The Tragedy of Macbeth | Filme de Joel Coen com Frances McDormand e Denzel Washington fará estreia no Festival de Nova York
Tragédia shakespeariana abrirá o festival em 24 de setembro.
Foi anunciado que “The Tragedy of Macbeth” será o filme de abertura do Festival de Cinema de Nova York 2021, que acontece entre 24 de setembro e 10 de outubro, em uma combinação de sessões presenciais e virtuais. O filme de Joel Coen, em preto e branco, traz Denzel Washington e Frances McDormand como protagonistas, e a produtora A24 divulgou um cartaz com os dois:
O anúncio vem com uma descrição do filme, que o classifica como “um trabalho de resoluto chiaroscuro e raiva encantatória”. Ademais, o texto diz (via IndieWire):
A visualização corajosamente inventiva da Peça Escocesa é um filme angustiado que encara, boquiaberto, um mundo triste destruído por uma ganância cega e ambição impensada. Em performances meticulosamente cansadas do mundo, um Denzel Washington incrivelmente introvertido é o homem que seria rei, e uma Frances McDormand facilmente maquiavélica é sua senhora, um casal levado ao assassinato político – e perturbado pela culpa – após os astutos prognósticos de um trio de ‘irmãs estranhas’ (uma virtuosa habitação física por Kathryn Hunter). Embora ecoe os designs visuais proibitivos – e as proporções – das adaptações clássicas de Shakespeare de Laurence Olivier dos anos 1940, bem como a sangrenta loucura medieval de ‘Trono Manchado de Sangue’ de Kurosawa, a história de som e fúria de Coen é inteiramente sua – e sem dúvida uma para nosso momento, uma representação assustadora de tomada de poder político amoral que, como seu herói, implacavelmente avança para o inferno.
Na trama do clássico literário, um lorde escocês (Washington) é convencido por um trio de bruxas de que está destinado a tornar-se o rei da Escócia. Apoiado por sua esposa (McDormand), ele buscará tomar o poder por quaisquer meios necessários.
O elenco conta ainda com Bertie Carvel, Alex Hassell, Corey Hawkins, Kathryn Hunter, Harry Melling e Brendan Gleeson.
Joel Coen – cujo último trabalho foi “A Balada de Buster Scruggs”, ao lado de seu irmão Ethan – roteiriza e dirige, além de produzir junto a McDormand, Washington e Scott Rudin.
“The Tragedy of Macbeth” ainda não possui data de estreia comercial, mas será distribuída pela Apple. Possivelmente, o filme terá uma exibição nos cinemas antes de ir para o AppleTV+.
Saiba Mais: Denzel Washington, Frances McDormand, Joel Coen, The Tragedy of Macbeth