Lightyear | Novo vídeo da animação da Pixar confirma lançamento nos cinemas
Depois de três produções do estúdio indo direto para o Disney Plus, notícia vem como um alívio para os fãs.
Embora fosse mais improvável que uma animação inserida no contexto de “Toy Story” fosse ser colocada no streaming, ainda vem como um alívio a confirmação de que “Lightyear” será lançado exclusivamente nos cinemas. O novo vídeo divulgado pela Pixar finalmente usa a expressão “only in theaters” depois de evitá-la durante os últimos meses de divulgação. Veja abaixo (sem legendas em português).
Em um pequeno spot divulgado horas antes, a Disney Brasil também confirmou a mesma estratégia de lançamento no país, com estreia marcada para 16 de junho nos cinemas.
A preocupação sobre a estreia de “Lightyear” vem do fato de que as últimas três animações da Pixar foram lançadas direto no Disney Plus, sem custo adicional. “Soul” foi o primeiro, e com a pandemia ainda forte em 2020, o lançamento foi dado como um presente de Natal. Já com “Luca”, a decisão foi um tanto controversa, visto que em junho de 2021, “Raya e o Último Dragão” – da Disney Animation – havia sido lançado como uma estreia híbrida de cinemas e Premier Access do Disney Plus. Mas foi a súbita decisão de lançar “Red – Crescer é uma Fera” no streaming no dia 11 de março, depois de prometer um lançamento nos cinemas por meses, que deixou todos os fãs da Pixar ainda mais desconfiados e frustrados. Felizmente, a segunda animação de 2022 do estúdio terá o privilégio das telonas.
O filme, classificado como um sci-fi de ação e aventura, apresenta a história de origem do verdadeiro Buzz Lightyear, o patrulheiro espacial que conquistou gerações de fãs e inspirou o brinquedo de “Toy Story”.
Chris Evans faz a voz original de Lightyear. Completam o elenco Keke Palmer, Taika Waititi, Dale Soules, Uzo Aduba, James Brolin, Peter Sohn, Mary McDonald-Lewis, Efren Ramirez e Isiah Whitlock Jr.
A direção é de Angus MacLane, veterano da Pixar, que trabalha no departamento de animação no estúdio desde 1997, e teve seu primeiro trabalho de direção no curta “BURN-E”. Ele trabalhou também em dois curtas de “Toy Story” e co-dirigiu “Procurando Dory”. Galyn Susman (“Toy Story 4”) produz.
“Lightyear” estreia em 16 de junho nos cinemas brasileiros.