Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Netflix vai acabar com compartilhamento de senhas em 2023

Usuários provavelmente terão que pagar mais ou obter seu próprio plano de assinatura.

Netflix vai acabar com compartilhamento de senhas em 2023>
(Imagem: divulgação/Netflix)

É o fim de uma era – e mais um capítulo no drama da Netflix para lidar com a queda do número de assinantes. A gigante do streaming confirmou que vai pôr fim a uma das práticas mais comuns e tradicionais entre seus usuários: o compartilhamento de senhas. A informação é do Wall Street Journal.

“Não se enganem, eu não acho que os consumidores vão amar isso logo de cara,” afirmou o co-CEO Ted Sarandos a investidores no início de dezembro, complementando que cabe à empresa garantir que os usuários valorizem suas assinaturas.

Os termos de serviço da plataforma afirmam há muito tempo que a pessoa que paga pela conta deve manter o controle dos dispositivos que a utilizam e não compartilhar senhas, mas a empresa nunca aplicou a regra com rigor. Traçar uma linha clara sobre quem deve ter permissão para compartilhar senhas provou ser complicado, principalmente dado que cada usuário tem seu próprio contexto pessoal de vida. Este ano, as páginas de ajuda ao cliente foram atualizadas com a mensagem de que as contas devem ser compartilhadas apenas por pessoas que moram juntas. A empresa disse que aplicaria suas regras com base em endereços IP, IDs de dispositivos e atividade da conta.

Para mitigar inevitáveis controvérsias, a Netflix considerou aumentar gradualmente a pressão sobre o compartilhamento de senhas, com executivos de produtos alertando contra tornar o serviço muito complexo e não amigável ao consumidor, dado que a empresa sempre se apresentou como a alternativa aos provedores de TV a cabo que conectavam os telespectadores a decodificadores e contratos.

O plano já está em versão de teste em certos países da América Latina, com códigos de validação e a opção de adicionar um segundo usuário. Esta pode não ser a versão definitiva, contudo, dado que a empresa continua tateando para encontrar uma estratégia definitiva para aumentar seu número de assinantes. Em novembro, a Netflix lançou planos mais baratos com anúncios, mas a medida parece não ter rendido o esperado, já que um relatório recente indica que a modalidade não rendeu os frutos esperados.

Embora não esteja claro quanto ou como o streaming pretende cobrar por contas compartilhadas, o recurso de compartilhamento de senha não estará mais disponível gratuitamente, e todos os usuários provavelmente terão que pagar mais ou obter seu próprio plano de assinatura.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas