Warner Bros. Discovery irá acabar com janela de 45 dias entre lançamentos nos cinemas e no streaming
Nova estratégia prevê a disponibilização de filmes na HBO Max a partir de uma análise caso-a-caso.
(Imagem: divulgação/HBO Max)
A reformulação proposta pela Warner Bros. Discovery de sua estratégia de conteúdo continua. Após anunciar a fusão de HBO Max e Discovery Plus em um único serviço de streaming, a empresa irá acabar com a janela de 45 dias entre o lançamento de seus filmes nos cinemas e sua disponibilização via streaming, passando a definir intervalos a partir de uma análise caso-a-caso (via Decider).
Segundo o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslaz, essa é uma “mudança estratégica” que visa maximizar os recursos da empresa, evitando lançar filmes com alto valor de produção diretamente via streaming. Sinais dessa mudança já foram dados com o cancelamento de três filmes que seriam lançado apenas via HBO Max: “Batgirl“, “Super Gêmeos” e a sequência da animação “Scooby! O Filme“. Outro passo será a elaboração de um plano de 10 anos para a DC, que irá priorizar o lançamento de suas propriedades nos cinemas.
Com isso, chega ao fim o chamado “Project Popcorn”, nome da estratégia anterior implementada pelo antigo CEO da extinta WarnerMedia, Jason Kilar. A janela de 45 dias surgiu em meio à pandemia da COVID-19, com a necessidade de manter o calendário de lançamentos e estabelecer a HBO Max em definitivo como um dos grandes competidores no mercado do streaming. Inicialmente, o plano visava o lançamento simultâneo nos cinemas e no streaming, e pegou a indústria de surpresa, com cineastas fazendo críticas publicamente.
Após muita negociação entre a Warner e as produtoras (principalmente a Legendary, responsável por “Duna” e “Godzilla vs. Kong“), o período de 45 dias se consolidou no primeiro semestre de 2022. Atualmente, esse é um dos principais fatores que destaca a HBO Max em relação à concorrência. Ao final de 2021, a plataforma contava com 73,8 milhões de assinantes.
Não está claro quando a nova estratégia caso-a-caso será implementada de fato. “Elvis“, por exemplo, entraria no catálogo da HBO Max americana na próxima semana, de acordo com a janela de 45 dias. O filme será disponibilizado para compra em cópia digital a partir de 9 de agosto, mas não estará disponível pela plataforma de streaming. Procurada, a Warner Bros. Discovery confirmou que “Elvis” irá chegar à HBO Max em algum momento, mas ainda não há previsão.
Saiba Mais: HBO Max, Warner Bros. Discovery