Cinema com Rapadura

Acme   segunda-feira, 01 de agosto de 2011

Não estão passando o teaser Os Vingadores no fim de Capitão América?

Alguns cinemas do Brasil estão cortando o trailer pós-creditos.

Desde que a Marvel passou a produzir de forma independente os seus filmes lá no ano de 2008, criou-se a rotina de acompanhar uma cena pós-créditos que preparava ou deixava uma pista para a próxima produção. Foi assim com “Homem de Ferro” (2008), “O Incrível Hulk” (2008), “Homem de Ferro 2” (2010) e “Thor” (2011). Virou obrigatório e parte da proposta da própria Marvel. Aliás, duas coisas! Sempre que vamos assistir a um filme da empresa, esperamos a cena e a participação do Stan Lee.

Com o lançamento de “Capitão América: O Primeiro Vingador” esperava-se algo mais explosivo. Os fãs já sabiam que não seria uma cena comum pós-créditos, mas o teaser trailer de “Os Vingadores” (2012).

O filme estreou no dia 29 de julho (sexta), último fim de semana de férias escolares, e os problemas começaram. Como de costume, a imprensa que viu antes do lançamento não pode assistir ao teaser trailer pois a Paramount sempre corta com objetivo de “não vazar” sobre o que é essa mítica cena pós-créditos. O problema é que todo mundo já sabia, inclusive já havia até vazado em baixa qualidade na internet.

Fim de semana adentro começamos a receber nos comentário do próprio Cinema com Rapadura e pelo Twitter @rapadura algo muito estranho: várias pessoas dizendo que não assistiram a cena pós-créditos porque simplesmente NÃO TINHA. Seguem três explicações mais comuns que alguns cinemas deram:

1) A cópia disponível era a que tinha sido exibida para a imprensa, portanto, não tinha cena pós créditos. Alguns relatos ainda diziam que uma nova cópia chegaria na segunda (1) contendo o teaser trailer;

2) Algumas cópias em 3D não tinham a cena pós-créditos porque ela não havia sido convertida a tempo para ser exibida em três dimensões;

3) Simplesmente não tinha a cena;

4) Desligaram o projetor porque “ninguém fica na sala para ver os créditos e precisamos acelerar a limpeza do cinema”.

Se o seu caso for esse último, você DEVE procurar a gerência e pedir seu ingresso de volta. É um direito seu. Não deixe isso passar batido. Você paga para assistir ao filme completo e os créditos fazem parte dele.

É um absurdo o que fazem com os fãs. Já não é mais meia duzia que fica esperando pela cena pós-créditos. Virou quase um ritual. Fui na primeira sessão de sexta (29) em 2D e mais de 70% das pessoas ficaram para ver o teaser (e passou). Eu imagino o sentimento de frustração de quem ficou esperando e não assistiu. Infelizmente, alguns cinemas ficam de mãos atadas, pois receberam as cópias sem a cena. E o que eles podem fazer? No MÍNIMO, avisar que não tem a cena em determinadas sessões. Porém, como isso aconteceu PRINCIPALMENTE nas sessões em 3D, qual gerente faria isso? Afinal, o ingresso é mais caro.

É bom passarem a dar importância. Isso deixou de ser apenas um “objeto de fã” e pode comprometer toda avaliação em cima de uma obra. O cinema ao invés de ganhar algo (tempo) tirando a cena, perde em credibilidade. Ainda falta um pouco de tato para lidar com os fãs, infelizmente.

Use o Twitter e coloque essa mensagem:

Queria ver o trailer de Os Vingadores em Capitão América e #fuienganado E agora @ParamountBrasil? http://bit.ly/rtFEQI

Não deixe passar batido.

==

Para ler outras colunas ACME, clique aqui.

Saiba Mais: , ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe


Notícias Relacionadas