Cinema com Rapadura

Notícias   domingo, 16 de julho de 2023

Jane Birkin, ícone da música e do cinema francês, morre aos 76 anos

Atriz era conhecida por seu por seu otimismo e charme despretensioso.

Jane Birkin, ícone da música e do cinema francês, morre aos 76 anos>
(Imagem: AP Photo)

Um dos grandes ícones da música e do cinema francês nos anos 1970, Jane Birkin morreu neste domingo (16) em sua casa em Paris. Ela tinha 76 anos (via Variety).

Um de seus créditos cinematográficos mais conhecidos é “La Piscine”, de Jacques Deray, no qual contracenou com Alain Delon e Romy Schneider. Ela recebeu três indicações ao Prêmio Cesar, inclusive por “La Pirate”, dirigido por Jacques Doillon. Ela fez sua estréia na direção com “Boxes”, que foi exibido no Festival de Cinema de Cannes em 2007.

Birkin também marcou época sua parceria musical com Serge Gainsbourg, com quem foi casada e teve uma filha, a atriz Charlotte Gainsbourg. Ela foi retratada por Charlotte no documentário “Jane by Charlotte” em 2021. O documentário íntimo aclamado pela crítica foi exibido em Cannes e foi indicado ao Prêmio Cesar.

Birkin, que era amada por seu otimismo e charme despretensioso, sofreu um derrame em 2021 e recentemente quebrou um osso do ombro, o que a levou a cancelar vários shows em março. Em maio, Birkin cancelou uma nova rodada de shows que aconteceriam nos teatros Olympia e La Cigale em Paris e divulgou um comunicado dizendo que, embora “sempre tenha sido uma grande otimista”, ela percebeu que “precisava um pouco mais de tempo para poder estar no palco.”

A causa da morte de Jane Birkin não foi divulgada. Ela deixa as filhas Charlotte e Lou Doillon.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas