Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Os Novos Mutantes | Fox tinha pouca fé no filme desde início das gravações e considerou refazer tudo do zero

Novo artigo detalha complicações no projeto desde a fase inicial, em que o cineasta Josh Boone se recusava a fazer mudanças requisitadas no roteiro.

Os Novos Mutantes | Fox tinha pouca fé no filme desde início das gravações e considerou refazer tudo do zero>

Depois de três anos de marketing, “Os Novos Mutantes” finalmente está estreando nos cinemas dos Estados Unidos nesta sexta, 28. O filme é a última herança dos mutantes sob domínio da Fox, e depois de passar por quatro datas de estreia diferentes, com muitos duvidando se a produção de fato conseguiria chegar aos cinemas, sua jornada chega ao fim. No entanto, os problemas do longa não se limitaram a somente seu lançamento. Um novo artigo da Vulture traz entrevistas com envolvidos no projeto que detalham as complicações para tirar o filme do papel.

Quando o diretor Josh Boone, que havia sido responsável pelo bem-sucedido “A Culpa é das Estrelas” em 2014, propôs um novo filme dos X-Men para a Fox em 2015, a ideia era um híbrido entre terror e “Clube dos Cinco”, a primeira versão de “Os Novos Mutantes”, inclusive, se passava nos anos 80. O estúdio achou que a proposta podia funcionar, principalmente porque seria um projeto relativamente barato se comparado aos filmes principais da saga X-Men. Afinal, isso havia dado certo com “Deadpool” e “Logan”, então misturar horror adolescente com uma “vibe John Hughes” poderia ser uma boa ideia.

No entanto, segundo as fontes da Vulture que preferiram permanecer anônimas, Boone e seu parceiro de escrita Knate Lee, falharam em entregar um roteiro que cumprisse a proposta inicialmente feita ao estúdio. Os personagens acabaram sendo mais do que apenas “adolescentes rebeldes”, e o “humor cru estava exagerado”. Um dos protagonistas era misógino e fazia desenhos de pênis o tempo todo. Não só isso, o roteiro mexia com o já conhecido lore dos X-Men nos cinemas de forma que poderia alienar o público. Em uma das versões, a Tempestade seria uma carcereira da prisão em que os Novos Mutantes estão, e torturava os adolescentes. “Isso não fazia sentido”, afirmou um dos envolvidos.

A Fox então pedia mudanças de roteiro constantemente, mas Boone e Lee se recusavam a implementar as alterações requisitadas. O estúdio chegou a trazer outros roteiristas a bordo para ajudar, em certo ponto até o indicado ao Oscar pelo roteiro de “Logan”, Scott Frank, se juntou à equipe. Foi feita então uma “intervenção” com todos os envolvidos para que Boone e Lee consertassem os erros e melhorassem o roteiro do filme. Desta reunião pouco foi aproveitado.

Quando as gravações foram concluídas, a Fox estava tão insatisfeita com o produto que foi considerado começar tudo do zero novamente. “Você poderia jogar o filme fora e começar de novo e ainda assim seria o filme X-Men mais barato até então”, um dos executivos afirmou.

É provável que o estúdio faria o que fosse possível para entregar um filme no mínimo mais coerente e que pudesse gerar algum interesse e retorno financeiro. No entanto, veio a fusão da Fox com a Disney, processo que durou quase 2 anos e impediu qualquer tipo de refilmagem. Como o próprio Boone afirmou anteriormente, não havia como retomar gravações do filme pois todos os protagonistas já estavam mais velhos do que no início da produção.

Desde que a Disney assumiu o controle dos projetos herdados da Fox, muito se foi discutido na mídia sobre a possibilidade de “Os Novos Mutantes” ser lançado direto no streaming, sendo o Hulu ou Disney Plus. No entanto, o filme estaria contratualmente obrigado a ser lançado primeiramente nos cinemas. Depois de tantos anos de marketing, com a obra já sendo considerada uma piada, o estúdio escolheu a data de estreia definitiva para 28 de agosto, mesmo em meio à pandemia, e a decisão parece mais ter o objetivo de se livrar deste “filme amaldiçoado” do que outra coisa.

“Os Novos Mutantes” ainda não possui nova data de estreia no Brasil. Mas com seu lançamento, acaba assim a era dos mutantes da Fox.

Saiba Mais: , ,

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas