Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 17 de abril de 2020

Allen Daviau, diretor de fotografia de E.T., morre aos 77 anos por complicações de coronavírus

Daviau foi indicado cinco vezes ao Oscar, três delas por filmes dirigidos por Steven Spielberg.

Allen Daviau, diretor de fotografia de E.T., morre aos 77 anos por complicações de coronavírus>

O THR noticiou que Allen Daviau, diretor de fotografia em filmes como “E.T.: O Extraterrestre”“A Cor Púrpura”, faleceu nesta quarta-feira, 15 de abril, em decorrência de complicações de uma infecção por coronavírus (COVID-19). Ele tinha 77 anos.

Daviau vivia no Motion Picture & Television Country House, uma espécie de casa de repouso em Los Angeles, para onde alguns artistas do ramo se mudam em sua velhice. Ele havia se submetido a uma cirurgia em 2012 que o deixou confinado a uma cadeira de rodas. Daviau é o quarto residente da Country House a falecer por conta do coronavírus.

O trabalho de Allen Daviau foi agraciado cinco vezes com indicações ao Oscar de Direção de Fotografia: “E.T.: O Extraterrestre”, em 1983; “A Cor Púrpura”, em 1986; “Império do Sol”, em 1988; “Avalon”, em 1991; e “Bugsy”, em 1992. Os três primeiros foram dirigidos por Steven Spielberg. Os dois últimos, por Barry Levinson.

Daviau conhecia Spielberg desde 1967 e cuidou da fotografia de dois dos seus primeiros curtas. Os dois trabalharam juntos em diversos filmes e programas para TV até o final dos anos 80. Então, Daviau teve duas colaborações com Barry Levinson, e as duas receberam indicações da Academia. O último filme com fotografia de Daviau foi “Van Helsing”, de 2004.

Pelo conjunto de sua obra, Daviau recebeu prêmios do Art Directors Guild em 1997, e da American Society of Cinematographers em 2007.

Steven Spielberg postou em sua conta no Twitter uma homenagem a Daviau:

“Allen e eu demos início às nossas carreiras lado a lado com o curta ‘Amblin’. Allen era um artista maravilhoso, mas sua cordialidade e humanidade eram tão poderosas quanto suas lentes. Ele tinha um talento singular e era um grande ser humano.”

Saiba Mais:

Rafael Monteiro de Castro
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas