Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 25 de março de 2022

Tom Cruise e Paramount entram em disputa judicial por lançamento de Missão: Impossível 7 nos cinemas

Estúdio pretende lançar filme em streaming após 45 dias; Cruise está determinado a proibir.

Tom Cruise e Paramount entram em disputa judicial por lançamento de Missão: Impossível 7 nos cinemas>

A saga do lançamento de “Missão: Impossível 7” ganhou um novo capítulo. Após diversos atrasos causados pela pandemia e pela postura rígida de Tom Cruise com elenco e equipe com medidas sanitárias de segurança, o problema agora é a janela de lançamento do filme. O astro iniciou uma batalha judicial com a Paramount, estúdio responsável pela produção, após ser notificado da janela de 45 dias do filme nos cinemas. A informação é do THR.

A janela de 45 dias nos cinemas é a nova tendência da indústria do entretenimento com o advento e consolidação dos serviços de streaming. É o que costuma ocorrer com grandes blockbusters como “The Batman“, por exemplo: sair das telonas e rumar para os streamings de seus respectivos estúdios após o período. No caso de Tom Cruise, o astro está acostumado a ter seus filmes em exibição por três meses, e se recusa a permitir menos que isso.

Para a Paramount, desagradar Cruise é um dos piores cenários possíveis, dado o poder de bilheteria do astro. Há ainda o precedente estabelecido pelo diretor Christopher Nolan recentemente,  que decidiu deixar a Warner, seu lar de anos, para rumar à Universal para manter seus filmes nos cinemas por mais tempo no futuro.

Com a janela curta, o estúdio busca fortalecer seu próprio serviço de streaming, o Paramount Plus. A empresa vem investindo pesado em sua programação (acessível no Brasil por meio do Amazon Prime Video), e chegou a cogitar até uma série spin-off de “Missão: Impossível“. A ideia, no entanto, também foi vetada por Tom Cruise.

O grande empecilho para segurar o astro, no caso, é justamente os benefícios que ele rende ao estúdio, segundo executivos:

“Tom olha para o dinheiro que ele rende ao estúdio. Por que você não iria fazer o que quiser fazer? Quem vai te dizer para não fazer? Não é sempre o melhor para o orçamento, mas ele é incrivelmente detalhista  e disposto a dedicar uma enorme quantia de tempo e esforço em todos os aspectos. O cara realmente dá tudo de si nessa empreitada.”

De fato, o comprometimento de Cruise com a produção vem ganhando manchetes desde o início de 2020. “Missão: Impossível 7” foi um dos maiores afetados pela pandemia da COVID-19, sendo preciso interromper as gravações diversas vezes – e em diversos países diferentes – para acomodar medidas de segurança como quarentenas, testagem de elenco e equipe e distanciamento social. Cruise chegou até mesmo a fretar um navio de cruzeiro para que todos pudessem cumprir quarentena na Noruega.

No início de 2021, os executivos da Paramount decidiram informar o astro da janela reduzida de 45 dias para o filme nos cinemas. A expectativa da empresa era boa, mas Cruise se considera um de seus mais importantes, longevos e rentáveis parceiros, e não gostou da decisão. “Para ele, isso é como lançar simultaneamente no streaming,” diz um executivo. O contrato para “Missão: Impossível 7” previa que seu lançamento ocorresse da mesma forma que o antecessor, “Efeito Fallout“. Foi o suficiente para Cruise contatar seus advogados. No momento, a disputa judicial está paralisada para que as partes possam focar em finalizar o filme e sua sequência, “Missão: Impossível 8“, gravada junto.

O sétimo e oitavo filmes da franquia “Missão: Impossível” seguem com o clássico protagonismo de Tom Cruise no papel de Ethan Hunt. Ving Rhames (Luther), Simon Pegg (Benji), Rebecca Ferguson (Ilsa) e Vanessa Kirby (Viúva Branca) estão confirmados para retornar. Henry Czerny, que interpretou Eugene Kittridge no primeiro longa, irá retornar à franquia depois de 25 anos. As novas adições incluem Rob Delaney, Charles Parnell, Indira Varma, Mark Gatiss, Cary Elwes, Hayley Atwell, Pom Klementieff, Shea Whigham e Esai Morales.

Christopher McQuarrie, responsável pelo roteiro e direção de “Missão Impossível: Nação Secreta” e “Missão: Impossível – Efeito Fallout”, roteiriza e dirige o sétimo e oitavo filmes, que estreiam em 14 de julho de 2023 e 28 de julho de 2024, respectivamente.

Saiba Mais: , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas