Rio de Janeiro planeja reabertura dos cinemas para fim de agosto
A reabertura está prevista para 27 de agosto.
Segundo a CBN, os cinemas da cidade do Rio de Janeiro e parte do estado se preparam para reabrir em 27 de agosto. De acordo com a fonte, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado do Rio de Janeiro teria se reunido com o prefeito Marcelo Crivella, que autorizou a reabertura. O diretor do sindicado, Gilberto Leal, declarou que as exibidoras cariocas estão prontas para abrirem suas portas novamente:
“Nós estamos preparados e mantendo contato com a Prefeitura e o Governo do Estado, que já entenderam como estamos organizados para receber os clientes e eles se sentirem seguros. Assim, nós colocamos dia 27 como a data para a reabertura dessas salas de cinema no Rio.”
Embora o setor alegue que seguirá um protocolo sanitário que entre outras medidas assegura a higienização das salas a cada sessão e a prioridade para que a compra de ingressos ocorra pela internet, Raquel Stucchi, Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, garante que a medida é arriscada devido ao atual cenário de pandemia de COVID-19:
“Pensar em abrir cinemas e teatros, em um ambiente fechado, é algo que me parece de muito risco. São locais sem ventilação natural, o que me traz muita preocupação. A chance de transmissão ou surtos de transmissão em pessoas que frequentarem esses espaços é muito grande.”
A Secretaria Estadual de Cultura do Rio emitiu uma nota em que afirma estar seguindo o decreto publicado no Diário Oficial do Estado que estende a suspensão de atividades com presença de público até o dia 20 de agosto. A Secretaria Municipal de Cultura, por sua vez, comunicou que, a partir da fase 6 do Plano de Retomada da cidade do Rio, estarão liberando as atividades culturais em museus, cinemas, teatros, lonas e aquários.
>> [VÍDEO] Os cinemas vão começar a reabrir – como vai ser?
Saiba Mais: Cinema, Coronavírus, Rio de Janeiro