Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 14 de maio de 2020

Da 5 Bloods | Filme de Spike Lee tem primeiras imagens divulgadas

Produção abordará o patriotismo e a bravura dos soldados afro-americanos.

Foram divulgadas pela Vanity Fair, nesta quinta-feira (14), as primeiras imagens oficiais de “Da 5 Bloods“, novo filme da Netflix comandada pelo diretor Spike Lee (“Infiltrado na Klan”). Veja abaixo:

Em entrevista, Lee aborda sobre o patriotismo presente no filme e a bravura dos soldados afro-americanos:

“Deixe-me contar uma história. As Forças Armadas dos Estados Unidos quase se separaram quando soldados negros souberam que o Dr. King [Martin Luther King Jr.] foi assassinado. Os soldados negros estavam se preparando para partir do Vietnã. Sempre acreditamos neste país. É por isso que lutamos por este país, mesmo sabendo que éramos escravos, na Guerra Civil. Essa é a razão pela qual mostro Milton Olive III, 18 anos, o primeiro afro-americano a receber a Medalha de Honra no Vietnã. É por isso que mostro Crispus Attucks, o primeiro americano, não apenas um negro, o primeiro americano a morrer pelos Estados Unidos na Guerra Revolucionária, durante o Massacre de Boston.”

O cineasta também revela que a reunião dos personagens no filme tem um objetivo além de apenas relembrar os velhos tempos difíceis. Os homens estão se reunindo pelo líder do esquadrão, que não teve a chance de envelhecer e ainda está enterrado em um dos vales da selva. Os veteranos querem que ele receba um enterro adequado nos Estados Unidos. No entanto, há algo a mais enterrado perto de seu antigo líder: barras de ouro perdidas há muito tempo pela CIA na zona de guerra. Com uma trama próxima do que também foi explorada em outras produções, como “O Tesouro de Sierra Madre“, Lee afirma que não tinha como objetivo desrespeitar nenhum filme sobre o Vietnã:

“Sempre homenageei os filmes que amo em meus próprios filmes. Eu quero registrar isso. Não estou desrespeitando nenhum filme do Vietnã que tenha sido feito, exceto, talvez, ‘Os Boinas-Verdes’ com John Wayne, que não é um herói meu.”

Lee também revela que, em 2017, seu coprodutor Lloyd Levin, trouxe o roteiro para Kevin Willmott (“Infiltrado na Klan”) e ele. No entanto, mudanças precisaram ser feitas:

“Queríamos fazer isso, mas queríamos fazer mudanças. Queríamos fazer a história sobre os veteranos afro-americanos do Vietnã. Queríamos incluir a música de um dos melhores álbuns de todos os tempos, na minha opinião: What’s Going On de Marvin Gaye. Seu irmão, Frankie, fez três turnês no Vietnã. Ele era um operador de rádio e escrevia para Marvin o tempo todo, para que o irmão recebesse um relato em primeira mão sobre os horrores da guerra. Essas cartas foram realmente o ímpeto de um dos melhores álbuns de todos os tempos, então eu queria incluir as músicas de Marvin.”

O filme seguirá quatro veteranos afro-americanos – Paul, Otis, Eddie e Melvin – que retornam ao Vietnã para procurar pelos restos mortais do líder de seu esquadrão e uma promessa de tesouro enterrado. Eles irão enfrentar forças humanas e naturais enquanto são confrontados pelas ruínas restantes da imoralidade da Guerra do Vietnã.

O elenco é composto por Chadwick Boseman, Delroy Lindo, Clarke Peters, Norm Lewis, Isiah Whitlock Jr., Paul Walter Hauser, Jonathan Majors, Jean Reno, Mélanie Thierry, Jasper Pääkkönen e Giancarlo Esposito.

O roteiro foi escrito por Lee e Willmott, baseado em um texto original de Danny Bilson e Paul de Meo (ambos de “Rocketeer”). O estreante Matthew Billingsly também auxiliou no roteiro.

“Da 5 Bloods” chega à Netflix em 12 de junho.

Saiba Mais: , ,

Vinícius de Santi
@viniciusdesanti

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas