“As pessoas na sociedade podem ser melhoradas”.
Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Fernanda Schmölz batem um papo sobre a importância do Frankenstein e sobre o filme “Pobres Criaturas“. Desde sua criação nas páginas do romance homônimo de Mary Shelley, publicado pela primeira vez em 1818, até sua imortalização nos filmes, séries de TV, jogos de videogame e quadrinhos, Frankenstein tornou-se uma das figuras mais icônicas e influentes da cultura popular. A importância desse monstro criado por um cientista desiludido vai além das páginas de um livro, permeando a sociedade de maneiras profundas e multifacetadas.
Dirigido pelo surreal Yorgos Lanthimos e produzido/protagonizado por Emma Stone, “Pobres Criaturas” é baseada no livro homônimo de Alasdair Grey. A história se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. Querendo conhecer mais do mundo, a jovem foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação.
Em sua essência, Frankenstein original é uma história sobre as consequências da ambição desenfreada e da alienação social. O Dr. Victor Frankenstein, obcecado pela ideia de criar vida a partir de partes de cadáveres, dá origem a uma criatura grotesca e desfigurada. No entanto, ao ser rejeitada por seu criador e pela sociedade, a criatura se vê lançada em um mundo hostil e solitário, onde sua busca por aceitação e compreensão acaba por desencadear uma série de eventos trágicos.
Vamos aprofundar nessa história e comentar o excelente filme!
00:00 Introdução
03:21 Frankenstein o seu Legado
37:22 Pobres Criaturas (Spoilers)
|| ASSINE O RAPADURACAST
Spotify: Escute o RapaduraCast no app! Segue e avalia a gente lá!
iTunes: Tem iPhone/iPad/Mac? Adiciona aí!
Pocket Casts: Assine no app de podcasts!
|| NOSSOS CONTATOS
Youtube: Rapadura no YouTube! Se inscreve lá!
Instagram: @cinemacomrapadura
Twitter: @rapadura
|| CRÉDITOS
Edição/Trilha: Joel Suke
Tags: Emma Stone, Fernanda Schmölz, Frankenstein, Jurandir Filho, Pobres Criaturas, Rogério Montanare, Thiago Siqueira, Yorgos Lanthimos