Eternos | Filme é um dos mais longos do MCU e terá grandes consequências para o futuro, segundo Chloé Zhao
Atrás em duração apenas de "Vingadores: Ultimato", filme promete revelações sobre a mitologia dos Celestiais.
A menos de um mês do lançamento de “Eternos”, foi divulgado um novo featurette destacando a relação dos personagens, com depoimentos de bastidores. Assista acima (legendado).
Em complemento a isso, a diretora Chloé Zhao foi entrevistada pelo Fandango, dando novos detalhes sobre o filme. Ela confirmou a duração de 2 horas e 37 minutos do longa, colocando-o como o segundo mais longo do MCU, atrás apenas das 3 horas de “Vingadores: Ultimato”. Ela explica:
“Poderia ser mais longo! São 10 personagens, os Celestiais e 7 mil anos. Tem muita coisa acontecendo”.
“Eternos” não só acompanhará os personagens títulos – dez deles – como também tratará da mitologia dos Celestiais, responsáveis pela criação dos Eternos há 7,000 anos. Estes, então, chegam à Terra, divididos em 5 lutadores e 5 pensadores. Com suas respectivas funções, eles são encarregados de proteger os humanos dos Deviantes e dar o incentivo necessário para que a sociedade avance e se torne forte o suficiente para proteger a si mesma. Assim, quando isso acontece, eles se escondem nas sombras e não podem interferir novamente.
Esta não interferência ainda segue sendo motivo de dúvida de parte do público, que questiona se a ameaça de Thanos não seria motivo suficiente para que os Eternos saíssem do esconderijo. De qualquer forma, o “blip” será abordado aqui, como detalha Zhao:
“O filme se passa depois que os Vingadores trouxeram metade da população de volta no universo e no planeta. Então, a forma que olhamos para um evento como este é que isso sempre teria uma implicação ecológica caso isso acontecesse com o nosso planeta. E, entre esta implicação ecológica e o retorno repentino e misterioso dos Deviantes, é a hora dos Eternos voltarem ao trabalho”.
O principal vilão do filme será Kro, líder dos Deviantes, e embora sem muitos detalhes sobre quem o interpreta ou seu impacto na história, Zhao destaca:
“Ele é bem… único. Eu acho que eu diria que ele é um acidente da evolução, e existe um grande debate sobre o direito de alguém como ele existir”.
Em relação à estética, “Eternos” certamente se destaca dentre as produções do MCU – embora sua real escala antecipada nos trailers só possa de fato ser melhor apreciada em uma tela de cinema. Chloé Zhao, vencedora do Oscar de Melhor Direção e Melhor Filme por “Nomadland”, sabe bem como explorar luz natural, ângulos abertos e tomadas mais longas. Além de sua própria experiência, ela revela algumas de suas inspirações:
“Particularmente com o time na Marvel – time de efeitos visuais, unidades de ação e design – nós assistimos os filmes de Terrence Malick, como ‘A Árvore da Vida’ e ‘O Novo Mundo’. Nós assistimos ‘O Regresso’ e ‘Interestelar’. Assistimos ‘Blade Runner 2049’ e um filme chamado ‘Samsara’. Obviamente ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ foi muito importante também. Então esses são os filmes que ficaram no repeat, e claro, têm várias outras coisas em minha vida que foram inseridas de alguma forma”.
As 2 horas e 37 minutos do filme são divididas entre a chegada dos Eternos à Terra há milhares de anos, momentos diferentes ao longo da História, e os dias atuais, após os eventos de “Vingadores: Ultimato”. Zhao ressalta que, apesar da relação com o MCU, o longa funciona sozinho, sendo relevante apenas a informação de que metade da população do universo desapareceu e depois retornou. No entanto, os eventos do filme serão de grande importância para o futuro do MCU. E não esqueçam das cenas pós-créditos, a diretora alerta:
“Não fiquem apenas para a primeira, fiquem para a segunda também. Elas são igualmente importantes em peso, e ambas têm grandes surpresas para vocês”.
Veja também o novo teaser divulgado (sem legendas):
O elenco conta com Richard Madden (Ikaris), Angelina Jolie (Thena), Gemma Chan (Sersi), Kit Harington (Dane Whitman/Cavaleiro Negro), Salma Hayek (Ajak), Brian Tyree Henry (Phastos), Kumail Nanjiani (Kingo), Lauren Ridloff (Makkari), Don Lee (Gilgamesh), Lia McHugh (Sprite) e Barry Keoghan (Druid).
A direção é de Chloé Zhao, com roteiro de Matthew e Ryan Firpo (“Ruin”). O presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, produz.
“Eternos” estreia em 4 de novembro nos cinemas do Brasil.
Saiba Mais: Chloé Zhao, Eternos, Marvel