Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 03 de abril de 2023

Ryuichi Sakamoto, lendário compositor japonês de trilhas sonoras, morre aos 71 anos

Sakamoto era co-fundador da Yellow Magic Orchestra, que venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora por "O Último Imperador".

Ryuichi Sakamoto, lendário compositor japonês de trilhas sonoras, morre aos 71 anos>
(Imagem: Getty Images)

Um dos maiores compositores de trilhas sonoras para os cinema, Ryuichi Sakamoto morreu na última terça-feira (28) aos 71 anos, após longa batalha contra um câncer. O anúncio foi feito pelas redes sociais oficiais do ícone.

Em declaração, seus empresários lamentaram (via Variety):

“Ele viveu com a música até o fim. Gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão a seus fãs e a todos aqueles que apoiaram suas atividades, bem como aos profissionais médicos no Japão e nos Estados Unidos que fizeram tudo ao seu alcance para curá-lo”.

Sakamoto era mais conhecido pela icônica trilha sonora de “Merry Christmas, Mr. Lawrence“, filme que também estrelou junto a David Bowie em 1983.  Ele também é vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora por “O Último Imperador” junto à Yellow Magic Orchestra, que fundou junto a Yukihiro Takahashi. Outros filmes com suas composições incluem “Femme Fatale” e “Snake Eyes” de Brian de Palma, “High Heels” de Pedro Almodovar, “The Little Buddha” e “O Céu que Nos Protege” de Bertolucci, e a minissérie “Wild Palms”, de Oliver Stone. Ele contribuiu com uma música para a trilha sonora de “Babel”, de Gustavo Santaolalla.

Ele foi diagnosticado com câncer de garganta pela primeira vez em 2014, e anunciou em 2021 que também havia sido diagnosticado com câncer de cólon. Sua morte vem apenas algumas semanas após a de seu co-fundador da Yellow Magic Orchestra, Yukihiro Takahashi.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas