Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 29 de abril de 2021

Funcionários da Pixar estão frustrados com a decisão de lançar Luca exclusivamente no Disney Plus

As animações da Pixar foram escolhidas para serem lançadas de graça no streaming, enquanto outras obras têm estreia simultânea nos cinemas.

Funcionários da Pixar estão frustrados com a decisão de lançar Luca exclusivamente no Disney Plus>

A pandemia obrigou os estúdios a repensarem suas estratégias de lançamentos enquanto os cinemas ainda estavam fechados, e assim o streaming se tornou a opção mais segura para a grande maioria. Com o Disney Plus, a Disney pôde garantir a estreia de alguns títulos que não teriam condições de ser exibidos em salas de cinemas, mas agora que a indústria começa a se recuperar, a empresa ainda está comprometida com o lançamento em streaming, sendo “Luca”, a nova animação da Pixar, a próxima estreia exclusiva da plataforma.

Enquanto a decisão é uma forma de aumentar o número de assinantes do Disney Plus, algumas das pessoas envolvidas no filme não estão satisfeitas com a essa nova estratégia, se dizendo frustrados em não poder ter seu trabalho visto nas telonas. É o que indica uma nova reportagem do Insider, trazendo declarações anônimas de funcionários da Pixar, que não só reclamam da estreia direto no streaming, mas questionam qual valor teria “Luca” para a empresa, visto que nem será cobrado o Premier Access para assistir ao filme.

“‘Luca’ nem ao mesmo tem um preço premium. Isso faz dele algo de menos valor? É difícil de entender”, disse um dos funcionários.

O Premier Access foi a primeira estratégia colocada em prática pela Disney, com “Mulan” sendo o título teste. Não foram revelados números sobre as vendas do filme através deste sistema – serviços de streaming são responsáveis por revelar seus próprios dados, e assim podem escondê-los ou mascará-los sempre que acharem melhor. Então, quando a empresa decidiu lançar “Soul”, a animação anterior da Pixar, de graça no Disney Plus, supôs-se que o Premier Access não funcionava. E de certa forma isso até faz sentido, pois quando “Soul” foi lançado no Natal de 2020, o filme se tornou extremamente popular nas redes sociais, bem mais do que havia sido observado com “Mulan”. O Insider indica que Pete Docter, diretor da animação, não ficou muito feliz com a ideia do lançamento no streaming, mas entendeu a situação, visto que à época os cinemas ainda estavam fechados. E quando a recepção do longa se mostrou muito positiva, a frustração se dissipou.

No entanto, o que não se esperava é que a Disney continuasse a lançar seus filmes no streaming, principalmente agora que os cinemas mundo afora estão reabrindo. “Luca” poderia fazer parte da chamada temporada de verão americano, que está começando a esquentar, mas em vez disso, o estúdio anunciou no fim de março que a animação estrearia exclusivamente no Disney Plus.

Um dos funcionários da Pixar afirmou:

“Nós não queremos ser apenas mais um título no Disney Plus. Estes filmes são feitos para as telonas. Nós queremos que vocês assistam a estes filmes sem distrações, sem olhar para seus telefones”.

A estratégia do Premier Access continuou com “Raya e o Último Dragão” no início de março, mas desta vez o filme teve estreia simultânea nos cinemas, da mesma forma que vai acontecer com “Cruella” em maio, e “Viúva Negra” em julho. Assim, desde a reorganização do calendário de estreias, as duas animações da Pixar seriam os únicos filmes lançados no Disney Plus de graça, o que valida o questionamento sobre a visão do estúdio em relação ao trabalho destes funcionários. Um deles falou ao Insider sobre a preocupação que tem em relação a seu próprio emprego:

“Todos estão preocupados em manter seus empregos se nossos filmes não são vistos pela Disney como bem-sucedidos financeiramente”.

A frustração é compreensível, principalmente com o nível de trabalho que uma animação requer, mas o sentimento de que apenas uma exibição nos cinemas tem valor não condiz mais com a realidade do mercado. Um outro funcionário falou justamente sobre isso, afirmando:

“Para mim, pessoalmente, se eu tiver fazendo algo só para que meu nome seja visto em uma telona, eu estou fazendo isso pelo motivo errado”.

“Luca” estreia em 18 de junho no Disney Plus. Assista ao novo trailer.

Saiba Mais: , ,

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas