Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Fernanda Schmölz e Jon batem um papo sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) em Hollywood, no cinema e no streaming. A IA tem desempenhado um papel cada vez mais significativo na indústria do entretenimento, especialmente em Hollywood. Será que estávamos preparados para essa avanlanche de evolução tecnológica? Em breve veremos filmes e séries feitas por IA?
Um dos principais impactos da IA em Hollywood está relacionado à produção cinematográfica. Os cineastas agora podem usar algoritmos de IA para analisar grandes quantidades de dados, como preferências de público, tendências de mercado e até mesmo roteiros, a fim de prever o sucesso potencial de um filme. Essas análises ajudam os estúdios a tomar decisões mais informadas sobre quais projetos financiar, quais atores escolher e até mesmo como comercializar seus filmes. Na criação de roteiros, as polêmicas em torno do ChatGPT e seus derivados são bem grandes. A máquina vai conseguir criar um roteiro tão bom quanto um humano? A IA precisa banida ou os profissionais vão ter que aprender a conviver com ela?
A IA tem desempenhado um papel fundamental na recomendação de conteúdo personalizado, principalmente nos streamings e redes sociais. Plataformas de streaming usam algoritmos de IA para analisar o histórico de visualização e as preferências do usuário, a fim de sugerir filmes e programas de TV que sejam mais relevantes e interessantes. Isso melhora a experiência do espectador e aumenta o engajamento nas plataformas de streaming. Porém, é bom ficar fechado em sua bolha? Por que algoritmos funcionam tão bem hoje em dia?
Apesar dos benefícios e avanços proporcionados pela IA, também existem desafios e preocupações. Uma das principais preocupações é o impacto da IA no mercado de trabalho. Com o avanço da automação de processos de produção, como a geração de efeitos visuais, é possível que algumas funções desempenhadas por humanos se tornem obsoletas. Roteiristas e artistas de uma forma geral estão extremamente preocupados com a evolução da tecnologia. Vai chegar um momento em que atores não precisarão atuar? A IA gera conteúdos com base em algo que já foi criado? Como ficam os direitos autorais? Existe como frear a IA ou agora é imparável?
|| ASSINE O RAPADURACAST
Spotify: Escute o RapaduraCast no app! Segue e avalia a gente lá!
iTunes: Tem iPhone/iPad/Mac? Adiciona aí!
Pocket Casts: Assine no app de podcasts!
|| NOSSOS CONTATOS
Youtube: Rapadura no YouTube! Se inscreve lá!
Instagram: @cinemacomrapadura
Twitter: @rapadura
|| CRÉDITOS
Edição/Trilha: Joel Suke
Tags: ChatGPT, Fernanda Schmölz, Inteligência Artificial, Jon, Jurandir Filho, Rogério Montanare, Thiago Siqueira