Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 20 de maio de 2020

Charles Lippincott, mente por trás do marketing de Star Wars na década de 1970, morre aos 80 anos

Com "Star Wars", Lippincott revolucionou a forma com que filmes são divulgados.

Charles Lippincott, mente por trás do marketing de Star Wars na década de 1970, morre aos 80 anos>

O publicitário Charles Lippincott faleceu na última terça-feira (19) vítima de um ataque cardíaco (via THR). Ele foi o responsável pelas campanhas que tornaram o primeiro “Star Wars” no fenômeno de marketing e sucesso entre os fãs em 1977.

George Lucas, criador da franquia, lamentou a morte do colega:

“Charley foi um dos pilares dos filmes e do fenômeno de ‘Star Wars’. Ele inaugurou de verdade o conceito de licenciar filmes em um momento em que a única outra companhia fazendo isso era a Disney. Foi Charley que disse inicialmente que ‘podemos fazer isso funcionar’ e foi a primeira pessoa a desenvolver o licenciamento de ‘Star Wars’ e lidar diretamente com os fãs. Ele tinha insights em marketing e relações públicas sem igual.”

Lippincott também idealizou as campanhas para outros filmes de sucesso, como “Westworld” (1973), “Alien – O Oitavo Passageiro” (1979) e “Flash Gordon” (1980). Mas foi com “Star Wars” que ele revolucionou a forma com que filmes são divulgados, firmando parcerias com a Marvel para criar uma série de quadrinhos antes do lançamento filme para torná-lo conhecido e levando “Star Wars” à San Diego Comic-Con em 1976, que à época era uma convenção voltada para um nicho reduzido. Ele ainda pressionou a Fox a licenciar todos os personagens do filme, ajudando a tornar a franquia o sucesso financeiro que foi.

Ele deixa sua esposa, Bumpy Lippincott.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas