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Notícias   segunda-feira, 28 de março de 2022

No Ritmo do Coração é o grande vencedor do Oscar 2022 – veja lista completa

Filme venceu as três categorias em que estava indicado.

No Ritmo do Coração é o grande vencedor do Oscar 2022 – veja lista completa>

A cerimônia da 94ª edição do Oscar aconteceu na noite deste domingo (27). “Ataque dos Cães” liderava o número de indicações, com doze, seguido por “Duna”, com dez. Mas o queridinho acabou sendo “No Ritmo do Coração”, que venceu as três categorias em que estava indicado, incluindo Melhor Filme. Com o feito, o Apple TV+ se tornou o primeiro streaming a conquistar a honra principal da Academia. O longa, disponível no Brasil no Amazon Prime Video, foi ainda o primeiro com um elenco principal majoritariamente surdo a vencer a categoria, incluindo Troy Kotsur, que se sagrou também como Melhor Ator Coadjuvante.

“Ataque dos Cães” acabou levando apenas uma das categorias em que foi indicado, a de Melhor Direção para Jane Campion, marcando a primeira vez que duas mulheres vencem o prêmio dois anos seguidos, depois de Chloé Zhao por “Nomadland”. A Netflix segue tentando emplacar uma produção original como a maior vitoriosa da noite, depois de “Mank” em 2021 e “O Irlandês” em 2020, e embora parecesse que daria certo desta vez, o favoritismo de “Ataque dos Cães” foi esmaecendo ao longo da temporada.

“Duna” levou a maioria dos prêmios técnicos, totalizando seis vitórias. Quatro delas foram entregues antes da cerimônia começar: Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem e Melhor Design de Produção. Durante o evento, o filme levou ainda Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais, a segunda vez que um filme de Denis Villeneuve ganhou a combinação dos dois depois de “Blade Runner 2049”, em 2018. O longa, que faturou o maior número de vitórias desta edição do Oscar, está disponível na HBO Max.

Além das quatro categorias vencidas por “Duna”, outras quatro também foram entregues antes da cerimônia: Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Live-Action, Melhor Curta Animado, e Melhor Maquiagem e Cabelo. Essa hipotética tentativa de diminuir o tempo de duração do evento claramente não foi eficaz, visto que os indicados de cada categoria ainda foram apresentados, e os vencedores tiveram parte do discurso exibidos durante a cerimônia, fazendo com o que tempo que supostamente seria economizado fosse mínimo. A escolha feita pelos produtores do evento parece ter sido a de trocar a oportunidade de honrar equipes tão necessárias para a indústria cinematográfica, por esquetes mal planejadas e momentos desnecessários na premiação.

Depois de diversas fracas tentativas de animar a noite pelas anfitriãs Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall, uma apresentação anticlimática do hit de “Encanto” We Don’t Talk About Bruno — canção não indicada ao Oscar, que foi usada apenas como atrativo, e ainda assim, decepcionou —, a noite foi abalada pelo conflito entre Will Smith e Chris Rock, enquanto este apresentava a categoria de Melhor Documentário. Rock fez uma piada infeliz com Jada Pinkett Smith, esposa de Will, no que o ator subiu ao palco e atingiu o comediante com um tapa, vociferando depois de voltar ao seu assento “tire o nome da minha mulher da p**** da sua boca”. A situação deixou o restante da cerimônia completamente desconfortável, principalmente visto que Smith ainda viria ao palco receber seu primeiro Oscar de Melhor Ator.

No que será lembrada como uma das piores edições do Oscar, muitos prêmios foram dados a equipes e filmes merecedores, que infelizmente tiveram seus momentos ofuscados.

Veja a lista de vencedores abaixo.

Melhor Filme

“Belfast”
“Ataque dos Cães”
“Amor, Sublime Amor”
“Duna”
“Licorice Pizza”
“King Richard: Criando Campeãs”
“No Ritmo do Coração”
“Não Olhe Para Cima”
“Drive My Car”
“O Beco do Pesadelo”

Melhor Direção

Jane Campion – “Ataque dos Cães”
Ryûsuke Hamaguchi – “Drive My Car”
Kenneth Branagh – “Belfast”
Paul Thomas Anderson – “Licorice Pizza”
Steven Spielberg – “Amor, Sublime Amor”

Melhor Atriz

Nicole Kidman – “Apresentando os Ricardos”
Olivia Colman – “A Filha Perdida”
Penélope Cruz – “Mães Paralelas”
Kristen Stewart – “Spencer”
Jessica Chastain – “Os Olhos de Tammy Faye”

Melhor Ator

Will Smith – “King Richard: Criando Campeãs”
Benedict Cumberbatch – “Ataque dos Cães”
Andrew Garfield – “tick, tick … Boom!”
Denzel Washington – “A Tragédia de Macbeth”
Javier Bardem – “Apresentando os Ricardos”

Melhor Ator Coadjuvante

Kodi Smit-McPhee – “Ataque dos Cães”
Troy Kotsur – “No Ritmo do Coração”
J.K. Simmons – “Apresentando os Ricardos”
Ciarán Hinds – “Belfast”
Jesse Plemons – “Ataque dos Cães”

Melhor Atriz Coadjuvante 

Ariana DeBose – “Amor, Sublime Amor”
Jessie Buckley – “A Filha Perdida”
Kirsten Dunst – “Ataque dos Cães”
Judi Dench – “Belfast”
Aunjanue Ellis – “King Richard: Criando Campeãs”

Melhor Roteiro Original

“Licorice Pizza” – Paul Thomas Anderson
“Belfast” – Kenneth Branagh
“Não Olhe Para Cima” – Adam McKay, David Sirota
“King Richard: Criando Campeãs” – Zach Baylin
“A Pior Pessoa do Mundo” – Eskil Vogt, Joachim Trier

Melhor Roteiro Adaptado

“Ataque dos Cães” – Jane Campion
“A Filha Perdida” – Maggie Gyllenhaal
“No Ritmo do Coração” – Siân Heder
“Duna” – Denis Villeneuve, Jon Spaihts, Eric Roth
“Drive My Car” – Ryûsuke Hamaguchi, Takamasa Oe

Melhor Fotografia

“Duna” – Greig Fraser
“A Tragédia de Macbeth” – Bruno Delbonnel
“Ataque dos Cães” – Ari Wegner
“O Beco do Pesadelo” – Dan Laustsen
“Amor, Sublime Amor” – Janusz Kamiński

Melhor Figurino 

“Duna” – Jacqueline West
“Amor, Sublime Amor” – Paul Tazewell
“Cruella” – Jenny Beavan
“O Beco do Pesadelo” – Luis Sequeira
“Cyrano” – Massimo Cantini Parrini

Melhor Montagem

“Não Olhe Para Cima” – Hank Corwin
“Duna” – Joe Walker
“Ataque dos Cães” – Peter Sciberras
“King Richard: Criando Campeãs” – Pamela Martin
“tick, tick… Boom!” – Myron Kerstein e Andrew Weisblum

Melhor Maquiagem e Cabelo

“Duna” – Donald Mowat, Love Larson, Eva von Bahr
“Casa Gucci” – Jana Carboni, Giuliano Mariano, Göran Lundström
“Cruella” – Nadia Stacey, Carolyn Cousins
“Os Olhos de Tammy Faye” – Linda Dowds, Stephanie Ingram e Justin Raleigh
“Um Príncipe em Nova York 2” – Vera Steimberg, Merc Arceneaux, Stacey Morris, Carla Farmer

Melhor Trilha Sonora 

“Ataque dos Cães” – Jonny Greenwood
“Duna” – Hans Zimmer
“Encanto” – Germaine Franco
“Não Olhe Para Cima” – Nicholas Britell
“Mães Paralelas” – Alberto Iglesias

Melhor Canção Original

No Time To Die – “007 – Sem Tempo Para Morrer” – Billie Eilish, Finneas O’Connell
Dos Oruguitas – “Encanto” – Lin-Manuel Miranda
Be Alive – “King Richard: Criando Campeãs” – Dixson e Beyoncé Knowles-Carter
Down To Joy – “Belfast” – Van Morrison
Somehow You Do – “Four Good Days” – Diane Warren

Melhor Design de Produção

“Duna” – Patrice Vermette, Richard Roberts, Zsuzsanna Sipos
“O Beco do Pesadelo” – Tamara Deverell, Shane Vieau
“A Tragédia de Macbeth” – Stefan Dechant, Nancy Haigh
“Amor, Sublime Amor” – Adam Stockhausen, Rena DeAngelo
“Ataque dos Cães” – Grant Major, Amber Richards

Melhor Som

“Duna” – Mac Ruth, Mark Mangini, Theo Green, Doug Hemphill, Ron Bartlett
“Amor, Sublime Amor” – Gary Rydstrom, Brian Chumney, Andy Nelson, Tod Maitland, Shawn Murphy
“007 – Sem Tempo Para Morrer” – Simon Hayes, Oliver Tarney, Paul Massey
“Belfast” – Denise Yarde, Simon Chase, James Mather, Niv Adiri
“Ataque dos Cães” – Robert Mackenzie, Richard Flynn, Leah Katz, Tara Webb, Dave Whitehead

Melhores Efeitos Visuais

“Duna” – Paul Lambert, Tristan Myles, Brian Connor, Gerd Nefzer
“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” – Kelly Port, Chris Waegner, Scott Edelstein, Dan Sudick
“007 – Sem Tempo Para Morrer” – Charlie Noble, Chris Corbould
“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” – Christopher Townsend, Joe Farrell, Sean Noel Walker, Dan Olivier
“Free Guy: Assumindo o Controle” – Swen Gillberg, Bryan Grill, Nikos Kalaitzidis, Dan Sudick

Melhor Animação

“Encanto” – Jared Bush, Byron Howard
“A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” – Mike Rianda, Phil Lord, Chris Miller
“Flee” – Jonas Poher Rasmussen, Monica Hellström, Signe Byrge Sørensen
“Raya e o Último Dragão” – Osnat Shurer, Don Hall, Carlos López Estrada
“Luca” – Enrico Casarosa, Andrea Warren

Melhor Filme Internacional

“Drive My Car” – Ryûsuke Hamaguchi (Japão)
“Flee” – Jonas Poher Rasmussen (Dinamarca)
“A Pior Pessoa do Mundo” – Joachim Trier (Noruega)
“Lunana – A Yak In The Classroom” (Butão)
“A Mão de Deus” – Paolo Sorrentino (Itália)

Melhor Documentário

“Summer of Soul” – David Dinerstein, Robert Fyvolent, Joseph Patel, Ahmir “Questlove” Thompson
“Flee” – Monica Hellström, Jonas Poher Rasmussen, Signe Byrge Sørensen
“Attica” – Traci Curry, Stanley Nelson
“Writing With Fire” – Rintu Thomas e Sushmit Ghosh
“Ascension” – Jessica Kingdon, Kira Simon-Kennedy e Nathan Truesdell

Melhor Curta Animado

“Affairs of the Art” – Joanna Quinn e Les Mills
“Bestia” – Hugo Covarrubias e Tevo Díaz
“Boxballet” – Anton Dyakov
“A Sabiá Sabiazinha” – Dan Ojari e Mikey Please
“The Windshield Wiper” – Alberto Mielgo e Leo Sanchez

Melhor Curta Documentário

“Audible” – Matt Ogens
“The Queen of Basketball” – Ben Proudfoot
“Onde Eu Moro” – Pedro Kos e Jon Shenk
“Três Canções para Benazir” – Elizabeth Mirzaei e Gulistan Mirzaei
“When We Were Bullies” – Jay Rosenblatt

Melhor Curta Live-Action

“The Long Goodbye” – Aniel Karia
“The Dress” – Tadeusz Lysiak e Maciej Slesicki
“Ala Kachuu – Take and Run” – Maria Brendle
“On My Mind” – Martin Strange-Hansen e Kim Magnusson
“Please Hold” – K.D. Dávila e Levin Meneske

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Louise Alves
@louisemtm

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