Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Como funcionam os protocolos de segurança para a reabertura dos cinemas no Brasil?

O Cinema com Rapadura visitou a rede de cinemas UCI em Fortaleza para detalhar todos os protocolos e orientações ao público.

Como funcionam os protocolos de segurança para a reabertura dos cinemas no Brasil?>

A reabertura dos cinemas já foi permitida no Brasil, com diferentes diretrizes em cada estado, mas todas com o objetivo de tornar a experiência o mais segura possível frente à pandemia de COVID-19 que ainda assola o país. Diferente de muitas das atividades de lazer que foram as primeiras a retornar, o cuidado que deve ser tomado em salas de cinema é ainda maior, e atrai olhares preocupados dos espectadores que não veem a hora de assistir um filme aguardado nas telonas, mas não sabem se os protocolos de segurança são realmente eficientes.

Pensando nisso, o Cinema Com Rapadura teve a chance de visitar a rede UCI Cinemas, na filial do shopping Iguatemi em Fortaleza, para entender melhor como está funcionando esta reabertura. A seguir, vamos detalhar todos os cuidados tomados pela empresa, assim como as orientações que estão sendo dadas aos clientes, que são as mesmas em todos os UCI no país. Os protocolos de outras redes de cinemas seguem diretrizes similares, com variações quanto ao consumo ou não de alimentos dentro das salas. Recomendamos ao público a consulta das regras e orientações de seu cinema de escolha para maiores detalhes.

Máscaras

Antes mesmo de chegar à área do cinema, é obrigatório o uso de máscara para entrar no shopping, onde também é feita a checagem de temperatura do cliente.

É obrigatório o uso de máscaras pelos clientes ao redor do complexo dos cinemas. É permitido apenas a retirada da máscara dentro da própria sala de cinema, caso o cliente tenha adquirido algo para comer na bombonière, sendo recolocada logo depois. Não será permitida a entrada de comidas externas.

Os funcionários também estarão usando máscaras, todas padronizadas pela própria empresa, além do uso do faceshield no caso daqueles que estarão em maior contato com clientes.

Entrada

Logo ao chegar à área de entrada do cinema, são visíveis os vários dispensers de álcool gel espalhados entre as colunas do espaço. Há um em cada área de maior concentração de pessoas, como nos terminais de autoatendimento, na bilheteria, na bombonière, perto das lixeiras e dos banheiros.

Todo o espaço está sinalizado de acordo com o recomendado para o distanciamento social. Os terminais de autoatendimento estão separados para que exista um intervalo de um fora de funcionamento entre cada dois funcionando, e o chão está sinalizado para que a fila esteja com a distância correta entre pessoas. Da mesma forma está a bilheteria, e a bombonière.

Bombonière

Apenas a bombonière da área de entrada do cinema está em funcionamento. Estão em venda apenas alimentos que precisam do mínimo de manuseamento possível. As embalagens de pipoca serão preparadas de forma que seja possível dobrar o topo da embalagem, fazendo um fechamento, que só deverá ser aberto dentro da sala de cinema, quando o cliente for comer.

Também está sendo disponibilizada a opção de compra online de alimentos, para que apenas seja feita a retirada no complexo, e a venda no autoatendimento.

Venda e recebimento de ingressos

É recomendável que os clientes já adquiram seu ingresso online, mas caso decidam ir até à bilheteria, os caixas estão protegidos por um visor de acrílico, e também equipados com um leitor de cartão pelo método de aproximação, o mais recomendável. O cliente também pode adquirir seu ingresso nos terminais de autoatendimento.

No momento de entrar na área das salas de cinema, o que costumava ocorrer é que o cliente entregava seu ingresso para o funcionário para que ele pudesse destacar/recolher e então devolver. Para evitar contato físico, agora o processo será feito pelo próprio cliente. Caso o ingresso tenha sido adquirido online ou no terminal de autoatendimento, o cliente irá exibir frente a um leitor e guardar o ingresso consigo. Já se o ingresso for da bilheteria, o cliente irá destacar uma parte e colocar em uma caixa.

Banheiros

Tanto os banheiros localizados na entrada do cinema quanto dentro da área das salas estão com a capacidade permitida sinalizada nas portas. As pias estão separadas com um intervalo de uma entre elas, e os secadores de mão foram desativados, voltando assim os secadores de papel. Nos banheiros masculinos, os mictórios também estão com intervalo de um entre eles.

