Avatar: A Lenda de Aang | Criadores da série animada não estão mais envolvidos em adaptação live-action da Netflix
Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko manifestaram sua tristeza pela decisão nas redes sociais.
A adaptação live-action da Netflix para “Avatar: A Lenda de Aang” enfrenta obstáculos significativos. Os criadores da aclamada animação original, Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, deixaram o projeto, no qual serviam como produtores executivos e showrunners. O próprio DiMartino compartilhou a informação em seu blog pessoal:
“Quando Bryan e eu nos juntamos ao projeto em 2018, fomos contratados como produtores executivos e showrunners. No anúncio conjunto da série, a Netflix se disse comprometida a honrar nossa visão para essa nova versão e nos apoiar ao criar a série. Infelizmente, as coisas não foram conforme esperamos. […] E quem sabe? A adaptação live-action de ‘Avatar’ da Netflix tem potencial para ser boa. Pode vir a ser uma série que muitos acabarão gostando. Mas o que posso afirmar com certeza é que qualquer que seja a versão que acabe na tela, não será o que Bryan e eu vislumbramos ou queríamos fazer.”
Bryan Konietzko também manifestou sua tristeza com a situação em post no Instagram:
“Quando a Netflix me trouxe ao projeto para comandar a série junto ao Michael, eles fizeram um anúncio bem público prometendo apoiar nossa visão. Infelizmente não houve o cumprimento dessa promessa. Apesar de eu ter trabalhado com algumas pessoas ótimas, tanto pelo lado da Netflix quanto pela nossa própria pequena equipe de desenvolvimento, a forma com que o projeto foi conduzido criou o que senti ser um ambiente negativo e sem apoio.”
Para os fãs da animação original, conduzida por Konietzko e DiMartino junto à Nickelodeon, dificuldades no andamento de projetos live-action não são novidades. Em 2010, o aclamado diretor M. Night Shyamalan dirigiu um longa metragem no formato, que não fez jus à obra original e acabou sendo um fracasso de público e crítica.
A Netflix ofereceu uma declaração (via THR):
“Nós temos completo respeito e admiração por Michael e Bryan e a história que eles criaram na série animada de Avatar. Mas embora eles tenham decidido deixar o projeto live-action, nós estamos confiantes no nosso time criativo e sua adaptação.”
Na trama da animação, o mundo está dividido em quatro nações elementares: as Tribos da Água do Norte e do Sul, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. O Avatar mantém o equilíbrio entre as nações, mas tudo mudou quando a Nação do Fogo invadiu as terras dos demais povos. Apenas o Avatar, mestre dos quatro elementos, pode detê-los. Entretanto, quando o mundo mais precisou dele, o Avatar desaparece. Cem anos depois, Katara e Sokka descobrem o paradeiro do Avatar, um menino dobrador de ar chamado Aang. Juntos, eles devem ajudar Aang a dominar os elementos e salvar o mundo.
A série live-action começou a ser produzida em 2018, mas outros detalhes sobre a produção, como elenco e data de estreia, ainda não foram divulgados.
Saiba Mais: Avatar: A Lenda de Aang, Bryan Konietzko, Michael Dante DiMartino, Netflix