Cicely Tyson, atriz vencedora do Tony e Emmy, morre aos 96 anos
Atriz foi indicada ao Oscar em 1973, e em 2019 foi honrada com o prêmio honorário da Academia.
A atriz estadunidense Cicely Tyson faleceu na tarde desta quinta-feira (28) aos 96 anos (via BBC). A notícia foi confirmada por seu agente, que não forneceu a causa da morte. O livro de memórias de Tyson, “Just As I Am”, foi publicado na terça-feira, e seu agente pontuou: “Cicely pensava em seu livro de memórias como uma árvore de Natal decorada com todos os ornamentos de sua vida pessoal e profissional. Hoje ela colocou o último ornamento, uma estrela no topo da árvore”.
Cicely Tyson foi uma ex-modelo que se tornou atriz e teve uma carreira de 70 anos. Ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1973, por “Lágrimas da Esperança”, foi vencedora do Emmy em 1974 pelo especial “The Autobiography of Miss Jane Pittman”, e venceu o Tony em 2013 pelo revival de “The Trip to Bountiful”.
Cicely era conhecida por rejeitar papéis que serviam como estereótipos para mulheres negras e focava em interpretar personagens inspiradoras e fortes. Em 2016, ela foi honrada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo então presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que pontuou que Tyson não só tinha muito do que se orgulhar como atriz, mas ela também faz parte da História como um todo.
Em 2019, Cicely foi honrada com um Oscar honorário, e a a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez uma postagem no Twitter homenageando a atriz:
“Cedo em sua carreira, Cicely Tyson prometeu a si mesma que ela interpretaria apenas mulheres fortes. Harriet Tubman. Coretta Scott King. Miss Jane Pittman, e tantas outras. Uma vencedora honorária do Oscar em 2019 pelo seu extraordinário trabalho, ela liderava por exemplo, e sentiremos sua falta”.
Tyson participou de produções recentes como as séries “How to Get Away with Murder” e “House of Cards”, e nos filmes “A Melhor Escolha” e “Histórias Cruzadas”.
Saiba Mais: Cicely Tyson