Salas

Dentre as 12 salas do UCI Iguatemi, 8 estão em funcionamento. A sala IMAX não está aberta no momento, e nenhuma exibição 3D será oferecida. No caso do UCI Parangaba, 4 das 6 salas estão em funcionamento. Todas estão com 35% da capacidade, e a quantidade de pessoas permitidas que isso representa está sinalizado na entrada de cada sala.

Acontecerá em média 2 sessões por sala em funcionamento. O horário de funcionamento dos cinemas mudou para 14h30, com a primeira sessão acontecendo às 15h, indo até uma última sessão no máximo às 20h30.

Estes dados são específicos do UCI Fortaleza, mas que também serão seguidos pelas filiais da rede ao redor do país, assim como outras redes de cinema. Variações podem ocorrer quanto a quantidade de salas em funcionamento e capacidade de pessoas permitida em cada sala, dependendo do complexo.

Quanto às poltronas, o distanciamento social é feito através de um perímetro que se criar ao redor da(s) poltrona(s) escolhidas, e esse perímetro é fechado no momento da compra do ingresso. Pessoas que estão indo juntas ao cinema podem sentar juntas, e então o perímetro de distanciamento é feito ao redor delas. Da mesma forma acontece com quem está sozinho. Tal perímetro é composto por duas cadeiras de distância nas duas laterais, à frente e atrás.

Assim que é feita a compra do ingresso, o perímetro é fechado, tornando-se impossível que outro cliente escolha cadeiras que estejam na proximidade de outro cliente.

Já dentro das salas, serão exibidas orientações em vídeo antes da exibição do filme, para que seja reforçado o protocolo para os clientes. Não haverá fiscalização dentro das salas para garantir que todos estão seguindo as exigências, então muito parte do bom senso de cada pessoa. Mas funcionários estarão sempre à disposição para caso alguém queira fazer alguma reclamação.

O momento de saída da sala também deverá partir da organização dos próprios clientes, para que não haja uma aglomeração. Com uma capacidade de 35% apenas, isso se torna mais fácil, mas ainda assim, é aconselhável que todos tenham noção de se retirar da sala ainda cumprindo o distanciamento social.

Ar-condicionado

O sistema de ventilação em salas de cinemas é diferente do comum. Os ar-condicionados instalados retiram o ar de dentro da sala e trazem ar limpo de fora para dentro. Esse já é o padrão de ventilação em cinemas, mas no momento atual, o sistema estará funcionando com uma maior entrada de ar limpo para a sala, o que irá também fazer com que a temperatura não seja tão refrigerada quanto o normal.

Limpeza

Todas as superfícies de contato do cinema estarão em constante higienização.

Quanto às salas, o cinema agora funcionará com sessões separadas por 1 hora de intervalo, para que haja uma limpeza das poltronas individualmente, com aplicadores de água ionizada. A substância é potencializada para matar germes, e não tem cheiro nem deixa manchas. A água é aplicada com o devido equipamento, por funcionários que estarão com proteção durante a limpeza.

Preços

Neste momento de retorno, a rede conta com promoções para estimular o retorno dos espectadores. Estão sendo feitas apenas exibições 2D, com a faixa de preço se mantendo a mesma para todas as salas, e também não está sendo feito mudança de preços de acordo com o dia da semana. Os valores exatos podem ser consultados no site da UCI.

==

Os protocolos aplicados pela UCI respeitam as diretrizes dos decretos estaduais, e seguem o recomendado também pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A rede também conta com a aprovação dos médicos infectologistas Francisco Beraldi e Raquel Monteiro, que consideram os cinemas da rede aptos para o retorno e de acordo com as indicações da OMS, do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O Cinema Com Rapadura agradece a gerente regional Norte-Nordeste Cyrlene Santtos e o gerente geral local Renato Melo pelo acompanhamento durante a visita ao cinema.

Reforçamos que outras redes de cinema ao redor do país seguem as mesmas diretrizes detalhadas neste texto, e que orientações específicas devem ser consultadas nos sites e redes sociais dos cinemas de sua escolha.

Saiba Mais: ,

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas