Após recusa de Dan Lin, DC segue em busca de um chefe para seu universo
Intenção da Warner é encontrar uma figura similar à de Kevin Feige para comandar o DCEU.
(Imagem: Getty Images)
E a DC vai ter que seguir em busca de alguém para comandar o DCEU. Segundo o THR, as negociações da Warner com o produtor Dan Lin para liderar o universo da marca nos cinemas não serão levadas adiante.
Segundo fontes, uma série de fatores acabaram complicando as negociações, a principal sendo o comprometimento de Lin com sua própria produtora Rideback. As negociações chegaram a salário e visão, mas a Rideback seguia uma complicação. A WBD chegou a considerar adquirir uma parte da produtora, mas não chegou a concretizar.
O cargo incluiria não apenas as produções cinematográficas, mas também todas as obras para televisão. A DC com Lin ignoraria os chefões das principais divisões da Warner — filmes, TV e HBO/HBO Max — e seria um braço separado da empresa, respondendo diretamente ao CEO, David Zaslav.
Walter Hamada, o atual chefe da DC Films, já estava na berlinda há algum tempo. Zaslav chegou a afirmar que estava procurando pela própria versão da Warner de Kevin Feige, o famoso executivo da Marvel que conduziu o universo cinematográfico (e agora também televisivo) da concorrente ao sucesso que é hoje.
Caso um substituo venha a ser encontrado, Hamada terá ficado quatro anos no comando da DC, tendo assumido em uma época em que a marca buscava se reinventar após todos os problemas de “Liga da Justiça” (2017). O executivo tem a reputação de ser um colaborador atencioso, mas acabou mantendo um perfil bem mais discreto do que Feige na Marvel. Diferente da rival e seu universo intimamente conectado, a DC sob a gestão de Hamada preferiu explorar histórias em universos separados, incluindo “Coringa” (2019), com bilheteria de mais de US$ 1 bilhão, e “Batman” (2022), que arrecadou US$ 769,2 milhões. Sequências dos dois longas estão em andamento.
O nome de Dan Lin surgiu forte após vários outros executivos serem especulados graças a sua ligação com Alan Horn, ex-presidente da Disney e da Warner, e que hoje largou a aposentadoria para atuar como consultor na estruturação dos próximos 10 anos do Universo DC. Foi na época de Horn no comando da Warner que Lin começou como executivo júnior, subindo até o cargo de vice-presidente sênior de produção.
Agora, a busca terá que continuar caso a WBD queira mesmo um substituto para Hamada e uma figura similar a Kevin Feige para comandar seu universo.
Saiba Mais: Dan Lin, DC, Warner Bros. Discovery