o país do exército mongol, possui também um segredo.

O elenco também conta com Pedro Pascal (da série “Narcos”) , Willem Dafoe (“De Volta ao Jogo”) e Jing Tian (“Em Nome da Lei”).  Zhang Yimou  (“O Clã das Adagas Voadoras”) está responsável pela direção. O roteiro é assinado por Tony Gilroy (da franquia “Bourne”), Eward Zwick (“O Último Samurai”) e Marshall Herskovitz  (“Diamante de Sangue”).

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas