Cinema com Rapadura

Notícias   sábado, 24 de agosto de 2024

Os Anéis de Poder | Figurinista fala sobre visual de Sauron na 2ª temporada: “trapaça e ilusão” [ENTREVISTA]

Segunda temporada estreia em 29 de agosto no Prime Video.

Os Anéis de Poder | Figurinista fala sobre visual de Sauron na 2ª temporada: “trapaça e ilusão” [ENTREVISTA]>
(Divulgação/Prime Video)

A Terra-média pode ser um lugar deslumbrante, mas muito do que pensamos ao falar em “O Senhor dos Anéis” vem dos personagens e suas caracterizações. Os filmes de Peter Jackson deram o tom em termos de figurino e ambientação, mas “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” conseguiu reinventar o visual dos habitantes do continente criado por Tolkien.

A convite do Prime Video, o Cinema Com Rapadura conversou com Luca Mosca, figurinista que assumiu a série na metade da primeira temporada e, com um trabalho tão bem feito, garantiu seu retorno para a segunda. Simpático e desatando a falar um português perfeito durante a entrevista, Mosca foi além das referências que se espera ao produzir “O Senhor dos Anéis”. Marcado por construir a elegância mortífera dos figurinos da franquia “John Wick”, agora foi a vez de compor visuais em fantasia que dariam inveja até no Thranduil de Lee Pace na trilogia “O Hobbit”.

Leia abaixo a entrevista completa:

Os figurinos da segunda temporada passaram por uma atualização em relação à primeira. Eles parecem mais elaborados, mais modernos, por assim dizer. Qual foi o processo por trás disso de uma temporada para a outra?

Na segunda temporada, já tínhamos toda a linguagem, toda a gramática estabelecida. Foi mais fácil desenvolver continuidade e dar seguimento ao ótimo trabalho feito por Kate Holley, a designer anterior da primeira temporada. Eu tive muito tempo para pesquisar e desenvolver o que foi feito na primeira temporada, e é por isso que você vê todo esse nível de excelência. Eu também tive uma quantidade enorme de tempo de preparação.

Você mencionou sua pesquisa. “O Senhor dos Anéis” é uma franquia de fantasia imensa que e vai muito além dos livros e filmes. Sempre houve muita arte produzida sobre, muitas ilustrações originais. Qual foi o tipo de material que você consultou ao conceber os figurinos da segunda temporada?

Minha inspiração não vinha de nenhum material específico, e não era muito feita online. Minha pesquisa é feita principalmente por meio de livros de arte, e milhares de livros e museus. Eu adoro ir a museus em todo o mundo, e eu moro em Nova York, onde há o Metropolitan Museum of Art (Met), que é como minha sala de estar. Eu vou lá o tempo todo, e lá você pode consultar sobre arte renascentista, bizantina, medieval, pré-histórica, das ilhas do Pacífico, e de cada uma delas pegar pequenos elementos, pequenos toques aqui e ali que você pode então expandir e criar um traje para um personagem ou desenvolver um conceito para um povo novo.

Falando sobre isso e pesquisando isso, essa temporada apresenta os Easterlings, o povo de Rhûn. Eles têm um design muito particular, quase como um “Mad Max” na Terra-média. De onde isso veio?

Sem dar muitos detalhes, foi muita pesquisa, de novo. Foi consultar livros e livros de arte e tudo isso. Então foi assim que terminamos com o lindo visual dos Easterlings. O toque histórico faz com que os trajes se tornem realidade, e não apenas fantasia. Os torna mais reais.

Desde que os primeiros materiais de divulgação saíram, o visual de Sauron em seu disfarce élfico como Anatar chamou muito a atenção por ser completamente diferente do que os fãs normalmente imaginavam ao ler os livros. Um elfo vestindo preto. Como você chegou neste visual?

Tenho muito orgulho do desenvolvimento de Sauron. Trapaça e ilusão são as palavras-chave. Então, quando no começo, ele usa essas fantasias angelicais, quase de santo, você acha que está vendo uma pessoa muito limpa, honesta e pura. Na realidade, aquele tecido de aparência pobre que parece estopa tem uma trama aberta. E então, por dentro, coloquei um tecido metálico muito caro e brilhante. E então, com o esticar de um braço ou cotovelo, você pode ver o que há por baixo e e pensar: “Quem é esse cara? Ele é realmente um santo? Ele está realmente vestido humildemente de estopa? Ou ele é uma pessoa gananciosa em busca de riquezas, ouro e mithril?” E então esse é o tema e a inspiração que usei para Sauron. E acho que seus trajes acabaram sendo muito precisos psicologicamente e muito bem-sucedidos. Ele realmente se destaca, mesmo nas cenas mais cheias de ação. Parece incrível.

==

A segunda temporada de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” estreia em 29 de agosto no Prime Video.

Saiba Mais: , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas