Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Tenet | Filme tem menos efeitos visuais do que maioria das comédias românticas, diz Christopher Nolan

Em comparação, a produção conta com 300 tomadas de efeitos especiais contra os mais de 2.000 em "Vingadores: Ultimato".

Tenet | Filme tem menos efeitos visuais do que maioria das comédias românticas, diz Christopher Nolan>

Em entrevista à revista ICG Magazine, o diretor Christopher Nolan confirmou que o seu próximo filme, “Tenet“, conta com um número reduzido de efeitos especiais, sendo “provavelmente menor que a maioria das comédias românticas“:

“O lado visual do filme é enorme em escala, mas nossa contagem de tomadas com VFX é provavelmente menor que a maioria das comédias românticas.”

Jennifer Lame, editora do filme, estimou que o corte final de “Tenet” tem menos de 300 tomadas de efeitos visuais. Em comparação, “Vingadores: Ultimato” teve mais de 2.000. O número 300, no entanto, também é baixo para o próprio Nolan, uma vez que “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” teve 450; “Batman Begins” 620 e “A Origem” teve cerca de 500 imagens com efeitos especiais. Nolan explica como Andrew Jackson, supervisor de efeitos visuais, ajudou a reduzir este número:

“O supervisor de efeitos visuais Andrew Jackson foi responsável por criar nossa rede de segurança. Queríamos tudo na câmera, mas se isso não pudesse ser feito, quais opções existiam na pós-produção? Eu gosto de dizer que Andrew meio que se afastou do emprego porque ele nos ajudou a alcançar uma quantidade tão grande na prática. Ainda havia efeitos visuais muito complicados para a equipe, mas a experiência e o conhecimento de Andrew em efeitos no set nos beneficiaram enormemente.”

Nolan também conversou sobre sua colaboração contínua com o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema, com quem trabalhou junto em “Interestelar” e “Dunkirk“, rendendo inclusive uma indicação ao Oscar:

“A relação entre diretor e diretor de fotografia é pelo menos tão importante quanto a que eu estabeleço com um ator principal. Este é o terceiro filme que fiz com Hoyte, depois de trabalhar com Wally Pfister por muitos anos. Hoyte e eu desenvolvemos um diálogo muito produtivo de forma criativa – algumas vezes faladas, outras instintivas, como músicos harmonizando juntos. O grau de sensibilidade artística de Hoyte, junto com um cérebro que me permite vê-lo como engenheiro e artista, combina o puramente criativo com o implacável pragmático. Os melhores diretores de fotografia ajudam a encontrar um equilíbrio de narrativa entre exploração criativa e execução prática.”

Na mesma entrevista, Hoytema revelou que em “Tenet”, a equipe de câmeras trabalhou com IMAX e buscou novas lentes que funcionassem em situações de pouca luz:

“O IMAX tem sido usado principalmente para espetáculos, para o épico. Mas acho que o espetáculo vem mais do que apenas amplitude; tem que ser equilibrado pela intimidade. Era importante em ‘Tenet’ poder acompanhar os desenvolvimentos sutis que acontecem com os personagens principais. Querendo explorar como o IMAX poderia melhorar os momentos tranquilos, percebemos que a câmera estava mais próxima dos assuntos do que era possível antes.”

Em “Tenet”, John David Washington é o novo Protagonista. Armado apenas com uma palavra – Tenet – e lutando pela sobrevivência do mundo inteiro, o Protagonista entra em um jornada através de um mundo de espionagem internacional em uma missão que se desenrolará em algo além do tempo real.

O elenco conta ainda com Robert Pattinson, Kenneth Branagh, Elizabeth Debicki, Aaron Taylor-Johnson, Himesh Patel, Michael Caine, Dimple Kapadia e Clémence Poésy. Nolan é responsável pela direção e roteiro do filme, além de dividir a produção com Emma Thomas (“Dunkirk”).

Ludwig Göranssson, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora por “Pantera Negra”, será o compositor do longa, marcando a primeira vez em mais de 10 anos que Hans Zimmer, da trilogia Batman, “A Origem”“Interesterlar”, e “Dunkirk”, não trabalhará com Nolan.

“Tenet” estreia dia 10 de setembro no Brasil. O filme também teve sua estreia confirmada para 4 de setembro na China, estreando um dia antes nos Estados Unidos.

Saiba Mais: ,

Vinícius de Santi
@viniciusdesanti

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas