Duna | Primeiras impressões exaltam primazia cinematográfica, mas alertam para o foco em uma sequência incerta
Filme chega aos cinemas brasileiros em 14 de outubro.
Parte da programação do Festival de Veneza, “Duna” enfim teve sua primeira exibição. Após um grande atraso em sua estreia causado pela pandemia e envolto em expectativa pela grandiosidade da produção – e também pelas declarações polêmicas do diretor Denis Villeneuve defendendo a experiência cinematográfica -, o filme foi aclamado e recebeu aplausos de pé por sete minutos após o término da sessão. Ainda assim, também houve críticas à forma como filme é montado para preparar o terreno para uma sequência (via THR).
Leia algumas impressões abaixo:
Steve Weintraub, Collider:
“Sei que estão acostumados a gente falando animada sobre um filme nas mídias sociais após sua estreia. Mas confie em mim quando digo que ‘Duna’ de Denis Villeneuve é uma obra-prima não só da ficção científica, mas do cinema. Não me sentia transportado dessa forma em uma sala de cinema há muito tempo.”
Aaron Couch, THR:
“Experienciei ‘Duna’. É um filme que se vê uma vez a cada geração, como quando ‘O Senhor dos Anéis’ estreou nas telonas 20 anos atrás. Quando acabou, eu já estava pronto para mais.”
Jazz Tangcay, Variety:
“‘Duna’ é espetacular. Denis Villeneuve fez uma obra prima. A fotografia de Greig Fraser é simplesmente linda. Não há como desgrudar os olhos da tela. Timothée Chalamet está sensacional. Não se surpreendam com vitórias a rodo em categorias técnicas.”
Erik Davis, Rotten Tomatoes:
“Assisti ‘Duna’, e está entre as experiências mais imersivas que já tive com um filme de ficção científica no cinema. Há um talento magistral para produção cinematográfica aqui. Junto com seu som grande e monstruoso, o filme te transporta maravilhosamente a uma mundo novo, animador, horrendo e, ainda assim, belo.”
Lindsey Bahr, AP:
“‘Duna’ é fantástico. Entrei sem saber nada e fiquei completamente hipnotizada por seu mundo estranho. Foi emocionalmente autêntico e, não sei, era 8:15 da manhã na Itália e eu estava cansada e depois de ter tomado três espessos, mas eu até chorei.”
David Ehrlich, IndieWire:
“‘Duna’ é uma decepção *imensa*. O equivalente cinematográfico a receber um cheque gigante para seis dólares. Hype é o assassino de mentes.”
Richard Lawson, Vanity Fair:
“‘Duna’ tem visual e som ótimos, mas há um vazio frustrante por baixo da superfície. É tudo feito para preparar uma sequência que pode nunca ser feita.”
Escrito por Frank Herbert, e considerado um clássico da literatura de ficção científica, “Duna” conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino para além de seu entendimento. Atreides descobre que tem de viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e povo. À medida que as forças malévolas explodem em conflito pelo recurso mais precioso existente – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – somente aqueles que podem dominar seu medo sobreviverão.
Estão no elenco Timothée Chalamet (Paul Atreides), Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides), Oscar Isaac (Duque Leto Atreides), Zendaya (Chani), Stellan Skarsgard (Barão Vladimir Harkonnen), Javier Bardem (Stilgar), Charlotte Rampling (Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam), Josh Brolin (Gurney Halleck), Dave Bautista (Glossu Rabban, a Besta), Jason Momoa (Duncan Idaho), Chang Chen (Dr. Wellington Yueh), David Dastmalchian (Piter De Vries), Stephen McKinley Henderson (Thufir Hawat) e Sharon Duncan-Bewster (Dra. Liet Kynes).
Além de dirigir, Denis Villeneuve (“Blade Runner 2049”) coescreve o roteiro junto a Eric Roth (“Tão Forte e Tão Perto“) e Jon Spaihts (“Doutor Estranho”). Brian Herbert, filho do autor do romance, é produtor e consultor criativo dentro da história e das ideias para o universo da nova adaptação.
“Duna” tem estreia no Brasil prevista para 14 de outubro nos cinemas.
Saiba Mais: Duna