Cinema com Rapadura

  domingo, 21 de maio de 2023

RapaduraCast 769
Existe uma infantilização no cinema?

Comente nas redes sociais e participe do nosso debate, porque aqui você sabe: "Assistir é apenas o começo"!

1x 1.5x 2x
0:00:00

Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Fernanda Schmölz e Jon conversam sobre a infantilização dos filmes e séries na cultura pop que tem se tornado cada vez mais evidente nos últimos anos. O público-alvo dessas produções parece estar se estendendo cada vez mais para além das crianças, atingindo também adolescentes e adultos, apesar das temáticas mais infantis. Essa tendência pode ser observada em diversos gêneros, como filmes de super-heróis, animações, filmes baseados em videogames e até mesmo franquias icônicas como Star Wars e Jurassic Park. Mas sempre foi assim ou é algo recente? Tudo começou com “Tubarão” (1975)?

Uma das principais razões para essa infantilização é o grande apelo comercial que esses produtos têm com o público mais jovem. As crianças e adolescentes são um mercado consumidor poderoso, capazes de influenciar as escolhas de consumo de suas famílias. As empresas de entretenimento perceberam essa oportunidade e passaram a investir em produções que agradam a esse público, muitas vezes sacrificando a profundidade e complexidade das histórias em troca de personagens carismáticos e tramas mais simples. Será que precisava ser tão simples assim?

Os filmes de super-heróis são um exemplo clássico desse fenômeno. Embora existam obras mais maduras e sombrias no gênero, como a trilogia “The Dark Knight” de Christopher Nolan, a maioria das produções se baseia em narrativas mais leves e visualmente impressionantes, destinadas a atrair o público mais jovem. Esses filmes muitas vezes seguem uma fórmula previsível, com batalhas épicas, heróis carismáticos e mensagens de esperança e superação. Analisando friamente, os filmes de super-herois são todos infantis ou há um exagero nessas afirmações? O que está acontecendo na cultura pop? Adultos hoje em dia só discutem filmes com temáticas infantis?


|| ASSINE O RAPADURACAST
Spotify: Escute o RapaduraCast no app! Segue e avalia a gente lá!
iTunes
: Tem iPhone/iPad/Mac? Adiciona aí!
Pocket Casts: Assine no app de podcasts!

|| NOSSOS CONTATOS
Youtube: Rapadura no YouTube! Se inscreve lá!
Instagram
@cinemacomrapadura
Twitter: @rapadura

|| CRÉDITOS
Edição/Trilha: Joel Suke


Tags: , , , ,

Compartilhe

Participantes

Fernanda Schmölz
Fernanda Schmölz
@fernandaschmolz
Jurandir Filho
Jurandir Filho
@jurandirfilho
Rogério Montanare
Rogério Montanare
@rmontanare
Thiago Siqueira
Thiago Siqueira
@Thiago_SDF

Ouça Também