Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 12 de setembro de 2023

Retratos Fantasmas, de Kléber Mendonça Filho, será o representante do Brasil no Oscar 2024

Documentário já está em exibição nos cinemas nacionais.

Retratos Fantasmas, de Kléber Mendonça Filho, será o representante do Brasil no Oscar 2024>
(Imagem: divulgação/Vitrine Filmes)

A Academia Brasileira de Cinema definiu “Retratos Fantasmas“, de Kléber Mendonça Filho, como o representante brasileiro na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2024 (via G1).

O documentário conta a história dos grandes cinemas de rua do centro do Recife, colocando a cidade como personagem principal e analisando o impacto do cinema na cultura local. O filme teve estreia mundial durante o Festival de Cannes e foi exibido na sessão de abertura do Festival de Gramado 2023, além de fazer parte da programação do Festival de Cinema de Toronto.

“Retratos Fantasmas” disputou a vaga com outros cinco candidatos na etapa final: “Estranho Caminho”, de Guto Parente; “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho; “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; e “Urubus”, de Claudio Borelli.

A Comissão de Seleção era presidida por Ilda Santiago, e tinha como membros Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Plínio Profeta, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

“Retratos Fantasmas” está em exibição nos cinemas nacionais.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas