Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 12 de junho de 2020

Academia anuncia que a partir do Oscar 2022 categoria de Melhor Filme terá número fixo de 10 indicados

Desde 2010, membros podiam eleger de 5 a 10 filmes, mas número sempre foi flutuante.

Academia anuncia que a partir do Oscar 2022 categoria de Melhor Filme terá número fixo de 10 indicados>

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a nova fase de sua iniciativa de inclusão e equidade, chamada de Academy Aperture 2025. O órgão responsável pela cerimônia do Oscar pretende avançar os esforços para promover um cenário inclusivo na indústria do entretenimento, tanto por meio de seus membros, quanto em relação aos filmes elegíveis para a premiação. Uma das medidas anunciadas é a de que, a partir de 2022, a categoria de Melhor Filme terá número de indicados fixo em 10. Desde 2010, a Academia podia eleger de 5 a 10 filmes para o prêmio principal, o que causava um número flutuante de indicados a cada ano, e por vezes deixava obras merecedoras da indicação de fora.

A partir do Oscar 2022, a Academia também irá implementar uma exibição trimestral através do Academy Screening Room, o streaming do órgão, de forma que os membros possam assistir a filmes lançados ao longo de todo ano, aumentando assim a exposição de cada obra elegível para a premiação, e garantindo que todos possam ser assistidos pelos votantes.

Além disso, para garantir uma representação mais diversa nos indicados, a Academia, em colaboração com o Sindicato de Produtores (PGA), irá criar uma força tarefa de líderes da indústria para desenvolver e implementar padrões de representação e inclusão para a elegibilidade do Oscar, a partir de 31 de julho de 2020. A medida não irá afetar os filmes considerados para o Oscar 2021.

O anúncio vem dois dias depois da eleição do Comitê de Governadores da Academia, que elegeu Ava DuVernay como representante dos Diretores, e reelegeu Whoopi Goldberg como representante dos Atores. A eleição deste ano garantiu um recorde de representatividade para a Academia, que conta agora com 26 mulheres como governadores, e 12 pessoas não brancas.

A 93ª edição do Oscar aconteceria em 28 de fevereiro de 2021, no entanto, devido à instabilidade da indústria causada pela pandemia do coronavírus, não é certo se a data será mantida. A Academia já implementou novas regras temporárias de elegibilidade para a próxima edição, e informações indicam que a premiação pode ser adiada. No entanto, o órgão ainda não confirmou o adiamento.

Saiba Mais:

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas