Streaming supera televisão em audiência nos EUA pela primeira vez
Consumo segue a tendência do "cord-cutting", prática do cancelamento de canais a cabo para assinar streaming.
(Imagem: Getty Images)
O futuro chegou mesmo. Os serviços de streaming superaram a audiência da televisão nos EUA pela primeira vez, segundo nova pesquisa da Nielsen (via Variety). Os dados indicam a superioridade do conteúdo em streaming em relação tanto à TV a cabo, quanto a canais abertos. A Nielsen é semelhante ao antigo IBOPE, que media a audiência televisiva no Brasil por anos.
Durante o mês de julho, o streaming representou um recorde de 34,8% de consumo total dentre os domicílios americanos, enquanto TV a cabo e aberta ficaram em 34,4% e 21,6%, respectivamente. A audiência do streaming já havia superado a da TV aberta antes, mas essa é a primeira vez que ela supera também a da TV a cabo.
No período, a Netflix novamente liderou a corrida pela audiência no streaming, com 8,8% do consumo da categoria. Em seguida vêm YouTube, com 7.3%, e o streaming americano Hulu, com 3.6%, ambos também oferecendo conteúdo ao vivo dentro de suas plataformas. O quarto lugar ficou com o Amazon Prime Video, com 3% da audiência, seguido por Disney Plus, com 1.8%, e HBO Max, com 1%. Os 10,2% restantes de share ficaram por conta de outras plataformas de streaming menores.
Entre os motivos que o relatório traz em relação ao streaming ter superado a TV por assinatura, pela primeira vez, está a falta de conteúdos e programas atrativos na TV tradicional, como evento esportivo, uma vez que os esportes mais importantes no país ainda estão em pré-temporada. O que gerou pouco interesse dos americanos pela televisão tradicional.
No geral, audiência do streaming em julho aumentou 3.2% se comparado a junho. O consumo foi de cerca de 191 milhões de minutos por semana, e cada uma das cinco semanas medidas em julho de 2022 agora são também cinco dos seis maiores volumes de audiência da modalidade, segundo a Nielsen.
As comparações da Nielsen aqui incluem apenas programação vista em TVs e TVs conectadas à Internet – não leva em consideração o streaming móvel ou da web.
O mercado de streaming ainda deve passar por mudanças consideráveis, contando com a fusão entre HBO Max e Discovery Plus e a entrada do YouTube como hub de acesso a diversos serviços da categoria. Já na televisão, o consumo segue caindo segundo a tendência do “cord-cutting”, prática do cancelamento de canais a cabo para assinar streaming.
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