Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 29 de março de 2005

Dirty Dancing – Ritmo Quente: um clássico dos anos 80 que entrou para história

Uma garota em férias com a família se apaixona pelo instrutor de dança do hotel onde estão hospedados. Porém, o ritmo quente da dança faz com que seus pais censurem o romance. Um filme como "Dirty Dancing - Ritmo Quente" (1987) não pode ser esquecido tão facilmente pelo público que curte o gênero romance.

Um longa bonito, alegre e sensual, ambientado no ano de 1963, durante um daqueles verões inesquecíveis e nostálgicos. Ele nos conta a história de uma jovem que vai passar as férias juntamente com sua família numa colônia de um amigo de seu pai.

O enredo pode ser um tanto comum. Uma jovem que se apaixona por um rapaz bonito e sensual. Entretanto, Dirty Dancing revela um casal que se descobre através da música e da solidariedade. Francis Houseman, mais conhecida como Baby, é interpretada pela atriz Jennifer Grey. É uma jovem de 17 anos que acredita que um mundo mais justo pode acontecer e que as coisas podem ser diferentes da realidade, basta ter apenas um pouco de vontade. Um romantismo típico de sua época. Jovens ricos e sonhadores. Contrastando com sua maneira de ser, temos Johnny Castle, um personagem que transformou Patrick Swayze num astro do cinema. Johnny é realista demais, não possui os sonhos de Baby e acha que a vida nunca vai ser melhor para aqueles que nascem sem um berço de ouro. Essas duas pessoas, tão contrárias entre si, se unem através da música e um passa a ensinar algo de bom para o outro. O figurino de Baby é sempre em tons claros e joviais, enquanto o de Johnny são tons escuros, um detalhe que mostra a diferença de personalidade dos dois.

Johnny é um professor de dança e bailarino da colônia de férias onde Baby está. Pessoas de classe sociais tão diferentes como os dois não podiam ter contatos neste local. Baby tenta ajudar à Penny (Cynthia Rhodes), a bailarina parceira de Johnny, que está grávida e não pode apresentar a dança porque irá fazer um aborto nesta noite. Baby irá substituí-la e com isso vai aprender a dançar e descobre através do “bailar” sua sensualidade e, em Johnny, um sentimento que antes não havia em sua vida: a paixão.

Dirty Dancing é um filme que explorou muito a sensualidade das danças numa época em que se viviam sonhos e romances aparentemente inocentes. O filme trouxe temas como diferenças entre classes sociais, aborto e a quebra de pudores e valores existentes numa sociedade hipócrita. Possui um roteiro sem muito aprofundamento, mas que não perde as emoções a que se propõe o filme.

A trilha sonora foi fundamental para o grande sucesso desse filme. A musicalidade presente em cada parte chama a atenção mesmo em cenas de pouca importância. Músicas marcantes que renderam ao filme, na época, dois discos com mais de vinte faixas. O destaque pertence ao tema do filme “I’ve had the Time of My Life” que passou a fazer parte da história das melhores trilhas sonoras do cinema. Ninguém fica indiferente diante dessa música.

Patrick Swayze revela seu lado artístico por completo. Ele interpreta, dança magnificamente bem e ainda canta uma das músicas, “She’s Like the Wind”. Está numa fase belíssima, lindo e muito sensual. Jennifer Grey é mais recatada e, em alguns momentos, não convence muito e chega a passar um ar um pouco superficial. Contudo, não se perde na artificialidade e brilha nos momentos em que mais se exige de seu personagem.

Um dos pontos fracos dessa produção está em alguns diálogos que parecem não ter um sentido mais profundo, tornando assim, conversas um tanto superficiais. Algumas atuações pouco convincentes e vazias. Porém, fica em segundo plano já que a essência da história continua e a emoção, dada pelos protagonistas, é garantida.

Para quem gosta desse tipo de filme não tem como não se surpreender ao assistir pela primeira vez. Lembro que eu o vi quando tinha 15 anos, e olha que esse filme já fazia tempo que estava nas locadoras. Eu fiquei encantada. Sabe aquele gosto de ver de novo até enjoar? Principalmente a dança final, eu acho que vi mais de 15 vezes só para aprender aquela coreografia envolvente e marcante. Com as outras pessoas não foi diferente.

Dirty Dancing ganhou o Oscar na categoria de Melhor Canção Original “I’ve had the Time of My Life” e o Globo de Ouro na mesma categoria, sendo ainda indicado para Melhor Filme Comédia/Musical, Melhor Ator Comédia/Musical (Patrick Swayze) e Melhor Atriz Comedia/Musical (Jennifer Gray). Dirty Dancing foi produzido com um orçamento de apenas seis milhões de dólares e atingiu um grande sucesso, ficando nas telonas por muito tempo. Esse filme marca a temporada de muitos outros longas do mesmo estilo, porém, nenhum deles conseguiu o sucesso de bilheteria como este, um clássico dos anos 80 que ficou para sempre na história do cinema.

Cinema com Rapadura Team
@rapadura

Compartilhe