Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 05 de setembro de 2022

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Série da Amazon usou mais de 20 estúdios de VFX na primeira temporada

Primeiros capítulos já estão disponíveis pelo Prime Video.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Série da Amazon usou mais de 20 estúdios de VFX na primeira temporada>
(Imagem: divulgação/Prime Video)

Os primeiros capítulos de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” já estão disponíveis pelo Prime Video, e trazem a Terra-Média em todo o esplendor de sua Segunda Era. Para alcançar a qualidade ideal nessa representação, a Amazon precisou trabalhar com 20 estúdios de VFX e mais de 1.500 artistas do ramo ao redor do mundo. A informação é da Variety.

Entre os estúdios que trabalharam na série estão nomes de peso, como Industrial Light & Magic (ILM), Weta FX e DNEG, que, somadas, forneceram cerca de 9.500 enquadramentos digitais para a produção. O produtor Ron Ames afirma que isso foi necessário para que a série possa ser vista como uma experiência cinematográfica independente de onde o espectador a assista:

“Nosso objetivo era a tela de 65 polegadas em casa, mas fizemos [a série] para que ela pudesse ser reproduzida lindamente em tudo, até uma tela de IMAX. Ela é finalizada em resolução cinematográfica”.

Encontrar os estúdios adequados para o trabalho foi como um processo de casting, segundo Ames. O objetivo não era encontrar quem pudesse apenas entregar o trabalho, mas estúdios que pudessem se unir e trabalhar de forma coesa para entregar o espetáculo necessário. ILM e Weta foram as primeiras a entrar no projeto

“Não foi difícil encontrar gente para trabalhar na série. Foi encontrar o parceiro ideal e definir quem faria o quê, como eles trabalhariam juntos? O que torna ‘Os Anéis de Poder’ algo único foi termos encontrado uma forma de compartilhar todos os ativos e todo mundo conversar entre si. Então estávamos todos trabalhando e remando na direção correta.”

O planejamento, no entanto, sempre favorecia as gravações, o elenco em si e a fluidez narrativa. A sequência em que Elrond (Robert Aramayo) e Durin (Owain Arthur) partem rochas em um desafio levou três dias para ser gravada:

“Quando você tem um anão e um elfo conversando entre si, há uma metodologia incrível. Os atores sempre vêm em primeiro lugar. Nessas sequências, eles queriam olhar nos olhos um do outro. A sequência de partir as rochas levou três dias. Apenas metade do enquadramento secreto era feita. Aí eram inseridas camadas juntas com múltiplas câmeras que se repetiam.”

A abordagem da Amazon em relação ao planejamento de efeitos especiais se consolida como um exemplo positivo de cooperação no cenário atual de Hollywood. Principalmente ao lembrar que uma das concorrentes no ramo do streaming, a Marvel, vem sendo duramente criticada por sua postura abusiva e anti-ética no tratamento com os estúdios e artistas de VFX.

A título de nota, os estúdios contratados pela Amazon foram os seguintes:

Industrial Light & Magic
Weta FX
Rodeo Visual Effects Company
Method Studios
DNEG
Rising Sun Pictures
Amazon S3
Amazon Studios Technology
Autodesk
Moxion
Ncam
ARRI
Blackmagic Design
Rebel Fleet
Cause and FX
Cantina Creative
Company 3
Atomic Arts
Outpost VFX
Dolby
The Third Floor
Plains of Yonder

Novos episódios de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” chegam ao Prime Video toda sexta-feira.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas