Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 12 de outubro de 2021

Alan Horn, diretor de criação da Disney Studios, irá se aposentar ao fim de 2021

O executivo encerra a carreira aos 78 anos de idade.

Alan Horn, diretor de criação da Disney Studios, irá se aposentar ao fim de 2021>

Após cerca de 50 anos de carreira, Alan Horn anuncia sua aposentadoria aos 78 anos de idade. Nos últimos nove anos, ele liderou o The Walt Disney Studios como presidente executivo, na maior parte do tempo, até assumir a posição de diretor de criação. Sobre o encerramento de sua carreira, agendada para 31 de dezembro deste ano, Horn declarou (via Deadline):

Foi um grande privilégio e prazer poder passar os últimos 50 anos ajudando pessoas criativas a contar histórias que movem, divertem e conectam públicos em todo o mundo – e um sonho que se tornou realidade foi ter a chance de fazê-lo na Disney […] Nunca é fácil dizer adeus a um lugar que você ama, e é por isso que tenho feito isso lentamente […] Estou confiante de que a incrível equipe dos estúdios Disney continuará criando magia por muitos anos.”

Horn começou a trabalhar no ramo do entretenimento em 1973. Em 1987, ele co-fundou a Castle Rock Entertainment, e presidiu o conselho da companhia até 1999. Em seguida, se juntou à Warner Bros e atuou como presidente e diretor de operações até 2011. Nessas funções, ele supervisionou as equipes criativas da empresa, no momento em que produziam sucessos de bilheteria como “Batman Begins” e a franquia Harry Potter.

Sua carreira chegou à Disney em 2012, trazendo estabilidade ao estúdio após os grandes prejuízos obtidos com as produções de “John Carter – Entre Dois Mundos” e “Marte Precisa de Mães”. Sob a gestão de Horn, a Disney bateu vários recordes de bilheteria, incluindo “Star Wars: O Despertar da Força” e “Vingadores: Ultimato”, respectivamente o maior lançamento doméstico e o segundo maior lançamento global de todos os tempos. Ao todo, Horn colaborou com o lucro de mais de US$ 7 bilhões em 2016 e 2018; e mais de US$ 11 bilhões em 2019, fazendo da Disney o único estúdio cinematográfico a atingir tais números na época.

Até o momento, não há planos para substituir Horn, particularmente dada a autonomia dos chefes de criação dos vários selos Disney, como Kevin Feige na Marvel, Kathleen Kennedy na Lucasfilm, e Pete Docter na Pixar.

Saiba Mais: ,

Flávila Santos
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas