A experiência de ver um filme em drive-in como alternativa às salas de cinema
Com vários cinemas ainda fechados, distribuidoras e produtoras audiovisuais passaram a investir no modelo de exibição para que o público ainda tenha a experiência de assistir a um filme fora de casa, mas tomando os devidos cuidados.
A pandemia do coronavírus fez com que todos tivessem que se adaptar a um novo estilo de vida: não só as máscaras de proteção e o uso contínuo de álcool gel nas mãos se tornaram indispensáveis, também foi necessário adaptar certas atividades que tínhamos o costume de fazer fora de casa. Uma destas, aliás, era justamente sair para ver um filme.
O mercado audiovisual encontrou duas saídas para o estado de quarentena que ainda mantém as salas fechadas em algumas cidades: ideias novas ou resgate do passado. As ideias novas incluem liberar os filmes nos populares serviços de streaming ou para consumo on demand; o resgate do passado consiste em dar vida novamente aos antigos drive-ins, nos quais as pessoas iam para um estacionamento com seus carros e assistiam a filmes ali mesmo.
Uma das iniciativas mais recentes de drive-in em São Paulo é o Alpha Cine Drive-In, em Alphaville, idealizada pelo grupo Alpha Filmes, responsável por trazer o vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020 “Parasita” para o Brasil. A ideia é não só trazer essa nova experiência em um momento de distanciamento social, mas manter o drive-in para o futuro, para continuar sendo uma alternativa para os fãs de cinema.
À convite do grupo, visitei o estacionamento onde estão acontecendo as exibições de filmes recentes – e até mesmo inéditos – a fim de entender melhor como tudo funciona. Para quem estava em quarentena desde março, saindo de casa somente para o essencial (como ir ao mercado), a experiência de assistir a um filme fora de casa pareceu estranha e até um pouco assustadora. Mas será que esta é uma atividade viável em um tempo tão incerto como este estamos vivendo?
Chegando no espaço
Assim como nos cinemas tradicionais, o ingresso para o drive-in pode ser adquirido pela internet. A grande diferença é o valor: você compra o ingresso por carro. Tecnicamente, cada ingresso cobre até quatro pessoas, que é a quantidade que costuma caber dentro de um automóvel comum. Ao entrar no estacionamento, você escolhe onde quer ficar para ter uma boa visão da tela – no Alpha Cine Drive-In, o grande painel de exibição, de 17 por 7 metros, também conta com projeção digital.
Logo ao chegar, você recebe um sinalizador com um número para colocar em seu carro, que também contém o QR code que dá acesso ao cardápio da bombonière do drive-in. É a partir deste número que os funcionários poderão te identificar caso você precise de algo.
Como é assistir ao filme num drive-in?
Crédito: Divulgação
A primeira coisa a se mencionar é que não tem jeito: é preciso ter um carro para ir ao drive-in. Não é permitido ficar do lado de fora do veículo durante a exibição por dois motivos: o primeiro, e mais importante, é evitar que as pessoas fiquem mais expostas no meio da pandemia mesmo usando máscara; o segundo é porque, ao contrário de como funcionava antigamente, o som do filme sairá de seu rádio. Sim, é só sintonizar em uma estação específica informada pelo drive-in que, assim que o longa começar a ser exibido na tela, você poderá acompanhar o áudio de dentro do carro. Portanto, infelizmente não tem como entrar sendo pedestre.
As máscaras são essenciais para permanecer no local e evitar contaminação, e os funcionários também aliam a máscara ao face shield e às luvas. Caso queira ir ao banheiro ou precise falar com alguém da organização, é só acender os faróis (nada de buzinar, para não atrapalhar aos outros) que alguém da equipe vai te atender e te acompanhar.
E pode comer no drive-in? Sim! Eles contam com serviço de bombonière que disponibiliza pipoca de vários tamanhos, doces e bebidas. É só ler o QR code no sinalizador do carro e fazer seu pedido via WhatsApp, disponibilizado junto ao cardápio. O pagamento é feito na hora em que eles entregam seu pedido pela janela do veículo.
Mas e a programação?
Com a pandemia e os países entrando em quarentena, é difícil que filmes mais novos sejam exibidos considerando que muitos tiveram que interromper a produção e alterar suas respectivas datas de estreia. Sendo assim, os drive-ins estão investindo em longas já lançados, porém com grande apelo ao público: vencedores do Oscar, clássicos, alguns inéditos no país que foram lançados em VOD recentemente. Além disso, há também uma diversidade de gêneros para todos os gostos: pode ter certeza de que encontrará um estacionamento passando animações, comédias, dramas e até alguns filmes de terror.
Cada drive-in opera de um jeito, mas é possível exibir até três filmes por noite, começando a partir do horário em que o sol se põe para não atrapalhar a projeção na tela ao ar livre. No dia em que visitei, os filmes escolhidos da noite foram “Rei Leão” (2019), o inédito “Fuga para Pretória” e o oscarizado “Parasita”.
Vale a pena?
Ainda é difícil dizer quando a vida poderá voltar ao normal e quando será possível voltar a assistir filmes na tela grande. Alguns acreditam que somente após a vacina teremos uma trégua na pandemia e a possibilidade de pensar em pisar num cinema outra vez. Ir a um drive-in, no entanto, para aqueles que têm a possibilidade, é uma forma de experimentar a ida ao cinema com certa proteção e cuidado em tempos tão incertos.
==
Sobre o Alpha Cine Drive-In: localizado na Av. Juruá, 507, em Alphaville, o drive-in foi inaugurado em 17 de setembro. Os ingressos são adquiridos exclusivamente através do Ingresso.com. A programação pode ser consultada no Instagram do Alpha Cine.
Nossos agradecimentos ao Alpha Cine Drive-In e ao assessor Léo Rolim pela oportunidade.
Saiba Mais: Cinema, Coronavírus